Prefeitura de Hortolândia e Gustavo Scarpa assinam termo para construção de pista de skate
Complexo esportivo será construído dentro do Parque
Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno, Zezé Gomes (PL) e o jogador de futebol Gustavo Scarpa, campineiro de nascimento radicado em Hortolândia, firmaram, na tarde desta quinta-feira (04), termo de doação para a construção, na cidade, de uma pista para esportes radicais (skate, patins e bike) de padrão internacional.
O espaço será construído em uma área ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, com cerca de 3 mil metros quadrados, localizada dentro do Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, na região do Rosolém, que será cedida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
O documento estabelece que caberá à prefeitura destinar a área para a construção do complexo esportivo, supervisionar a realização da obra, responsabilizar-se pela manutenção e conservação dos bens e desenvolver atividades pedagógicas, como aulas de educação física no local.
Caberá ao jogador, que atualmente defende o Palmeiras, por meio da fundação que leva seu nome, se responsabilizar tanto pela execução da obra, com início máximo em até 60 dias a partir da assinatura do termo, mantendo, posteriormente, o local onde serão instalados os equipamentos em perfeitas condições de uso e acesso.
De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto prevê a implantação de complexo esportivo com 2.939 metros quadrados, com três espaços para a prática do esporte (“park area” com 485 m², “street area” com 1804m2, “solo area” com 254m²) e arquibancada, ao lado da praça de alimentação já existente no local. O projeto arquitetônico do complexo foi elaborado pelo Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras.
“Pensamos numa pista que possa comportar diferentes públicos do skate. Um verdadeiro parque que possa comportar vários circuitos”, explicou o esportista, durante visita ao local, em julho de 2021 na companhia do prefeito. A ideia da Secretaria de Educação é utilizar o espaço tanto para a prática de educação física, no ensino regular, quanto para o aprendizado desses esportes radicais, nas estações de vivência da educação integral, ministradas na Emeb Josias.
“Com essa parceria, poderemos disponibilizar essa área para a construção de um complexo que vai envolver, não só uma pista de skate, mas também toda uma estrutura lúdica pra gente promover estações de vivências. A própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) preconiza que a gente possa diversificar as ações lúdicas para o aperfeiçoamento e a formação dos nossos alunos. Então, esse projeto com o Instituto Scarpa está perto do ambiente escolar, de uma área verde, pra gente fazer essa sinergia entre educação ambiental e espaço lúdico. Uma pista de skate com um ambiente educativo é preponderante para fortalecer os eixos da educação municipal hortolandense”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
“É uma parceria super importante que, com certeza, mexe com
a educação do nosso município e com o esporte. É um projeto que vem ao encontro
daquilo que o governo já está fazendo, de promover e incentivar a prática
esportiva desde a infância. Este é um projeto muito grande, com uma importante
parceria”, afirma Zezé Gomes.
Deixe um comentário