Novas creches públicas vão funcionar em período integral em Hortolândia
Serviço será gerenciado por OSC recém-contratada pela
Prefeitura a fim de eliminar fila de espera formada por 800 crianças com até
três anos em oito regiões
Da Redação | Tribuna Liberal
As oito novas creches públicas que, em breve, entrarão em funcionamento em Hortolândia também prestarão atendimento integral às crianças entre zero e três anos de idade, que aguardam na fila por vaga. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, os pais ou responsáveis poderão optar pelo período integral ou parcial, à medida que forem sendo chamados para efetuar a matrícula.
O serviço será prestado pela OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula, recém-contratada pela Administração Municipal, via chamamento público. A entidade atenderá inicialmente 800 crianças nesta faixa etária, pré-inscritas, que não conseguirem vagas em creches próprias da rede municipal de ensino. Elas funcionarão em oito regiões da cidade: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Orestes Ôngaro, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Jd. Nova América, Vila América, Jd. Amanda I, Jd. Amanda III e Jd. Alvorada. Cada creche abrigará até 100 crianças neste segmento, que engloba Berçário, Minigrupo e Maternal.
Ainda de acordo com o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, nestas novas unidades, “as crianças receberão todo atendimento educacional necessário, adequado a essa faixa etária. Cada unidade contará com profissionais capacitados, educadores, professores e pedagogos, coordenador pedagógico e diretor escolar. Também receberá uniformes, material e alimentação escolar, tudo igual às crianças que estão matriculadas em nossas creches”, explica a diretora Jane Nery.
FILA ZERADA
O anúncio de que a Prefeitura trabalha para zerar a fila de espera por creche em Hortolândia, ainda neste ano, foi feita pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no dia 30 de agosto, durante cerimônia de lançamento do Projeto “Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar”. Dois dias antes, a Prefeitura havia firmado Termo de Colaboração com a OSC vencedora do chamamento público 03/2023.
A Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula tem como nome fantasia “Centro de Educação Infantil Pastor Billy Graham”. De acordo com o Termo de Colaboração, o investimento da Prefeitura será de R$ 13.870.954,77 e caberá à entidade “executar uma série de atividades voltadas ou vinculadas a serviços de educação em parceria, em relação de complementaridade e cooperação, para o atendimento de crianças na modalidade Creche, para crianças de 0 (zero) a 03 (três) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, envolvendo a transferência de Recursos Financeiros à OSC, conforme o Memorial Descritivo”.
Deixe um comentário