Prefeitura de Nova Odessa passa oferecer Educação Financeira nas escolas
Parceria com Sicredi e Turma da Mônica vai permitir
distribuição de 40 mil gibis temáticos para unidades da rede pública de ensino
municipal e estadual
Da Redação | Tribuna Liberal
Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa, o Sicredi e a MSP (Maurício de Souza Produções) traz para o município o Programa de Educação Financeira “Cooperação na Ponta do Lápis”. O lançamento da parceria aconteceu nesta semana, na agência local do Sicred, na avenida João Pessoa. Assim, Nova Odessa passa oferecer aulas com foco em Empreendedorismo e Educação Financeira para alunos dos três níveis da rede pública de ensino. A iniciativa tem o apoio do Banco Central.
“É mais um grande avanço na nossa Educação, e só temos a agradecer ao Sicredi pela confiança em trazer essa iniciativa”, afirmou o prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD). Ele foi representado na cerimônia pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Brocchi, e pela diretora de Ensino Fundamental, Denile Tupynambá Marin. O evento contou também com a presença do presidente da Cooperativa Sicred Iguaçu, Eleutério Benin.
Através do novo programa, crianças e adolescentes da cidade vão ganhar revistas em quadrinhos da Turma da Mônica de uma série especial, com a temática “educação financeira para crianças”, lançada recentemente pelo Sicredi e pela Maurício de Sousa Produções. Ao todo, serão distribuídos 40 mil gibis, em kits contendo seis unidades cada.
“Celebramos o anúncio da parceria do Sicredi e com o Instituto Maurício de Souza, que vai permitir que todos os alunos da rede pública – alunos do município e também do Estado – possam receber o reforço escolar sobre Educação Financeira e Empreendedora”, comemorou Brocchi.
O secretário lembrou que a Prefeitura e parceiros já aplicam o Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) do Sebrae para as crianças do Ensino Fundamental 1, e o Novatec (Programa de Orientação Profissional) para os alunos do Ensino Médio.
Com o “Na Ponta do Lápis” do Sicredi, que aborda temas específicos, a cidade passa a aplicar os três projetos, atendendo estudantes de toda a rede pública de ensino. “Gratidão à direção do Sicredi por escolher Nova Odessa para receber o programa. Anunciamos mais de 20 empresas desde 2021 e entendemos que preparar jovens para o mercado de trabalho é uma das nossas tarefas como gestores públicos”, disse Brocchi.
As edições dos gibis são baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil, com os temas “Nossa Relação com o Dinheiro”, “Orçamento Pessoal ou Familiar”, “Uso do Crédito e Administração das Dívidas”, “Consumo Planejado e Consciente”, “Poupança e Investimento” e “Prevenção e Proteção”.
Eleutério Benin destacou os trabalhos sociais dentro do projeto de expansão na RMC (Região Metropolitana de Campinas). “A cada 4 brasileiros, um é associado do Sicredi. Quanto mais a agência se desenvolve e consegue bons resultados, maior é a fatia destinada aos projetos sociais”, afirmou.
Também participaram do evento o diretor da ACINO (Associação Comercial de Nova Odessa), Gilson Costanzo, o diretor regional de Ensino, Haroldo Teixeira, a presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, o adjunto de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Mota, o responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo, Lucas Camargo, e Renata Ortiz, da Educação.
Deixe um comentário