Educação
Digão com Luzia Helena: “Fui acolhida aqui, e meu trabalho ganhou força”

Vereador Digão concede honraria a professora que ensina alunos com deficiência visual em Sumaré

Luzia Helena Cardoso Tristão, que tem deficiência visual congênita causada por microftalmia, atua na educação especial das redes públicas estadual e municipal

O trabalho desenvolvido pela professora Luzia Helena Cardoso Tristão junto aos alunos com deficiência visual em Sumaré foi reconhecido pelo vereador Digão (União Brasil). O parlamentar concedeu a Medalha Paulo Freire à pedagoga, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Sumaré, na noite desta quinta-feira (20). A honraria foi entregue no Anfiteatro Dirce Dalben, no Seminário de Nova Veneza. A medalha, que leva o nome do Patrono da Educação Brasileira, foi instituída pelo Decreto-Legislativo nº 452/2019, de autoria do presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT).

Luzia Helena, que tem deficiência visual congênita causada por microftalmia, é professora e pedagoga, com habilitação em educação especial, área de deficiência visual. Graduada em pedagogia pela Unesp de Marília e pós-graduada em atendimento educacional pela mesma instituição, Luzia trabalha nas redes públicas estadual e municipal há quase duas décadas.

Nascida em Franca, Luzia já se sente sumareense de coração. “Cheguei aqui em 2004 com vontade de ensinar, encontrei nas escolas crianças cegas e com baixa visão para alfabetizar, famílias e professores precisando de orientações. E, nas ruas, nos comércios, nos transportes e em outros lugares, encontrei pessoas que, em princípio, se assustaram com o diferente. Mas logo o susto deu lugar a muitos sentimentos bons. E, então, as barreiras foram sendo removidas, e o povo sumareense aprendendo. Fui acolhida aqui, e meu trabalho ganhou força”, conta.

Há 18 anos, Luzia trabalha na sala de recursos para alunos com deficiência visual da Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, auxiliando alunos matriculados nas escolas estaduais de Hortolândia, Paulínia e Sumaré.

Já na rede municipal, Luzia trabalha há 13 anos e hoje atua na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência visual do Centro Integrado de Recursos de Aprendizagem e Saúde Escolar (Cirase). Também acompanha uma criança matriculada na Escola Municipal Sabidinho que está sendo alfabetizada pelo sistema Braille.

“Apesar das dificuldades impostas e das barreiras tanto físicas como atitudinais que encontrou em seu caminho, Luzia superou a todos e se engajou na causa do assistencialismo às pessoas com deficiência, em especial a visual, participando de vários projetos e prestando serviço à comunidade como educadora. Esta medalha nada mais é do que um justo reconhecimento por esses anos de dedicação”, destaca Digão, que condecorou a professora na sessão solene de quinta-feira. 

“Quando uma pessoa do legislativo, que foi escolhida pelo povo e está na Câmara pensando, elaborando e votando leis que favorecem a nossa vida em todas as instâncias, reconhece o meu trabalho, é muito gratificante”, agradece Luzia.


Deixe um comentário