Sumaré conclui formação de professores no programa de educação Braile Brincks Brasil
Profissionais serão multiplicadores do programa, que tem
metodologia baseada em brincar de ensinar o Braille a crianças com deficiência
visual juntamente com todos os alunos da sala de aula
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Sumaré realizou na semana passada a
conclusão da formação dos professores de Educação Especial do município e
Pedagogos da Pestalozzi no programa Braille Bricks Brasil. A capacitação foi
realizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e, agora, os
profissionais serão multiplicadores do programa, que tem uma metodologia
baseada em brincar, que ensina o Braille a crianças com deficiência visual
juntamente com todos os alunos da sala de aula, com o intuito de alfabetizar
brincando.
Sumaré recebeu 107 kits de Lego Braille Bricks, por meio de
uma parceria do Núcleo da Inclusão da Secretaria de Educação com a Fundação
Dorina Nowill para Cegos. Os kits vão ampliar o repertório de materiais
acessíveis para a educação de alunos com deficiência visual atendidas na rede
municipal de ensino. Sumaré é pioneira no projeto na RMC (Região Metropolitana
de Campinas).
Os kits foram destinados às salas de recursos
multifuncionais e salas de aula onde há alunos com baixa visão ou cegueira. Os
blocos de montagem foram adaptados e moldados com a mesma quantidade de pontos
em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille.
Cada peça possui uma letra ou caractere impresso. Essa combinação
traz abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e
deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo desenvolver
uma ampla gama de habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso em um
mundo dinâmico.
A utilização do material poderá variar de acordo com a
criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento
dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas
outras atividades pedagógicas. Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille
têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da
cela Braille.
“Este é um grande salto no quesito inclusão na nossa rede
municipal de ensino. É um programa maravilhoso que contribuiu com o trabalho que
temos feito para a inclusão de nossos alunos e um grande reforço para o
aprendizado. Nos empenhamos para garantir um ensino de qualidade a todos os
nossos alunos, não apenas por meio dos processos educacionais e pedagógicos,
mas também oferecendo um ambiente escolar adequado à aprendizagem, promovendo a
inclusão social e oferecendo oportunidades iguais de acesso e permanência na
escola a todos”, disse o prefeito Luiz Dalben (PSD).
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