Sumaré participa do Dia do Desafio, depois de dois anos de suspensão
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Esporte e
Lazer, realiza nesta quarta-feira (25) a 28ª edição do Dia do Desafio. Depois
de dois anos sem encontros presenciais por conta da pandemia de Covid-19, a
edição deste ano pretende resgatar e celebrar os encontros presenciais.
A prática acontece no Centro Esportivo “Vereador José Pereira” com atividades no período da manhã como ginástica funcional e competição de atletismo.
Com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, a proposta é propor atividades para que a população possa inserir a prática regular dos exercícios no dia a dia.
Este ano, o Dia do Desafio não contará com a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior relevância do evento seja a mobilização do público em torno do combate ao sedentarismo e da importância das atividades físicas para a saúde mental.
De acordo com dados recentes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante a pandemia houve um declínio de 41% nas atividades físicas no mundo. Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Levando em consideração este cenário, este Dia do Desafio ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.
ESTILO DE VIDA ATIVO
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco e é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras.
Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.
Deixe um comentário