Obras complementares ao ‘Projeto Areninha’ são iniciadas em Nova Odessa
Área de 3,5 mil metros fica na praça entre Jardim das
Palmeiras e São Manoel e recebe piso intertravado, playground, quadra de areia
e pergolado de madeira
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Nova Odessa já iniciou as obras complementares na área institucional de 3,5 mil metros, na divisa dos jardins Palmeiras e São Manoel, onde foi instalado em 2022 o Projeto Areninha, do Governo do Estado. Desde o início, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), planejava “completar” o complexo esportivo com equipamentos de lazer e paisagismo, ampliando a infraestrutura do local e urbanizando toda a praça pública municipal.
Situada na rua Donizete Aparecido Cordeiro, próximo ao Centro Educacional do Sesi, a “Areninha” conta com um campo de futebol society de grama sintética, uma quadra de basquete 3x3, gradil, arquibancadas e iluminação em LED. A obra foi uma conquista do vereador novaodessense Paulinho Bichof e ganhou o apoio do prefeito desde o início das conversas com a Secretaria de Estado dos Esportes.
O local está ganhando caminhos internos de piso intertravado, playground com piso emborrachado (o mesmo utilizado no novo playground inclusivo em frente à Prefeitura, na avenida João Pessoa), uma quadra de areia, bancos, lixeiras, pergolado de madeira e bebedouro público – além de alambrado e calçada em todo o contorno da praça, incluindo iluminação em LED, rampa de acessibilidade e portão. Por fim, toda a área vai receber paisagismo com grama.
As obras complementares são realizadas pela empresa HZ Engenharia e Soluções Ltda, contratada pela Prefeitura via licitação, e recebem um investimento municipal de R$ 312,3 mil em recursos próprios.
“Na época da instalação da Areninha, a Prefeitura já tinha instalado também um poste para receber a ligação de energia elétrica na área, que não existia. Agora, estamos instalando também uma entrada de água, que não existia. Vamos executar os caminhos de piso intertravado e refazer um paisagismo com grama, instalar um playground com piso emborrachado e uma quadra de areia, que vai contemplar a prática de vôlei e beach tennis”, explicou a secretária municipal de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, arquiteta Miriam Lara Netto.
“Teremos ainda jardim, taludes, bancos e lixeiras, pergolado e bebedouro, calçada no entorno da área externa, recuperação do alambrado existente e fechamento de toda a área, com instalação de um portão de acesso, e iluminação. Vai ficar sem dúvidas uma das praças de esportes e lazer mais bonitas e completas da cidade”, acrescentou a secretária.
Orçada em cerca de R$ 350 mil, a Areninha do São Manoel/Palmeiras conta com minicampo society e quadra de basquete “3x3” (ambos sobre uma mesma laje de concreto), entre outros equipamentos. O minicampo é cercado por grades metálicas, em cuja estrutura foram montadas arquibancadas e a própria tabela de basquete.
“É uma conquista inédita para a cidade, o primeiro campo público de grama sintética do município. Os moradores estão nos agradecendo, contando que fazia, 30, 40 anos que esse local só servia para ‘depósito’ de mato e entulho. Agora, esta área está sendo totalmente urbanizada através dessa parceria, valorizando toda essa região e criando uma excelente opção de lazer para a população”, afirmou o vereador Paulinho Bichof.
Deixe um comentário