‘Eco Oficinas’ continua com atividades culturais gratuitas no segundo semestre

Projeto atende mais de 100 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social e dificuldades de acesso a atividades culturais

Mais de 100 pessoas entre crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, com dificuldades de acesso a atividades culturais são atendidas, em Sumaré, pelo projeto “Eco Oficinas - Sustentabilidade em Foco”, que oferece oficinas artísticas gratuitas. De acordo com os responsáveis pelo projeto, interessados em participar das oficinas podem se inscrever para as atividades que serão realizadas no segundo semestre.

Famílias com renda de até três salários mínimos devem procurar diretamente o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Matão, que fará o encaminhamento para o Instituto, informa o idealizador e produtor do projeto Klaus Helfer Carvalho do Instituto Avivar 3º Setor, instituição cultural parceira do Eco Oficinas.

Segundo Carvalho, o objetivo do trabalho é de estimular o desenvolvimento cultural, aprendizagens e talentos dos participantes nas diferentes áreas do saber artístico. “Também queremos contribuir para a conscientização ambiental dos participantes, de seus familiares e comunidade local”, completa.

O produtor conta que ao final do projeto são realizadas apresentações e exposições artísticas variadas produzidas pelos participantes, com entrada gratuita para a comunidade. “Importante destacar que toda idealização e produção das atividades tiveram como responsáveis produtores e arte-educadores que moram em Sumaré, como Erica Regina Michelin, Marcelo Nucci, Marcio Vicentini, Locides Fabio Cunha entre outros”, ressalta Carvalho.

Segundo ele, as oficinas ocorrem, semanalmente, nas duas unidades do Instituto Saber Social, que é um Ponto de Cultura em Sumaré e a Instituição proponente do projeto (veja quadro abaixo).

O programa oferece diversas oficinas nas áreas de música, audiovisual, fotografia, cinema, artesanato, teatro, coreografia/dança, capoeira, literatura/poesia/contação de histórias, desenho/pintura, que têm a preservação ambiental como tema de fundo.

 Além do acesso gratuito as aulas, os participantes contam ainda com lanche, instrumentos musicais, equipamentos audiovisuais, ferramentas diversas, figurinos e todo material necessário para que possam realizar as exposições/mostras de trabalhos culturais e apresentações artísticas.

O produtor informa que o projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC-ICMS), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realização do Instituto Saber Social em parceria e coprodução do Instituto Avivar 3º Setor e patrocínio da empresa Villares Metals.

Sobre Instituto Saber Social

É uma OSC (Organização da Sociedade Civil), sem fins lucrativos, e um Ponto de Cultura em Sumaré, reconhecido e certificado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e PROAC. Mais informações sobre o Instituto podem ser obtidas no site www.institutosabersocial.org.br

Sobre o Instituto Avivar 3º Setor

Criado em 2005, o Instituto Avivar 3º Setor, atua como Ponto de Cultura no município com foco em ações de assessoramento técnico voltadas a outras OCS, na idealização, fomento e desenvolvimento de projetos culturais, esportivos e sociais. Outras informações podem ser obtidas nas redes sociais do Instituto - Instagram: @avivar3setor e Facebook: Avivar-3-Setor

Interessados em participar das oficinas gratuitas devem procurar o Instituto.

Quando: Segundo semestre de 2022

De segunda a Sexta – das 8h às 10h e 14h às 16h

CONTATOS:

E-mail: administrativo@institutosabersocial.org.br

Whatsapp (19) 98168.4087

Locais de realização do projeto em Sumaré:

Unidade I – Rua Severino Soares da Silva, 137, Pq. Residencial Regina – Matão

Unidade II - Rua Geraldo Jesus Boscolo, 59, Jd. Santa Clara – Matão

Deixe um comentário