Educação
Obras de escolas foram iniciadas; “trabalho sério e comprometimento”, ressalta Luiz Dalben

Sumaré inicia construção de escolas no Matão, Área Cura e Nova Veneza

Unidades serão implantadas no entorno de condomínios do programa Minha Casa Minha Vida e irão beneficiar mais de 1,5 mil alunos; investimento é de mais de R$ 22 mi, em parceria com o governo federal

A Prefeitura de Sumaré iniciou a construção de escolas municipais na cidade, implantadas no entorno dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida das regiões do Matão, Área Cura e Nova Veneza. As unidades escolares beneficiarão mais de 1.500 alunos. O investimento é de mais de R$ 22 milhões, por meio de parceria com o governo federal, pelo programa FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

“Este era um recurso perdido, por não ter sido utilizado quando as unidades habitacionais foram inauguradas. Mas com trabalho sério e comprometimento, conseguimos junto ao Ministério das Cidades a liberação da verba que tínhamos direito por ter cedido os espaços para a construção das casas populares, beneficiando nossas crianças. É mais um investimento na educação da cidade! Trabalhamos com dedicação para oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos. É a educação que transforma a sociedade!”, disse o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).

No Residencial Jardim das Águas, em Nova Veneza, e Residencial Itália, na Área Cura, serão construídas escolas de 1.323,11 m², com capacidade para 376 crianças cada unidade. Serão escolas com seis salas de aula, playground, sala de atividades, sala multiuso e quadra coberta. Já no Condomínio Emilio Bosco/Jardim das Estâncias, no Matão, será construída uma escola de 3.228,08 m², com capacidade para 780 alunos. Serão 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática e quadra coberta.

No início do ano, os alunos receberam kits de material e uniforme escolar. A Prefeitura também implantou novos playgrounds inclusivos nas escolas municipais. Os parquinhos contam com gangorra, parque infantil integrado e balanço, totalmente adaptados para a diversão de todos os alunos logo no início do ano letivo. E os alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental têm uma nova disciplina: serão as aulas de robótica, para a alfabetização através desse tema. Os alunos receberam um kit com robô, peças e plataformas para a construção de protótipos e estruturas, chamando a atenção dos estudantes para a educação e estimulando a criatividade.

Desde 2017, a Educação de Sumaré tem recebido investimentos. Foram criadas mais 2.900 vagas do Ensino Infantil à Graduação, as Escolas de Educação Infantil receberam novos parquinhos, foram instalados aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e dependências das escolas, foram implantados na cidade pólos da Fatec, Etec e Univesp, além da entrega anual de kits de material e uniforme escolar. As escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatto Callegari, região do Maria Antonia, contam com Ensino em Tempo Integral, como um projeto piloto. O cardápio da merenda escolar foi readequado, além da introdução de alimentos da agricultura familiar. E novas escolas estão em construção.

E o projeto Jovem Empreendedor foi implantado em 100% das salas de aula municipais, beneficiando cerca de 17 mil alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os professores receberam uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Deixe um comentário