Nova creche de Hortolândia começa a funcionar e pais elogiam estrutura
Emei ‘David Miguel Linardi Pereira’, no bairro Chácara
Recreio Alvorada, foi inaugurada pelo prefeito Zezé Gomes e atenderá 70
crianças com até três anos de idade a partir desta quarta-feira
Da Redação | Tribuna Liberal
Hortolândia acaba de inaugurar uma nova creche pública, que atenderá, já a partir desta quarta-feira (22), 70 crianças com até três anos de idade, em salas de Berçário I e II, Mini-Grupo e Maternal. É a Emei (Escola Municipal de educação Infantil) “David Miguel Linardi Pereira”, localizada na rua dos Melros, 406, Chácara Recreio Alvorada, na região Orestes Ôngaro e inaugurada na manhã desta terça-feira (21) pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), em cerimônia oficial que contou com a presença de crianças e familiares, servidores públicos, secretários municipais, vereadores e do empresário Celso Divino Lemes, representante da OSC (Organização da Sociedade Civil) gestora da escola, a Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula.
A nova unidade será gerenciada por meio de um Termo de Colaboração entre a Prefeitura e a Associação Maria do Carmo, que prevê a implantação de mais sete unidades semelhantes em outros bairros da cidade, até 2024, a fim de zerar a fila de espera por vaga na Educação Infantil.
“A cada dia vemos que a educação que nós fazemos tem uma qualidade diferente da de outras cidades. Não é fácil alugar um espaço como este e contratar uma entidade da qualidade como tem esta OSC. Queremos cuidar de nossas crianças com muita responsabilidade. Somos uma cidade que planeja e planeja para 30 anos à frente”, ressaltou o prefeito.
“Como diz Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, educar é um ato de amor. Foi o que antecedeu o dia de hoje, em todos os preparativos para a abertura desta que será a 61ª unidade da rede municipal de ensino”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Durante a solenidade, o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu, anunciou a chegada ao município, no início de dezembro, de R$ 46 milhões, provenientes do Governo Federal, para cobertura de quadras esportivas, reforma e ampliação de escolas municipais.
Atentas aos informes sobre o início das atividades já no dia seguinte à inauguração, pais e familiares aprovaram o espaço. Além de seis salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para crianças com chuveiros elétricos e circuito de banho, a escola conta com sala administrativa e espaço gramado na entrada, cercado de flores e árvores, onde fica o playground com brinquedos plásticos.
“Eu tô muito feliz! Estava nessa expectativa. Fiz a inscrição dela e a Secretaria de Educação me chamou. O espaço é muito bom”, afirma a dona de casa Sirlane Paludo, de 40 anos, moradora do Pq. Orestes Ôngaro e mãe de Jasmine de Almeida. Com a abertura da vaga, a garotinha de dois anos saiu da rede particular para ingressar agora no Mini-Grupo, na rede pública.
A também dona de casa Rosângela Maria de Brito Pereira da Silva, de 53 anos, residente no mesmo bairro, comemorava o ingresso dos netos, os gêmeos Tales Henrique e Tomas Gabriel Pereira de Souza, de 11 meses, na nova creche da Prefeitura, em período integral.
“É muito bom para eles, pois não vão ficar mais só eles dois. É muito importante para a convivência deles com outras crianças. Além disso, é importante para mim, que cuido deles e vou poder procurar trabalho”, afirmou a avó das crianças, habituada a trabalhar em empresas, como supervisora, balconista ou na área administrativa.
A nova creche homenageia o garoto David Miguel Linardi Pereira, filho de Sabrina da Silva Linardi e Ricardo Costa, descrito pelos educadores como “um menino alegre e sorridente, que adorava ir pra creche para ajudar os amiguinhos”. O nome da escola foi indicado pelo grupo de professores e gestores da Emeief Luiza Vitória, onde David estudou entre os anos de 2016 a 2018.
TERMO DE COLABORAÇÃO
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a nova creche terá uma “gestão compartilhada”. A OSC será responsável tanto pelo aluguel e manutenção do espaço, quanto pela contratação e pagamento da folha de pessoal, enquanto a Prefeitura fará a supervisão e
Deixe um comentário