Educação
Secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo Costa, assumiu uma das maiores pastas da gestão

Secretário aponta desafios com estrutura de escolas e quer ampliar vagas no ensino infantil de Sumaré

Ex-gestor da Educação em Goiânia e no governo do Tocantins, Danilo de Azevedo Costa, contou que meta é reestruturar as escolas municipais, melhorar IDEB e zerar a fila de cerca de 1,8 mil crianças em vagas de creche

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O novo secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo Costa, assumiu a pasta em um cenário repleto de desafios. Com vasta experiência na área educacional, tendo sido secretário em Goiânia e atuado no Tocantins, Costa se depara com questões estruturais e operacionais que afetam diretamente a qualidade do ensino no município. Segundo ele, foi diagnosticada uma série de dificuldades, entre elas a necessidade urgente de manutenção básica em diversas unidades escolares.

Diante desse cenário, o secretário anunciou um plano estratégico ambicioso, que busca transformar a educação da cidade. Outro grande objetivo da gestão é ampliar o acesso à educação infantil, com a meta de zerar a fila de espera, que atualmente soma cerca de 1.800 crianças.

Confira a entrevista na íntegra concedida ao Tribuna Liberal:

Tribuna Liberal - Qual o diagnóstico inicial que o senhor fez da Educação de Sumaré nesses primeiros dias?

Danilo de Azevedo Costa - Assumimos a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré em um contexto desafiador, com a gestão enfrentando problemas estruturais e operacionais que impactam diretamente a qualidade do ensino. Foi diagnosticada uma série de dificuldades, como unidades escolares com necessidade de manutenção básica, atrasos na regularização do calendário escolar e falhas na gestão administrativa, incluindo a falta de cumprimento de condicionalidades previstas em lei.

Essas falhas resultaram na perda de importantes recursos federais, como os do VAAR, que poderiam ter sido investidos em melhorias significativas para a educação do município. Identificamos a necessidade urgente de reestruturação, começando pela substituição da sede administrativa, que hoje não oferece condições adequadas para servidores e para a comunidade escolar. Também estamos agindo de forma emergencial para resolver questões como a limpeza das unidades escolares, a organização das licitações para merenda e uniformes, e a atualização da plataforma SIMEC-FNDE, essencial para recuperar recursos federais e implementar novos projetos.

Ao mesmo tempo, já estamos planejando ações estruturantes, como a construção de Centros de Educação Infantil que atenderão à demanda crescente, garantindo ambientes de qualidade e inclusão. Nosso compromisso é reverter essa situação inicial desafiadora com uma gestão transparente, eficiente e voltada para resultados, colocando a educação de Sumaré no caminho de avanços significativos e duradouros.

Qual meta pode ser traçada para Sumaré alcançar no próximo Ideb?

Os resultados do IDEB 2023 deixam claro que a situação da educação em Sumaré é alarmante e exige ações imediatas e estruturantes. O cenário atual revela índices baixos e a ausência de avanços significativos nos últimos ciclos, comprometendo o desenvolvimento educacional do município. Além disso, a falta de cumprimento de metas importantes resultou na perda de complementações financeiras expressivas, como o VAAR, que poderiam ter representado até R$ 37 milhões anuais em recursos para a educação municipal.

Recebemos a gestão com desafios evidentes, incluindo dificuldades estruturais, ausência de políticas estratégicas eficazes e resultados abaixo do esperado no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecemos que esse cenário não reflete o potencial dos nossos alunos e professores, e estamos determinados a mudar essa realidade.

Por isso, estamos lançando um plano estratégico ambicioso e transformador para a educação de Sumaré. Esse plano inclui a reestruturação completa das escolas, com foco na criação de ambientes modernos e acolhedores; a implementação de laboratórios maker e ferramentas digitais para inserir a tecnologia como parte fundamental do aprendizado; e a ampliação de vagas na educação infantil, incluindo o início dos projetos para a construção de Centros de Educação Infantil próprios.

Além disso, vamos valorizar os professores com programas de formação continuada, criar políticas de incentivo e implementar práticas pedagógicas inovadoras, focadas na recomposição da aprendizagem e na melhoria do desempenho dos alunos. Também vamos intensificar a busca por recursos federais e estaduais, cumprindo todas as condicionalidades para que Sumaré recupere o VAAR e outros aportes essenciais para o progresso da educação.

Nosso compromisso é entregar uma educação de excelência, transformando o atual cenário em uma referência de qualidade e inovação, e garantindo que cada aluno de Sumaré tenha acesso a oportunidades que os preparem para um futuro promissor.

O senhor possui uma vasta experiência na área da Educação, tendo sido secretário em Goiânia e atuado no Tocantins. Como essas experiências anteriores podem contribuir para a gestão em Sumaré?

Tive o privilégio de atuar como secretário de educação em Goiânia e no Governo do Estado do Tocantins, experiências que me ensinaram muito sobre o impacto de uma gestão educacional feita em parceria com professores, gestores e toda a comunidade escolar.

