Aos 15 anos, Consimares destaca avanços na gestão integrada de resíduos
Consórcio público da RMC entra na adolescência com projetos
grandiosos para reciclagem e destinação correta do ‘lixo’ urbano, dentre eles,
a Central de Tratamento, uma obra de saneamento que vai gerar energia elétrica
Beth Soares | Tribuna Liberal
O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) comemora 15 anos de fundação com avanços importantes na gestão integrada para destinação correta dos resíduos sólidos. Esse adolescente, com projetos grandiosos e responsabilidades de adulto, ajuda sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) a fazer a gestão e o manejo eficiente de quase 700 toneladas diárias de resíduos produzidas no território de 1 milhão de habitantes. Para celebrar a data, o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni, reuniu prefeitos consorciados, gestores e técnicos na sede do Consórcio, na última segunda-feira (22/01).
Os principais desafios, agora, são a expansão da coleta seletiva nos municípios consorciados e a implantação da Central de Tratamento de Resíduos Consimares, uma obra de saneamento que vai gerar energia elétrica por meio da recuperação de resíduos não recicláveis, afirma Baroni. Recentemente, o projeto recebeu, da União Europeia, a certificação internacional de baixa emissão de carbono e de fomento à economia circular, por seguir os padrões de sustentabilidade mais eficientes do mundo. O empreendimento também conquistou o apoio do governo federal para sua viabilização.
“Em 2009, um grupo de prefeitos plantou uma semente de sonho em busca de soluções para o descarte correto de resíduos como alternativa aos aterros sanitários. Essa semente foi cultivada, criou raízes, folhas, flores e estamos colhendo muitos frutos. Hoje, o Consimares completa 15 anos de fundação prestes a implantar uma nova tecnologia para o descarte final do lixo, com valorização dos profissionais da reciclagem, capaz de transformar materiais não-reaproveitáveis em energia elétrica. Esse avanço só foi possível graças à união de todos os prefeitos que fizeram e fazem parte desse grande projeto de cuidado com o lixo, respeito ao meio ambiente e preservação da vida. Gratidão por fazer parte dessa história”, comentou o presidente do Consimares.
Para auxiliar os municípios consorciados a ampliarem a coleta seletiva, o Consórcio selou uma parceria com o projeto Ambipar Viraser para fomentar a formação de cooperativas de reciclagem, com gestão profissional. De acordo com o superintendente do Consórcio, Mimo Ravagnani, a meta é criar uma rede de 16 cooperativas.
“A união dos municípios é muito importante nesse projeto que, além de facilitar a implantação da coleta seletiva nos municípios, incentiva a geração de trabalho e renda de forma digna aos profissionais da reciclagem, uma exigência do Planares – Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Avançamos muito na gestão dos resíduos sólidos nesses 15 anos, mas precisamos avançar ainda mais, e rápido, para implantar essa rede de cooperativas até 2032. Essa é uma grande tarefa dos municípios”, observa Ravagnani.
A formação de uma rede de cooperativas de reciclagem e a implantação da Central de Tratamento de Resíduos fazem parte do Programa Recicla Junto Consimares, lançado no ano passado, que engloba as ações prioritárias do Consórcio para a gestão eficiente dos resíduos sólidos. O programa inclui, também, o projeto de compostagem de resíduos orgânicos e a Usina Móvel para reaproveitamento de RCC (Resíduos da Construção Civil).
TRANSPARÊNCIA
Além dos avanços nos projetos para destinação correta de resíduos na região, o Consimares chega aos 15 anos com atuação exemplar também na gestão financeira do Consórcio. “Nunca tivemos uma conta reprovada pelo Tribunal de Contas, desde a fundação do Consimares, 14 anos atrás. A gente segue as normas do Tribunal de Contas e somos obedientes à Lei de Responsabilidade Fiscal, com total respeito ao dinheiro público. Nossos trabalhos e ações são bem gerenciados e contam com um conselho atuante, que fiscaliza tudo, e exerce um papel relevante para garantir transparência em todo o processo”, observa o economista Fabio Orsi, secretário executivo do Consimares.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO CONSTRUÍDA A MUITAS MÃOS
Fundado no dia 22 de janeiro de 2009, o Consimares foi criado a partir da preocupação dos municípios com a destinação final dos resíduos sólidos e a necessidade de uma nova tecnologia para o tratamento e recuperação de lixo, hoje levado para os aterros sanitários.
O ex-prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini - morto pela Covid-19 em abril de 2021 -, ajudou a fundar o Consimares ao lado dos então prefeitos Antonio Bacchim (Sumaré); Diego De Nadai (Americana); Mário Heins (Santa Bárbara d, Oeste), Manoel Sanmartin (Nova Odessa) e Rodrigo Maia (Monte Mor).
