Moradores protestam e exigem segurança nas escolas de Monte Mor
Com cartazes, pais de alunos cobraram ações do Executivo na
sessão da Câmara; audiência pública é marcada e comissão debaterá medidas
Da Redação | Tribuna Liberal
A vulnerabilidade da segurança nas escolas de Monte Mor foi motivo de protesto de moradores na sessão desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal. Com cartazes, cerca de 15 moradores cobraram “segurança para as crianças”. A cidade teve dois ataques a escolas em dois meses. O assunto também será tema de debate em audiência pública que ocorrerá nesta quinta-feira (20), no Legislativo, a partir das 18h. O evento é organizado pela Comissão de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Outros Assuntos.
As pessoas interessadas em participar do debate poderão comparecer ao Plenário, localizado na rua Rage Maluf, 61, no Centro. Além disso, será possível acompanhar pelas redes sociais e enviar comentários online pelo sistema E-democracia. Paralelamente, uma Comissão Especial da Câmara pretende planejar ações visando à segurança das escolas. Em regime de urgência especial, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução 1/2023, de autoria do vereador Vitor Gabriel (PSDB), criando a comissão. A votação ocorreu durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17).
Na data, moradores protestaram no Plenário, portando cartazes reivindicando “mais segurança nas escolas” e “segurança para as nossas crianças”, dentre outros tópicos. O presidente da Câmara, Altran (MDB), anunciou que Vitor Gabriel será o presidente da Comissão, conforme Regimento Interno da Casa. “A comissão irá acompanhar de perto todas as ações e medidas propostas pelo Executivo, bem como sugerir ações e planos que venham de encontro a necessidade da população de nossa cidade”, diz Vitor, na justificativa, citando os recentes ataques ocorridos.
O projeto teve a relatoria do vereador Beto Carvalho (UNIÃO), parlamentar que também fez discurso, elogiando a iniciativa. Na sessão, Vitor lembrou que o projeto é “de extrema importância, tendo em vista todos os acontecimentos que vêm ocorrendo, não só na nossa cidade”. Os ataques a estabelecimentos de ensino têm gerado preocupação em autoridades de todo o país, recentemente.
O parlamentar destacou que pais e mães estão com medo de enviar seus filhos para as escolas e defendeu a atuação conjunta com a Prefeitura, “buscando juntos uma solução para acabar de vez com essa problemática”. O primeiro artigo do projeto diz que a Comissão Especial pretende viabilizar “análises, estudos e formulação de propostas visando proteger a população escolar do município, diante dos fatos recentes a estabelecimentos escolares”.
Executivo
Depois do novo atentado a uma escola de Monte Mor, o prefeito Edivaldo Brischi (PTB) marcou “reunião de emergência” e debateu na segunda-feira “soluções” para a segurança das unidades. O Botão do Pânico será instalado nas unidades a partir desta quarta-feira (19).
O poder público municipal informou que tem aumentado sua presença e participação na vida escolar, tanto na rede municipal de ensino, quanto na rede estadual e particular. O encontro contou com a presença do delegado de Monte Mor, Fernando Bueno de Castro. Perguntada sobre um posicionamento diante do protesto, a Prefeitura de Monte Mor não retornou.
Deixe um comentário