Educação
Governo implantou Alfabetiza Nova Odessa para alunos aprenderem a ler e escrever na idade correta

Leitinho vai a Brasília receber Selo Ouro por avanços na alfabetização infantil

José Jorge Teixeira, atual chefe de Gabinete e ex-secretário de Educação, destacou que índice de fluência leitora nas escolas subiu de 4,8 para 6,3 em 2024, e porcentagem de leitores iniciantes e fluentes aumentou de 56,6% para 80,4%

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Nova Odessa será premiada com o Selo Ouro do programa Criança Alfabetizada, um reconhecimento nacional por avanços concretizados na alfabetização infantil na Rede Municipal de Ensino. O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), irá a Brasília receber a premiação. De acordo com José Jorge Teixeira, atual chefe de Gabinete do prefeito e ex-secretário de Educação, o selo é resultado de um trabalho contínuo para fortalecer a alfabetização infantil. “Um extraordinário orgulho. Após muito trabalho, um time fantástico será coroado com este selo”, celebrou.

O índice de fluência leitora das escolas municipais subiu de 4,8 para 6,3 ao longo de 2024. Além disso, a porcentagem de alunos classificados como leitores iniciantes e fluentes saltou de 56,6% para 80,4% no mesmo período. A cidade atingiu 95 pontos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), que avalia a educação municipal, garantindo sua colocação na categoria mais alta da premiação.

Para alcançar esse resultado, a Prefeitura de Nova Odessa implementou iniciativas focadas na alfabetização. Entre elas, explicou José Jorge, o Alfabetiza Nova Odessa, que fortalece as políticas educacionais voltadas à alfabetização, garantindo que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.

“Também houve investimentos na formação contínua de professores e gestores, capacitando educadores municipais com cursos e metodologias inovadoras. A distribuição de materiais didáticos complementares reforçou o ensino em sala de aula, enquanto a tecnologia na educação foi ampliada com lousas digitais, tablets e um aplicativo de aulas e tarefas online, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível. Além disso, a cidade introduziu aulas de robótica na grade curricular, estimulando o raciocínio lógico dos alunos. Outra iniciativa importante foi a entrega de uniformes escolares gratuitos para todos os 5,3 mil alunos da Rede Municipal, promovendo equidade”, destacou José Jorge.

“Para garantir a eficácia do aprendizado, a Secretaria de Educação implementou um monitoramento contínuo da aprendizagem, aplicando avaliações regulares para garantir intervenções pedagógicas eficazes”, completou.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. O intuito da iniciativa é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário