Aumenta número de mortes no trânsito na região; Monte Mor lidera em vítimas fatais
Segundo o portal Infosiga do Departamento Estadual de
Trânsito de São Paulo, o total de óbitos registrados nos cinco municípios de
abrangência saltou de 45 para 52 nos oito meses de 2024
Beto Silva | Tribuna Liberal
As cidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia
e Sumaré registraram um aumento de 15,6% nas mortes no trânsito de janeiro a
agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo dados do
Infosiga-SP, portal do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São
Paulo), que monitora acidentes em todo o Estado, o total de vítimas fatais
subiu de 45 para 52 nos oito meses de 2024.
Monte Mor foi a cidade que mais contribuiu para essa alta. O
município viu o número de óbitos aumentar expressivamente, passando de uma
morte no ano passado para nove no mesmo período deste ano, um crescimento de
oito vezes. Esse aumento coloca a cidade em alerta, visto que as vias locais
não costumam registrar tantas fatalidades.
Hortolândia, uma das maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), também apresentou alta nas mortes no trânsito, com um crescimento de 27,3%. No ano passado, a cidade contabilizou 11 vítimas fatais, enquanto em 2024 esse número subiu para 14. Esse cenário reforça a necessidade de medidas mais rígidas para garantir a segurança nas ruas e rodovias que cortam o município.
PAULÍNIA E SUMARÉ: VARIAÇÕES OPOSTAS
Paulínia manteve o mesmo número de óbitos, com sete mortes
registradas tanto em 2023 como em 2024. Apesar de não ter registrado aumento, a
cidade continua com uma média preocupante de acidentes fatais.
Sumaré, por sua vez, foi a única cidade da região a apresentar
queda no número de vítimas fatais. No ano passado, a cidade teve 26 mortes no
trânsito, enquanto em 2024 esse número caiu para 21, uma redução de 19,2%.
Embora a queda seja um dado positivo, o município segue liderando em números
absolutos, representando quase metade dos óbitos registrados na região.
Nova Odessa, que não teve mortes no trânsito em 2023,
registrou uma vítima fatal nos primeiros oito meses de 2024. Embora o número
seja menor em comparação com as outras cidades, o registro de uma morte após um
ano sem fatalidades serve como alerta para as autoridades locais, que precisam
atuar preventivamente para evitar novos acidentes graves.
DESAFIO
O aumento das mortes no trânsito na RMC levanta questões
sobre a eficácia das políticas de segurança viária e o cumprimento das
legislações de trânsito, principalmente em Monte Mor e Hortolândia, onde o
aumento foi mais significativo. A urbanização rápida, o crescimento da frota de
veículos e o comportamento imprudente de motoristas e pedestres são fatores que
exigem a adoção de medidas preventivas e educativas.
A implementação de campanhas de conscientização, aumento da
fiscalização e melhorias na infraestrutura viária são estratégias que as
prefeituras dessas cidades podem adotar para reverter esse cenário. Além disso,
o investimento em programas voltados para a segurança de motoristas, ciclistas
e pedestres torna-se fundamental para preservar vidas e reduzir os acidentes.
Os dados do Infosiga-SP são um alerta para que as
autoridades municipais e estaduais reforcem a fiscalização e intensifiquem
ações de educação no trânsito.
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