Em Goiânia, em conjunto com uma equipe dedicada, tivemos a honra de alcançar marcos significativos, como o “duplo ouro” em alfabetização na idade certa, um reconhecimento que demonstra o esforço coletivo para garantir que as crianças aprendessem de forma plena no momento certo. Além disso, conseguimos elevar o município do 9º lugar no IDEB para o 1º, consolidando Goiânia como referência nacional em educação.

No Governo do Tocantins, trabalhei com uma equipe comprometida para implementar melhorias na infraestrutura e na aprendizagem. Construímos escolas de padrão elevado para atendimento em tempo integral, que se tornaram modelo nacional, e desenvolvemos ações eficazes de recomposição de aprendizagem, levando o estado a alcançar o melhor desempenho da região Norte nos índices do IDEB.

Essas experiências reforçam minha crença de que grandes avanços são possíveis quando há planejamento, dedicação e trabalho coletivo. Em Sumaré, chego com humildade e disposição para ouvir e aprender com a comunidade escolar, aplicando o que vivenciei para transformar a educação local. Nosso compromisso será elevar os indicadores, melhorar a infraestrutura e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação pública de qualidade.

Quais são as principais prioridades para a Educação de Sumaré nos primeiros 100 dias de gestão?

A Educação de Sumaré foi recebida em um contexto desafiador, com baixos índices educacionais, perda de recursos significativos como o VAAR, carência de vagas, além de problemas relacionados à falta de manutenção básica na infraestrutura das escolas. Esses desafios evidenciam a necessidade de ações emergenciais e estratégicas para reverter essa situação e construir uma educação de qualidade para todos.

Nossa gestão está determinada a transformar essa realidade. Entre as ações planejadas, destacamos a ampliação do uso de tecnologia na educação, com a implementação de laboratórios maker. Esses espaços inovadores permitirão que os alunos desenvolvam habilidades como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, por meio de projetos práticos e experiências reais. Essa modernização do ensino posicionará Sumaré como referência em educação tecnológica no Estado.

Além disso, estamos comprometidos com a ampliação das vagas em creches, com o objetivo de zerar a fila de espera de aproximadamente 1.800 crianças, e com a realização de estudos técnicos para a construção de Centros de Educação Infantil próprios, que oferecerão um ambiente ideal para o desenvolvimento das crianças e permitirão o acesso a novos recursos financeiros para o município.

A infraestrutura escolar será uma prioridade, com a regularização e ampliação de reformas, garantindo escolas mais seguras e modernas. Também planejamos expandir o PROEB para atender um maior número de crianças, criando parcerias sólidas com a iniciativa privada para suprir demandas imediatas.

Adicionalmente, estamos fortalecendo a valorização dos profissionais da educação por meio de formações continuadas e incentivos para professores e gestores, além de promover a inclusão de estudantes com deficiência, com a criação de salas multifuncionais equipadas com tecnologias assistivas.

Essa gestão acredita no poder da educação como ferramenta de transformação e está empenhada em elevar os índices de aprendizagem, melhorar a infraestrutura, implementar inovações tecnológicas e ampliar o acesso à educação de qualidade. Queremos que Sumaré seja referência em educação, oferecendo oportunidades que impactem positivamente a vida de toda a comunidade escolar.

Como pretende lidar com questões relacionadas à infraestrutura das escolas municipais?

Nosso objetivo é assegurar que as escolas municipais sejam espaços adequados para o aprendizado e o desenvolvimento de nossos alunos. Estamos promovendo um levantamento detalhado das condições de cada unidade escolar para identificar as demandas mais urgentes.

Paralelamente, já iniciamos ações de manutenção, limpeza e organização das unidades, enquanto estruturamos um planejamento estratégico para reformas e melhorias. Além disso, estamos priorizando processos licitatórios para garantir recursos e serviços de qualidade, sempre com foco em oferecer um ambiente seguro, acolhedor e propício ao aprendizado para todos os estudantes.

Existe algum plano específico para a valorização dos professores e demais profissionais da Educação?

Sim, temos planos específicos para a valorização dos professores e de todos os profissionais da Educação, pois reconhecemos o papel essencial que desempenham. Além de investir em formação continuada e infraestrutura adequada, estamos buscando formas de tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo. Isso inclui a adoção de estratégias para otimizar a gestão da sala de aula, como a ampliação do suporte pedagógico, a inserção de tecnologias que auxiliem no ensino, e a promoção de práticas que favoreçam o trabalho em equipe entre professores e coordenadores.

Queremos criar um ambiente em que os professores se sintam motivados e apoiados, reduzindo a pressão do dia a dia. Estamos explorando formas de reorganizar as demandas, permitindo que os educadores possam focar mais no processo de ensino e menos em tarefas administrativas, por exemplo. Nosso compromisso é oferecer condições que inspirem e valorizem o trabalho docente, fortalecendo a qualidade do ensino para os nossos alunos. 

Deixe um comentário