Educação
Em cerimônia na Câmara, prefeito disse que não quer nenhuma criança de zero a três anos fora da escola

Zezé Gomes anuncia creche noturna em Hortolândia durante celebração pelo Dia do Conselheiro Tutelar

Unidade vai funcionar no Centro da cidade; total de vagas e o regime de gestão da unidade ainda estão em estudo

Da Redação | Tribuna Liberal

Cerca de 100 pessoas participaram, nesta quinta-feira (14), do evento em comemoração do Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, em Hortolândia. Estiveram no plenário da Câmara Municipal, autoridades do Executivo e do Legislativo, bem como membros de vários conselhos municipais, da atual gestão e de formações anteriores.

Durante a cerimônia, o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), anunciou a criação de uma creche noturna para atender crianças de zero a três anos de idade. Segundo ele, a nova unidade será implantada no Centro da cidade pela Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, OSC (Organização da Sociedade Civil) com a qual a administração municipal firmou Termo de Colaboração em 2023, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O total de vagas e o regime de gestão da unidade ainda estão em estudo.

“Investimos a cada dia no ser humano. Temos uma rede de proteção à criança e ao adolescente. Temos que capacitar, olhar bem para o papai e a manhã e para o filho que precisa da creche. De zero a três anos, eu não quero nenhuma criança fora da escola. Sei que o Conselho Tutelar sofre com isso, porque a criança precisa da creche e da alimentação, que muitas vezes é somente aquela que ela tem na escola. É uma política social, de inclusão social, esta da creche noturna. Vamos dar este amparo para acolher à noite as crianças cujo papai e cuja mamãe tem que ir para o trabalho e elas não têm onde ficar com segurança e tranquilidade. Vamos cuidar bem dessas crianças”, anunciou Zezé.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, Hortolândia tem avançado na realização de políticas públicas protetivas para o segmento infantojuvenil. Atualmente, a cidade conta com dois Conselhos Tutelares. “Nesse momento de comemoração do Dia do Conselheiro Tutelar, ressaltamos a figura fundamental dos ocupantes desta função dentro do Sistema de Garantia de Direitos e reafirmamos nosso compromisso com a proteção das crianças e dos adolescentes. Este tem sido o desafio das últimas décadas e temos conseguido, com a implantação de importantes programas, como o Serviço Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e Decola Juventude, proteger as crianças e adolescentes propiciando um novo horizonte em suas vidas”, avalia o gestor.

Um dos destaques da programação foi a palestra sobre o papel fundamental do conselheiro tutelar na sociedade, com Reinaldo Balbino, ex-conselheiro tutelar de Engenheiro Coelho. Conferencista, consultor e Coordenador do Fórum de Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana e Macro Região de Campinas, Balbino é conhecido por sua vasta experiência e conhecimento em políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

“O Conselho Tutelar é uma conquista da sociedade e os conselheiros tutelares são os representantes da sociedade, no exercício de uma função pública relevante. Valorizar e apoiar o trabalho do Conselho Tutelar significa valorizar a proteção de nossas crianças e adolescentes. A atuação dos conselheiros tutelares exige coragem, empatia e dedicação. Vocês são os olhos e ouvidos da sociedade na luta contra o abandono, a exploração e o abuso, enfrentando muitas vezes barreiras e resistências. Que este dia seja uma oportunidade de renovação do compromisso com essa missão nobre e da certeza de que cada ação realizada em defesa de uma criança ou adolescente representa um passo a mais para um futuro mais justo e equitativo. Parabéns aos conselheiros tutelares de Hortolândia e de todo o Brasil! Que esta data inspire novas conquistas e reafirme o papel de cada um de vocês como protagonistas na promoção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Balbino.

Deixe um comentário