Sumaré aumenta taxa de aprovação, mas pandemia provoca estagnação
Dados do Plano Municipal de Educação revelam que o município
vinha crescendo de 2015 a 2020 no índice de alfabetização, porém teve quedas
após pandemia de Covid-19
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Sumaré apresenta um avanço na taxa de aprovação nas escolas municipais entre 2015 e 2020, de acordo com dados recém-publicados no PME (Plano Municipal de Educação). No entanto, o efeito pandemia “freou” o ritmo de crescimento no índice de alunos aprovados no Ensino Fundamental 1 do município.
A chamada “meta 03” do PME estabelece o compromisso de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. A análise estatística da evolução dos alunos promovidos do 3º para o 4º ano do Ensino Fundamental I, nos anos de 2015 a 2022, revela um panorama positivo, mas também mostra os desafios enfrentados principalmente durante a fase da pandemia da Covid-19, período em que os alunos de todo país ficaram em casa.
Os dados revelam uma tendência de crescimento no percentual de aprovação de 2015 a 2020, indicando uma evolução positiva na alfabetização dos alunos da rede municipal de Sumaré. No entanto, nos anos de 2021 e 2022, houve uma queda nos percentuais, atribuída principalmente aos impactos da pandemia.
Em 2015, 87,2% dos 2277 alunos matriculados no 3º ano foram aprovados para o 4º ano. Esse percentual cresceu nos anos subsequentes, atingindo o ápice em 2020, com 97,4% de aprovação entre os 2185 alunos matriculados. No entanto, em 2021 e 2022, houve uma redução nos percentuais, alcançando 92,3% e 92%, respectivamente, refletindo os desafios enfrentados durante a pandemia.
A análise dos dados revela uma flutuação nos percentuais de aprovação desde 2018, indicando impactos nos resultados dos anos seguintes. Essa variação é particularmente notável nos anos de 2021 e 2022. As informações foram fornecidas por supervisoras municipais de Educação.
“Percebe-se que há uma oscilação no número de alunos matriculados desde o ano de 2018, havendo uma flutuação dos percentuais. Especificamente nos anos de 2021 e 2022, em virtude da pandemia da Covid-19, percebemos queda nos percentuais”, apontam as supervisoras de Educação.
A meta 03 do PME encontra respaldo em resolução do Conselho Municipal de Educação, que segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação e Cultura. Esta resolução estabelece o ciclo de alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, visando proporcionar uma base sólida para o prosseguimento dos estudos.
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