Geral
Ruas do Jardim Flórida, um dos pontos de risco de alagamentos, foram escolhidas para o simulado

80 participam de ‘Simulado para Evacuação de Área com Risco de Enchentes’ em Nova Odessa

Ação teve como principal objetivo orientar os moradores a como procederem em caso de possíveis chuvas intensas e alagamentos e também serviu como treinamento para as equipes municipais

Da Redação | Tribuna Liberal

Em preparação para o período de chuvas do verão que se aproxima, a Defesa Civil Municipal da Prefeitura de Nova Odessa promoveu nesta sexta-feira, dia 23 de agosto de 2024, pela manhã, o 1º Simulado para Evacuação de Área com Risco de Enchentes. O local escolhido foi a esquina das ruas Antônio de Oliveira e Luiz Delbén, no Jardim Flórida.

Este é exatamente um dos pontos de risco para alagamentos mapeados e monitorados constantemente pelo Município em momentos de chuvas fortes e elevação do nível do Ribeirão Quilombo. A ação teve como principal objetivo orientar os moradores a como procederem em caso de possíveis grandes chuvas e alagamentos e também serviu como treinamento para as equipes municipais responsáveis pela segurança da população.

Neste simulado, houve participação da Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militares, bombeiros civis voluntários, Central de Ambulância 192, moradores da área de risco, Greno (Grupo de Rádio Amador de Emergência de Nova Odessa), CREAS, CRAS e demais setores da Prefeitura – além do cão Nick, da raça labrador, que está em fase final de treinamento para atuação na Defesa Civil.

Para se preparar para este simulado, os moradores das proximidades foram visitados anteriormente e convidados a participarem do simulado pela equipe da Defesa Civil, coordenada por Vanderlei Willians Vanag. “A gente pretende preparar os moradores e trabalhadores para uma eventual situação de alagamento repentino, para que todos saibam o que fazer, quem chamar, como se proteger até a chegada do socorro”, explicou.

“O simulado serve para treinar a população em caso de alagamento nas áreas de risco, e servir como base de aprimoramento para as equipes que realizam o atendimento para garantir a segurança da população que mora próxima da área de risco ao ribeirão quilombo”, afirmou o coordenador.

O coordenador também explicou o funcionamento da ação, na qual as equipes participantes se posicionaram no local e os veículos da Defesa Civil passaram pelo bairro, “alertando” os moradores sobre a possível evacuação e o ponto de encontro.

Houve também um simulado de uma “vítima” acamada, socorrida pela Central de Ambulância 192 e o Corpo de Bombeiros Militar. Na ação, a “vítima” foi levada direto para o Hospital Municipal, onde “recebeu” os devidos cuidados até o nível da água abaixar. Os demais moradores, neste caso, seriam encaminhados até o Ginásio de Esportes do Jardim São Jorge, que serviria de abrigo neste momento de grandes alagamentos.

Diariamente, a Defesa Civil recebe informações meteorológicas sobre possíveis chuvas que venham a ocorrer durante os próximos dias, tal fato que elevaria o nível do Ribeirão Quilombo, rio localizado bem próximo da área de risco. Nos dias de chuvas, os agentes da Defesa Civil realizam ronda e monitoramento do nível do Quilombo através de uma régua numérica colorida, que mede o nível da água do rio. A régua está situada em uma unidade da CODEN no final da Avenida Frederico Hansen.

A Defesa Civil recebe diariamente informações do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), que permite acompanhar o nível de precipitação das chuvas de hora em hora de Nova Odessa e de outras cidades próximas que o Ribeirão Quilombo passa.



Deixe um comentário