Educação
Prefeito declarou em ação festiva que planeja transformar Hortolândia em ‘cidade universitária

Hortolândia pode receber campus da UFSCar, adiantam Zezé Gomes e Cafu

Prefeito e vice revelaram tratativas para viabilizar chegada de universidade federal ao Jardim Amanda durante evento direcionado a profissionais da educação para celebrar conquista de prêmio estadual por excelência da rede municipal

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) e o vice Cafu César (PSB) adiantaram a possibilidade de Hortolândia receber um campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em 2026, no prédio onde funcionava a antiga faculdade particular Hoyler, no Jardim Amanda. A informação foi divulgada durante evento em homenagem às escolas municipais premiadas por excelência educacional junto ao Programa “Alfabetiza Juntos São Paulo”, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal. 

Criada em fevereiro de 2024, esta política pública visa alfabetizar crianças até os sete anos de idade, isto é, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A meta é ter 90% de crianças leitoras, neste segmento, até o final de 2026. A cerimônia, que aconteceu na sexta-feira (11), no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, reuniu 150 profissionais convidados, gestores, coordenadores pedagógicos, supervisores educacionais e diretores de departamento. O evento ainda contou com a presença dos secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Renato Muccillo (adjunto).

“A educação de Hortolândia merece o patamar em que está. A gente está num outro momento da educação aqui, mais antenado com a política pública federal, mais alinhado com os desafios da educação daquilo que se discute no mundo. Então, vocês merecem. Parabéns, muito obrigado”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Segundo a Secretaria de Educação, em Hortolândia, o programa mobiliza todos os 223 professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais, os 35 coordenadores pedagógicos das escolas participantes, bem como a equipe técnica do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. A premiação diz respeito ao trabalho realizado junto a 5.492 crianças, que estudavam em salas de 1º e 2º ano na rede municipal, em 2024.

POLO EDUCACIONAL

Durante a cerimônia, Zezé Gomes e Cafu revelaram a possibilidade de Hortolândia receber outra boa notícia na área educacional, na próxima semana: a implantação de um campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em 2026 , no prédio onde funcionava a antiga faculdade particular Hoyler, no Jd. Amanda.

“A pauta mais importante do nosso governo é a educação. Tenho lutado muito para que a gente possa valorizar os professores, a nossa rede, e entregar cada vez mais algo melhor para vocês, para que vocês possam também devolver isso ao nosso povo. Eu tenho um sonho de a gente tornar a cidade de Hortolândia numa cidade universitária e já foi dado esse passo importantíssimo. Eu fui visitar em São Carlos a UFSCar. E sei que tem 100 professores daqui que fazem pós lá na UFSCar. O que vocês vão fazer aqui agora? Vão fazer aqui na cidade, porque nós estamos trabalhando por isso”, antecipou o prefeito, já fazendo planos para toda a região, após a chegada do novo campus.

FLUÊNCIA LEITORA

Dentro do Programa “Alfabetiza Juntos SP” existe a Avaliação de Fluência Leitora. Ela verifica o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite aferir a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração parâmetros como habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Aproximadamente 2.790 crianças, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Hortolândia, participam da “Avaliação de Fluência Leitora – Entrada 2025” até o dia 28 deste mês. A avaliação é conduzida pelos próprios professores das turmas. Segundo a Secretaria de Educação, ela permitirá um diagnóstico individualizado de cada estudante.

No segundo semestre de 2025, os estudantes participarão novamente da avaliação, desta vez chamada de “Avaliação de Fluência Leitora – Saída 2025”. O comparativo entre os dois momentos permitirá ao município analisar o avanço das crianças ao longo do ano, ajustando ou intensificando as ações pedagógicas conforme necessário. A iniciativa integra o CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), do Governo Federal.

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