Educação
Kits vão ampliar repertório de materiais acessíveis para educação de alunos com deficiência visual

Sumaré conclui formação de professores no programa de educação Braile Brincks Brasil

Profissionais serão multiplicadores do programa, que tem metodologia baseada em brincar de ensinar o Braille a crianças com deficiência visual juntamente com todos os alunos da sala de aula

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Sumaré realizou na semana passada a conclusão da formação dos professores de Educação Especial do município e Pedagogos da Pestalozzi no programa Braille Bricks Brasil. A capacitação foi realizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e, agora, os profissionais serão multiplicadores do programa, que tem uma metodologia baseada em brincar, que ensina o Braille a crianças com deficiência visual juntamente com todos os alunos da sala de aula, com o intuito de alfabetizar brincando.

Sumaré recebeu 107 kits de Lego Braille Bricks, por meio de uma parceria do Núcleo da Inclusão da Secretaria de Educação com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Os kits vão ampliar o repertório de materiais acessíveis para a educação de alunos com deficiência visual atendidas na rede municipal de ensino. Sumaré é pioneira no projeto na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Os kits foram destinados às salas de recursos multifuncionais e salas de aula onde há alunos com baixa visão ou cegueira. Os blocos de montagem foram adaptados e moldados com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille.

Cada peça possui uma letra ou caractere impresso. Essa combinação traz abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo desenvolver uma ampla gama de habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso em um mundo dinâmico.

A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas. Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da cela Braille.

“Este é um grande salto no quesito inclusão na nossa rede municipal de ensino. É um programa maravilhoso que contribuiu com o trabalho que temos feito para a inclusão de nossos alunos e um grande reforço para o aprendizado. Nos empenhamos para garantir um ensino de qualidade a todos os nossos alunos, não apenas por meio dos processos educacionais e pedagógicos, mas também oferecendo um ambiente escolar adequado à aprendizagem, promovendo a inclusão social e oferecendo oportunidades iguais de acesso e permanência na escola a todos”, disse o prefeito Luiz Dalben (PSD).

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