Agosto Lilás promove panfletagem e aborda 3 mil pessoas no Jd. Amanda
Da Redação | Tribuna Liberal
O Departamento da Mulher, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, realizou, neste domingo (20), uma panfletagem na avenida Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda. Durante a ação, que compõe o calendário de atividades da campanha “Agosto Lilás”, a equipe do Departamento da Mulher distribuiu panfletos e exibiu cartazes a pedestres e motoristas que passaram pela feira livre organizada no bairro. Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Amanda também participaram da atividade. A campanha “Agosto Lilás” tem por objetivo conscientizar, prevenir e combater a violência contra a mulher.
Em alusão à lei federal Maria da Penha, que estipula punições a atos de violência doméstica contra a mulher, a ação de domingo teve início pela manhã, com a abertura da feira livre organizada semanalmente no bairro. Sob o mote “Maria da Penha vai à feira”, a equipe do Departamento da Mulher distribuiu panfletos informativos, abordou o público e ouviu depoimentos de mulheres que passaram pelo local. Dos cartazes com a mensagem “Hortolândia pelo fim da violência contra a mulher”, escrita em letras garrafais, aos panfletos informativos sobre a rede municipal de apoio e acolhimentos às mulheres, o órgão estima ter abordado 3 mil pessoas.
Para a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, a ação está alinhada com o objetivo do órgão em repercutir a campanha “Agosto Lilás” em vários espaços públicos da cidade. “Quando realizamos esse tipo de ação nas vias públicas, buscamos atingir aquele público que, muitas das vezes, não tem acesso às informações, que está ocupado durante a semana com o trabalho. Além de atingir um público diversificado, esse tipo de ação, quando realizada em uma feira livre como a do Jardim Amanda, ganha outra proporção, já que muitos desses feirantes circulam em várias cidades, atuando como multiplicadores da mensagem que queremos passar. Com essa panfletagem, buscamos sensibilizar os feirantes e a comunidade local sobre as políticas de proteção e os meios de efetivar as denúncias. Por isso, distribuímos panfletos com telefones da rede de apoio às mulheres”, completa Josefa, ao mencionar outras ações, entre palestras e rodas de conversas, realizadas em unidades de saúde, escolas e outros espaços públicos da cidade desde o início do mês.
Por meio das 70 ações programadas para a campanha “Agosto Lilás”, o Departamento da Mulher espera alcançar e sensibilizar no município, cerca de 10 mil pessoas até o final do mês. Em visitas a escolas e unidades de saúde, o órgão já realizou rodas de conversa.
Deixe um comentário