Voluntários da PPG dão aula sobre mercado de trabalho para estudantes
Programa Habilidades para o Sucesso aconteceu em parceria
com a ONG Junior Achievement, na Escola Estadual Maria de Lourdes Martins, em
Sumaré
Da Redação | Tribuna Liberal
A PPG, fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, concluiu um programa de capacitação de cinco horas com 180 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Martins, de Sumaré, sobre as habilidades que eles devem desenvolver para conquistar o primeiro emprego e ter sucesso profissional. A oficina foi ministrada pelos funcionários da PPG do complexo fabril localizado na cidade. Eles atuaram voluntariamente como professores por um dia e compartilharam suas experiências com os estudantes.
Realizado em parceria com a ONG Junior Achievement São Paulo, o programa Habilidades para o Sucesso possibilitou que os jovens conhecessem e identificassem suas próprias aptidões, abordando temas como trabalho em equipe, resolução de conflitos, estratégias de comunicação, criação de currículo e, ainda, dicas para uma boa entrevista de emprego.
Os estudantes conheceram durante a aula as 16 habilidades para ter sucesso profissional. Para isso, analisaram currículos para decidir, na prática, quem contratar; interpretaram papéis pensados para desenvolver habilidades de compreensão e usos de comunicação formal, informal e não-verbal no ambiente de trabalho; e participaram de dinâmicas para entender a necessidade de cooperar no ambiente produtivo.
“O curso foi uma motivação a mais para eu identificar minhas habilidades mais fortes. Acredito que vou aplicar os conhecimentos e as experiências passadas pelos voluntários ao ingressar no mercado de trabalho. Deu para ver na prática que fortalecer e desenvolver habilidades ajuda na minha vida pessoal e profissional,” disse Aquila Nicolly Vieira, de 17 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio.
O elenco de atividades oferecidas é baseado no 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
De acordo com Raquel Klemz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul, “ajudar os estudantes a desenvolver seu potencial, apoiando ações educativas que os tornem mais preparados para o mercado de trabalho, é parte do esforço de construir um futuro melhor para os jovens das comunidades em que estamos inseridos, bem como está em linha com os pilares globais de investimento em responsabilidade social da PPG”.
Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement foi fundada em 1919 para desenvolver e preparar estudantes para o mercado de trabalho por meio do método “aprender-fazendo” e está há 40 anos no Brasil. A colaboração entre a PPG e a ONG acontece desde 2013 e já impactou positivamente mais de 18 mil alunos e professores da rede pública.
Deixe um comentário