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Comportamento imprudente de motoristas e pedestres contribuem para alta de mortes no trânsito

Aumenta número de mortes no trânsito na região; Monte Mor lidera em vítimas fatais

Segundo o portal Infosiga do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o total de óbitos registrados nos cinco municípios de abrangência saltou de 45 para 52 nos oito meses de 2024

Beto Silva | Tribuna Liberal

As cidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré registraram um aumento de 15,6% nas mortes no trânsito de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo dados do Infosiga-SP, portal do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), que monitora acidentes em todo o Estado, o total de vítimas fatais subiu de 45 para 52 nos oito meses de 2024.

Monte Mor foi a cidade que mais contribuiu para essa alta. O município viu o número de óbitos aumentar expressivamente, passando de uma morte no ano passado para nove no mesmo período deste ano, um crescimento de oito vezes. Esse aumento coloca a cidade em alerta, visto que as vias locais não costumam registrar tantas fatalidades.

Hortolândia, uma das maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), também apresentou alta nas mortes no trânsito, com um crescimento de 27,3%. No ano passado, a cidade contabilizou 11 vítimas fatais, enquanto em 2024 esse número subiu para 14. Esse cenário reforça a necessidade de medidas mais rígidas para garantir a segurança nas ruas e rodovias que cortam o município.

PAULÍNIA E SUMARÉ: VARIAÇÕES OPOSTAS

Paulínia manteve o mesmo número de óbitos, com sete mortes registradas tanto em 2023 como em 2024. Apesar de não ter registrado aumento, a cidade continua com uma média preocupante de acidentes fatais.

Sumaré, por sua vez, foi a única cidade da região a apresentar queda no número de vítimas fatais. No ano passado, a cidade teve 26 mortes no trânsito, enquanto em 2024 esse número caiu para 21, uma redução de 19,2%. Embora a queda seja um dado positivo, o município segue liderando em números absolutos, representando quase metade dos óbitos registrados na região.

Nova Odessa, que não teve mortes no trânsito em 2023, registrou uma vítima fatal nos primeiros oito meses de 2024. Embora o número seja menor em comparação com as outras cidades, o registro de uma morte após um ano sem fatalidades serve como alerta para as autoridades locais, que precisam atuar preventivamente para evitar novos acidentes graves.

DESAFIO

O aumento das mortes no trânsito na RMC levanta questões sobre a eficácia das políticas de segurança viária e o cumprimento das legislações de trânsito, principalmente em Monte Mor e Hortolândia, onde o aumento foi mais significativo. A urbanização rápida, o crescimento da frota de veículos e o comportamento imprudente de motoristas e pedestres são fatores que exigem a adoção de medidas preventivas e educativas.

A implementação de campanhas de conscientização, aumento da fiscalização e melhorias na infraestrutura viária são estratégias que as prefeituras dessas cidades podem adotar para reverter esse cenário. Além disso, o investimento em programas voltados para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres torna-se fundamental para preservar vidas e reduzir os acidentes.

Os dados do Infosiga-SP são um alerta para que as autoridades municipais e estaduais reforcem a fiscalização e intensifiquem ações de educação no trânsito.

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