Educação
Aulas de robótica beneficiam 3.614 alunos de 1º a 5º, em oito unidades de Educação Integral

Professores apresentam trabalho sobre robótica durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Dois profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia apresentaram, na tarde desta sexta-feira (21), trabalhos na Mostra de Trabalhos Acadêmicos da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), realizada no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Hortolândia. A apresentação relata experiências relativas às aulas de robótica, disponibilizadas pela Prefeitura para estudantes do Ensino Fundamental. Criada em 2004, a SNCT é um evento anual, realizado em outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Os relatos, produzidos pelos professores Egle Pessoa Bezerra de Freitas Adrião e Emanuel Mangueira Carvalho, enfocam as aulas de robótica realizadas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jardim Santiago, a partir de setembro deste ano. As aulas são ministradas a 480 alunos dos anos iniciais (1o ao 5o ano) e, com o suporte do Departamento de Ciência e Tecnologia, visam desenvolver habilidades voltadas para a tecnologia entre crianças de seis a 11 anos de idade. Na rede municipal, as aulas experimentais da disciplina começaram ainda antes do recesso escolar, no final de junho.

Na avaliação dos professores, “apesar de se tratar de projeto ainda em estágio inicial e da necessidade de alguns ajustes técnicos e pedagógicos, as aulas vêm sendo realizadas semanalmente, despertando o interesse dos alunos pela tecnologia e pelo conteúdo desenvolvido nas aulas. A prática da robótica contribui para o trabalho em grupo, raciocínio lógico, coordenação motora, dentre outras habilidades importantes para os alunos”, avaliam os docentes.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as aulas de robótica beneficiam, atualmente, 3.614 alunos de 1º a 5º, em oito unidades de Educação Integral. Iniciativa da própria prefeitura, busca levar as crianças a desenvolver habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outras. Na disciplina, são usados kits da empresa Alpha Mecatrônica, composto por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens.

Deixe um comentário