Educação
Atual gestão tem adotado melhorias na rede municipal, desde infraestrutura a compra de materiais

Rede de ensino de Nova Odessa abre inscrições para Pré-Escola até dia 30

Podem ser inscritas crianças que completam quatro anos de idade até o dia 31 de março do ano que vem e que ainda estejam fora das escolas

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Educação de Nova Odessa está recebendo inscrições de crianças que vão entrar nas turmas de Pré-Escola a partir do ano letivo de 2024, mas que ainda se encontram fora da rede pública municipal de ensino. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro, na unidade escolar mais próxima da residência do futuro aluno. São 26 escolas ao todo, espalhadas por todas as regiões da cidade.

Entram na Pré-escola, no próximo semestre, as crianças que completam 4 anos de idade até o dia 31 de março de 2024, ou que já tenham completado 4 anos atualmente e ainda não estejam na escola. A Prefeitura de Nova Odessa mantém turmas de Pré-Escola em 13 unidades de ensino atualmente, entre CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental 1).

Segundo Assis das Neves Grillo, secretário-adjunto de Educação, tratam-se, em muitos casos, de crianças oriundas da rede privada. “Estamos recebendo inscrições para alunos que pretendem estudar em escolas municipais no próximo ano letivo. Normalmente, são alunos que estudam em uma pré-escola particular e pretendem passar para nossa rede municipal”, afirmou o educador.

Já para as crianças atendidas atualmente no último ano das turmas de maternal dos CMEIs da rede municipal, a matrícula no primeiro ano da Pré-Escola é automática. As matrículas no Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) podem ser feitas a qualquer momento.

Para as crianças menores de 4 anos, as inscrições para vagas em CMEIs (também conhecidos como “creches municipais”) continuam sendo recebidas sempre na primeira segunda-feira de cada mês. “Portanto, até dezembro, podem também ser feitas as pré-inscrições para creche. Quem já tem inscrição, não é necessário refazer”, completou Assis.

AÇÕES

Desde 2022, a rede municipal vem passando por uma revolução em termos de infraestrutura e materiais para mais de 5,2 mil crianças atendidas. É o processo de adoção da chamada “Educação 4.0”, ou “Educação Tecnológica”. “As melhorias adotadas pela atual gestão municipal incluem reformas e melhorias nos prédios de 21 unidades, a compra e instalação de 105 lousas digitais nas salas de aulas e de internet sem fio em todas as 26 unidades da rede, e o oferecimento de aulas de robótica aos alunos do 1º e 2º anos do Fundamental”, destacou o Executivo.

Houve ainda a adoção do aplicativo de aulas online “Creator4All”, a distribuição dos kits gratuitos de material escolar anualmente e de dois kits de livros da “Biblioteca em Casa” com 8 livros cada, em 2022 e 2023, além do kit do Projeto “Palavra Cantada”, de musicalização. Mais recentemente, a Prefeitura também entregou para cada um dos 5,2 mil alunos de zero a 10 anos, pela primeira vez na história, kits de uniformes escolares gratuitos contendo 12 peças de verão e inverno, incluindo tênis personalizados.

‘APOSTILAMENTO’

A partir deste segundo semestre de 2023, está sendo adotado o “apostilamento” do Ensino Fundamental 1 (turmas do 1º ao 5º ano) de toda a rede municipal. Os cerca de 3.200 alunos do “Fund 1” da rede pública da cidade, com idades entre 6 e 10 anos, já estão recebendo o material didático estruturado, produzido pelo Sistema Educacional Universitário. E, a partir do início do ano letivo, os 1.000 alunos da Pré-Escola (crianças de 4 e 5 anos) também vão ganhar suas apostilas, elevando o total de alunos atendidos pelo novo programa da Prefeitura para 4.200.

Deixe um comentário