Geral
Ação é organizada pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB Sumaré

6º OABRIL Azul promove conscientização ao autismo neste domingo em Sumaré

Evento gratuito, a ser realizado na Praça Rosa Maluf, oferecerá diversas atividades inclusivas, distribuição de materiais para orientação de famílias e profissionais, levando informação e acolhimento, das 9h até as 12h30

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O 6º OABRIL Azul acontece neste domingo (6), das 9h às 12h30, na Praça Rosa Maluf, em Sumaré, promovendo conscientização sobre o autismo com diversas atividades gratuitas para a população. O evento, organizado pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB Sumaré, visa levar informação, acolhimento e inclusão para pessoas com autismo e suas famílias, além de toda a comunidade.

O presidente da OAB Sumaré, Kleber de Oliveira, destaca a importância da iniciativa. “O OABRIL Azul é um evento de extrema relevância, pois promove a conscientização sobre o autismo e garante visibilidade às necessidades das pessoas no espectro e de suas famílias. Nosso papel é fomentar o debate e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e informada”, disse.

A advogada Solange Fazion Costa, presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, reforça que o evento também tem um papel fundamental de apoio e orientação. “Além das atividades lúdicas e culturais, o OABRIL Azul é um espaço de acolhimento e informação. Teremos a participação de secretarias municipais para esclarecer dúvidas sobre educação, saúde, cultura, inclusão e muito mais. Essa é uma oportunidade para que as famílias tenham acesso a serviços essenciais e se sintam pertencentes a uma rede de suporte e apoio”. Ela também ressalta a importância da empatia e do engajamento da sociedade. “O autismo é parte da diversidade humana e deve ser compreendido e respeitado. Cada ação de conscientização é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham acesso a direitos e oportunidades”.

A programação do evento inclui distribuição de 858 camisetas para os primeiros participantes, cordões para pessoas com autismo ou deficiências ocultas, laços de conscientização, além de uma série de atividades recreativas e culturais, como alongamento e zumba, pintura facial, contação de histórias, penteados divertidos e pintura temporária nos cabelos para crianças, apresentação circense, distribuição de cataventos, livros de colorir, algodão doce e pipoca. O evento também contará com personagens de heróis, princesas e animes, brinquedos infláveis, bolhas de sabão, apresentação de fantoches, experiência gamer, cabine de fotos, blackdrop com plaquinhas de conscientização, aferição de pressão arterial, auriculoterapia e feira de adoção de pets.

Associação Griots participa da nova edição do OABRIL Azul

O movimento Abril Azul é uma ação global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que apenas disseminar informações, a campanha busca sensibilizar a sociedade, convidando todos a entenderem a neurodiversidade e a reconhecerem o potencial singular de cada pessoa com TEA.

A Associação Griots – Os Contadores de Histórias abraçou novamente essa causa e estará presente na sexta edição do OABRIL Azul, no domingo, na Praça Rosa Maluf, em Sumaré. O evento também celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

Os voluntários da Associação Griots irão realizar contação de histórias, mas o evento também contará com diversas atrações, todas gratuitas. “A Associação Griots vem participando desse evento desde a primeira edição e é um orgulho e uma grande satisfação para gente”, celebra Márcio Henrique, voluntário Griots. “Todo ano nós temos um espaço na praça do evento, onde conversamos com as crianças, contamos histórias e somamos força nesse movimento tão importante de inclusão e acolhimento”, completa Márcio.

Arrecadação de brinquedos

E, além do convite para o evento, Márcio também comenta a campanha de arrecadação de brinquedos que organiza na cidade. “Nos meses de outubro e de dezembro, a equipe Griots do Hospital Estadual Sumaré faz uma ação de distribuir brinquedos e livros para crianças internadas durante o Dia das Crianças e o período de Natal. Então, quem quiser fazer uma doação de livro ou brinquedo usado, já pode levar durante OABRIL Azul, que haverá um posto de arrecadação”, explica ele.

Fundada em 2003, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma entidade sem fins lucrativos, cujos voluntários usam a contação de histórias como ferramenta de apoio emocional para crianças-pacientes hospitalares e seus familiares. Por meio de histórias leves, alegres e motivadoras, os voluntários favorecem a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. As primeiras atividades foram no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas, e ao longo dos anos se estendeu por 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.

Atualmente, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias conta com patrocínio da CPFL Energia e Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Proac-ICMS – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.

Deixe um comentário