Geral
Meta da Prefeitura é contratar novos servidores para segurança e repor vagas de aposentadorias

Aprovados começam etapa final de concurso da GM de Hortolândia

Candidatos aptos participam de formação em academia de Santa Bárbara D’Oeste e somente após o treinamento poderão atuar na segurança pública do município

Da Redação | Tribuna Liberal

12/03/2024

Candidatos aprovados na primeira etapa do concurso para GM (Guarda Municipal) de Hortolândia, promovido pela Prefeitura, participam de cursos preparatórios na Academia de Formação da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, referência na região, nesta área. Segundo a Secretaria de Segurança de Hortolândia, a formação marca o início da segunda etapa do certame. Somente após isso, os aprovados poderão atuar na segurança pública do município. A previsão é que os novos GMs ingressem nas forças de segurança em maio deste ano.

A Administração Municipal abriu concurso, em 2023, para preencher 40 vagas para GMs, na categoria Especialidade 4ª Classe. Os participantes fizeram prova objetiva de conhecimentos teóricos e também o TAF (Teste de Aptidão Física), exames de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social. Os considerados aptos avançam agora para a etapa atual.

Os temas enfocados na formação seguem os eixos da Matriz Curricular Nacional de Formação das Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Os novos GMs terão mais de 500h/a, estudando sobre “O papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada em Segurança Urbana”, “Técnicas e Procedimentos da Guarda Municipal”, “Conhecimento do Espaço Urbano local”, “Cultura e Conhecimentos Jurídicos”, “Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos”, “Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador” e “Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública”.

A meta da Prefeitura é contratar estes novos servidores para reforçar as forças de segurança e repor as vagas geradas pela aposentadoria de GMs. Segundo a Secretaria de Segurança, os que estiverem aptos no curso de preparação serão efetivados como guardas municipais e ingressarão na Corporação, ainda em estágio, mas aptos a seguir a rotina diária da Guarda Municipal. Até lá, os participantes receberão Bolsa Formação de R$ 1.965,89, segundo dados do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração.

“Hoje iniciou a segunda fase do Concurso Público para Guarda Municipal de Hortolândia, compromisso do Governo do nosso prefeito Zezé Gomes. O curso será ministrado na Academia de Formação da Guarda Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, que é referência por sua expertise em formação. Teremos profissionais extremamente capacitados para que possam atender a população hortolandense com excelência”, afirmou o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold.

A contratação de novos GMs faz parte do pacote de ações em realização pela Prefeitura para reforçar a segurança em Hortolândia. Em fevereiro passado, começaram a ser instalados, em diversos bairros, 15 totens inteligentes, com câmeras acopladas com giro em 360 graus e botão de pânico que pode ser acionado pelo cidadão e, instantaneamente, chega até a Central de Operações da Guarda Municipal a informação do local da ocorrência. Também foram entregues 11 novas viaturas da Guarda Municipal, da marca Hyundai Creta, modelo 2023/2024.

Além do aumento do efetivo da Guarda Municipal e de novas viaturas, foram adotadas outras medidas no âmbito da Segurança Pública no município. Troca de toda a iluminação pública por lâmpadas LED, o que aumenta a luminosidade, garantindo maior segurança para motoristas e pedestres, instalação de câmeras de monitoramento inteligente integradas à nova Central, uma das mais modernas do Brasil.

Portais que, em breve, terão o número ampliado com a construção de outras unidades (Corredor Metropolitano e região do Parque Perón), compra de armamentos de grosso calibre, implantação do canil da guarda, entre outras ações em benefício da segurança.

Todo o conjunto de ações que reforça a segurança na cidade faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos. 

Deixe um comentário