A missão do Consórcio, referência no Brasil, é produzir normas e arranjos administrativos para o desenvolvimento das suas atividades, com destaque para a inclusão socioeconômica e ambiental dos catadores de materiais recicláveis.
No decorrer desses 15 anos, o Consimares tornou-se um importante instrumento de apoio e orientação para os municípios. Com respaldo das leis e metas que norteiam o Planares (Plano Nacional de Resíduos Sólidos), o Consórcio criou o próprio Plano Integrado de Gestão de Resíduos que orienta e estabelece ações a curto, médio e longo prazos para os municípios fazerem a destinação correta dos resíduos, implantarem a coleta seletiva e deixar de despejar materiais recicláveis nos aterros sanitários.
Atualmente, o Consórcio tem como presidente o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni. A mesa diretora é composta pelo prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (vice-presidente), Vitor Hugo Riccomini, prefeito de Capivari (tesoureiro geral), Edivaldo Brischi, prefeito de Monte Mor (tesoureiro adjunto), Rafael Piovezan, prefeito de Santa Bárbara d´Oeste (secretário geral), Claudio José Schooder, prefeito de Nova Odessa (secretário adjunto).
PREFEITOS RECONHECEM IMPORTÂNCIA DO CONSÓRCIO PARA CUIDAR DO ‘LIXO’
“Quinze ano de Consimares, um consórcio que é exemplo para o Brasil. Graças a Deus nós temos um grande presidente, o Mauricio Baroni, prefeitos, vereadores...que compõem esse consórcio tão importante não só para a nossa região, não só para as nossas cidades, mas um exemplo para o mundo. Parabéns ao Maurício e toda a sua equipe. Deus abençoe. Que essa seja uma singela comemoração de muitas que ainda virão”.
Luiz Dalben, prefeito de Sumaré e vice-presidente do Consimares
“A gestão de resíduos sólidos sempre foi um tema fundamental para o desenvolvimento de Capivari. Bruno (nosso vice-prefeito) e eu constantemente alinhamos estratégias e alternativas para que essa questão tenha a solução mais viável para garantir sempre o bem-estar da população e, certamente, vamos seguir abordando esse assunto”.
Vitor Hugo Riccomini, prefeito de Capivari
“Dividir as dores e, juntos, usufruir o poder da cura. É assim que vejo a importância da atuação do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejos de Resíduos Sólidos) diante das demandas ocasionadas pelo desafio da destinação correta do lixo nessas sete cidades da nossa região. Em 15 anos de atuação, nos tornamos referência nacional, quando o assunto é manejo de resíduos sólidos. A cada dia, percebemos que, ao darmos as mãos, os problemas se apequenam e nossa região se agiganta em qualidade de vida e cuidado para com as pessoas e com o meio ambiente. Vida longa ao nosso Consimares”.
José Nazareno Zezé Gomes, prefeito de Hortolândia
“A gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos do Consimares amplia os benefícios e as melhorias para o meio ambiente e para a população. E eu, como prefeito de Monte Mor, entendo e acredito que os esforços em conjunto ampliam a força da cadeia de reciclagem, bem como no emprego de uma conduta humanizada e sustentável em toda a região. Contribui, também, para o fomento da economia verde nos municípios. Parabéns ao Consimares pela trajetória de realizações e a todos os envolvidos neste caminho de esforço em busca de melhorias e avanços na questão dos resíduos sólidos e meio ambiente”.
Edivaldo Brischi, prefeito de Monte Mor
“Eu era vereador quando o Consimares foi criado, ainda na gestão do ex-prefeito Manoel Samartin, um consórcio pioneiro em uma área que sempre defendi, que é o Meio Ambiente e o Saneamento Básico. É gratificante ver que o Consimares, em 15 anos de existência, ganhou novas cidades, desenvolveu projetos e parcerias importantes, estudos que as prefeituras utilizam em seu planejamento e reconhecimento nacional e internacional. Isso é fruto do trabalho que o consórcio desenvolve junto a sete cidades. Fico muito feliz porque a usina vai ser construída em Nova Odessa, e quem diria, 30 anos atrás, que uma usina transformaria o lixo doméstico em energia, e hoje nós vemos esse trabalho em desenvolvimento”,
Cláudio José Schooder, o Leitinho, prefeito de Nova Odessa
“Nesses 15 anos, o Consimares tem desenvolvido papel importante na região na busca de projetos e recursos para o descarte correto dos resíduos sólidos, contribuindo para preservação do meio ambiente. Parabenizo toda a equipe e os prefeitos das cidades que fazem parte deste projeto”.
Rafael Piovezan, prefeito de Santa Bárbara d´Oeste
Deixe um comentário