Geral
Perigo: reportagem flagrou pedestre e motoboy se arriscando às margens da linha férrea, em Hortolândia

Acidentes ferroviários triplicam na região em 2024, aponta ANTT

Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres, detalhados a pedido do Tribuna Liberal, revelam que atropelamentos cresceram nos trilhos em Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia; concessionária afirma que faz inspeções regulares e que atua na sinalização das áreas na região

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Os atropelamentos ferroviários triplicaram nas cidades de Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia em 2024, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizado a pedido do Tribuna Liberal. O número de ocorrências saltou de três em 2023 para nove em 2024, representando um aumento de 200%. Entre os casos registrados no último ano, Sumaré concentrou mais da metade dos acidentes, com cinco ocorrências, enquanto Nova Odessa e Hortolândia registraram dois cada. Em 2023, houve um acidente em cada uma das três cidades.

Um dos casos mais graves ocorreu em setembro de 2024, no Centro de Sumaré, onde um homem foi atropelado por um trem ao tentar atravessar a linha férrea. O impacto foi severo e resultou na amputação das pernas da vítima. Outro acidente aconteceu em janeiro deste ano, quando um carro foi atingido por um trem na passagem de nível do bairro Vila Real, em Hortolândia. Segundo informações da prefeitura, o motorista desrespeitou a sinalização de segurança e tentou cruzar a ferrovia enquanto o trem se aproximava.

Em Nova Odessa, em abril do ano passado, os bombeiros resgataram um homem que foi atropelado pelo trem, no trecho da linha férrea às margens da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini. A vítima estava alcoolizada e andava pelos trilhos quando foi atropelada. Ao ser atingido, o homem ficou caído e teve escoriações nos membros superiores e um trauma na cabeça.

Em meio ao aumento de acidentes, a ANTT informou que fiscaliza a malha ferroviária, concentrando esforços na segurança das passagens de nível. A agência informou que realiza avaliações constantes das condições da via, visibilidade e sinalização, além de conduzir estudos técnicos para identificar pontos críticos e implementar melhorias. Em conjunto com as concessionárias, disse que promove campanhas educativas para alertar a população sobre os riscos e medidas preventivas.

A Rumo Logística, concessionária responsável pela operação ferroviária na região, destacou que realiza inspeções regulares nas passagens de nível para garantir a sinalização adequada. A empresa ressaltou que esse trabalho é feito em parceria com as administrações municipais, responsáveis pelas sinalizações viárias voltadas para pedestres e motoristas. Como medidas preventivas, a Rumo orienta motoristas a sempre pararem antes de cruzar os trilhos, observarem a sinalização visual e sonora e respeitarem a legislação de trânsito, que considera a travessia sem parar uma infração gravíssima. Para os pedestres, a recomendação é manter distância segura dos trens, evitar caminhar sobre os trilhos e jamais pegar carona ou praticar surfe ferroviário, práticas ilegais e perigosas.

SUMARÉ INAUGUROU VIADUTO DO JARDIM PRIMAVERA EM SETEMBRO  

A Prefeitura de Sumaré e a Rumo Logística inauguraram em setembro do ano passado o viaduto no cruzamento da Rua Luiz Vaz de Camões com a Avenida Júlia Vasconcelos Bufarah, no Jardim Primavera. A obra teve início em outubro de 2023, estava prevista para ser concluída em 12 meses e foi finalizada um mês antes do prazo. A entrega da obra teve a participação do ex-prefeito Luiz Dalben (PSD) e do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania).

Com um investimento total de R$ 29 milhões e a geração de 120 empregos diretos e indiretos, o viaduto tem 120 metros de extensão, somados aos 240 metros dos aterros, resultando em uma estrutura total de aproximadamente 360 metros. O dispositivo foi projetado para melhorar a segurança de motoristas e pedestres, além de aumentar a eficiência das operações ferroviárias da Rumo.

Estrutura foi entregue ano passado com objetivo de aumentar segurança viária

A obra faz parte das contrapartidas da prorrogação antecipada da concessão da Malha Paulista, assinada entre a Rumo e a União. O viaduto, localizado em uma área de grande fluxo de veículos, representa um marco importante para a infraestrutura de Sumaré. A obra visa atender às crescentes demandas de mobilidade urbana, decorrentes do aumento populacional e da expansão econômica da região.

A estrutura, além de facilitar o acesso à região central, elimina riscos de colisões e atropelamentos, promovendo um trânsito mais seguro. Com 6,75 metros de altura, o viaduto permite a circulação segura de trens com dois contêineres empilhados.

Sumaré está situada no maior porto seco da América Latina, com relevância estratégica no escoamento de produtos para os portos e aeroportos nacionais.

MORADORES COMEMORAM AVANÇO DE VIADUTO SOBRE TRILHOS EM HORTOLÂNDIA  

Moradores de Hortolândia celebram a construção de um viaduto sobre os trilhos na região da Vila Real, uma obra esperada há anos e que visa trazer mais segurança e fluidez ao trânsito local. “Esperamos por isso há muito tempo. Agora, teremos mais segurança e não precisaremos mais esperar tanto tempo para cruzar os trilhos”, afirma Cecília de Assis, moradora do Remanso Campineiro. “Vai ser um grande benefício para nós moradores, algo muito bom e que era aguardado”, completou Lara Cardoso, do Adventista Campineiro.

Em janeiro, o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), acompanhado pelo vice-prefeito Cafu César (PSB), realizou uma vistoria no canteiro das obras de construção do viaduto da Vila Real. O viaduto é um dos marcos do programa de infraestrutura intensificado em todas as regiões da cidade. Após a conclusão da obra, aguardada há mais de 40 anos pela população, o viaduto sobre a linha férrea conectará as avenidas São Francisco de Assis e Santana. A obra deve ser entregue no segundo semestre deste ano.

Viaduto na região da Vila Real é uma das obras mais esperadas da história da cidade

“Essa é uma obra de extrema importância, que garantirá segurança ao fluxo de veículos e vai melhorar significativamente o fluxo do trânsito na cidade. O viaduto não beneficia apenas a região da Vila Real, mas todo o município”, afirmou Zezé Gomes após a vistoria.

O vice-prefeito Cafu César reforçou o impacto econômico da obra. “Esse viaduto terá um caráter regional, inclusive para a população de Monte Mor, Elias Fausto e outras cidades vizinhas que buscam acesso rápido à Rodovia Anhanguera e poderão optar por essa rota, utilizando o novo viaduto da Vila Real e seguindo para o trevo da Honda. Isso tende a atrair novos investimentos, especialmente no setor comercial”, analisou Cafu ao verificar as obras.

Zezé lembrou o longo caminho percorrido para a realização dessa obra. “Foram décadas de luta para tirar esse projeto do papel. Hoje, é emocionante ver o progresso dessa construção, que simboliza o esforço coletivo de nossa gestão em garantir o desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou o prefeito na ocasião.

Deixe um comentário