Educação
Prefeito Zezé Gomes conferiu qualidade dos uniformes e destacou economia gerada aos pais de alunos

Hortolândia finaliza confecção dos uniformes escolares para ano letivo

Todos uniformes serão distribuídos com materiais escolares para aproximadamente 25 mil alunos da rede municipal; a pedido dos pais, kit vem com camisetas, shorts para meninos e shorts-saia para meninas; distribuição está marcada

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia finalizou a confecção dos uniformes escolares que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2025. Ao todo, a ação intersetorial da Prefeitura, realizada por meio das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Inclusão e Desenvolvimento Social, foi responsável pela confecção de 25 mil kits de uniformes escolares de verão. Além dos uniformes, a Prefeitura também entregará aos alunos um kit com materiais escolares.

Confeccionados por 50 bolsistas do Programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação) matriculados no curso de “Costura & Moda” do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), os 25 mil kits de uniformes escolares de verão são compostos por duas camisetas, além de um shorts, para os meninos, e um shorts-saia para as meninas, novidade deste ano que atende a pedidos realizados pelas mães das alunas.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), celebrou a confecção dos uniformes escolares de verão. “Fico extremamente feliz de poder entregar os kits logo no início do ano letivo. O uniforme e o material democratizam a educação colocando todos os alunos em pé de igualdade e, para as famílias, significa segurança e uma bela economia. É com muita satisfação que preparamos estes uniformes e materiais escolares que, com certeza, vão garantir um ensino cada vez de maior qualidade para nossos alunos”, declarou Zezé Gomes.

O trabalho de confecção dos uniformes escolares de verão teve início em março do ano passado. O processo de confecção envolveu a separação dos cortes de tecidos, costura das peças e finalização de pequenos detalhes. Ao todo, foram confeccionadas 75 mil peças de roupas.

A moradora do Jd. Interlagos, Maria de Paula, é uma das 50 bolsistas do programa Acerte envolvidas na costura dos uniformes escolares. “Esta oficina é muito importante, porque eu tinha um sonho de aprender a costurar há muitos anos, mas devido ao casamento e maternidade acabei deixando este sonho de lado. Além do CQP (Curso de Qualificação Profissional) da Prefeitura proporcionar uma renda extra para minha família, é muito gratificante poder ver as crianças usando os uniformes escolares que eu ajudei a confeccionar”, afirma Maria de Paula, avó de uma das crianças que será beneficiada com a distribuição dos uniformes e materiais escolares.

Além dos uniformes escolares de verão, os alunos matriculados na rede municipal de ensino também receberão, a partir do dia 07 de fevereiro, um kit com materiais escolares. Entre os materiais distribuídos pela Prefeitura, estão mochilas, estojos, cadernos, lápis de cor, além de outros materiais necessários para utilização escolar. Outra novidade deste ano é a distribuição de mochilas maiores para os alunos mais altos.

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, enfatiza a celeridade da administração em providenciar os kits logo no início do ano letivo. “Lá atrás o prefeito Zezé nos deu uma missão de entregar todos estes kits no tempo certo. Então, desde 2021, realizamos um planejamento intersetorial, para ajustar o calendário escolar com as oficinas de confecção dos uniformes. Estes uniformes e materiais escolares proporcionam dignidade e identidade para nossos alunos”, avalia Fernando de Moraes.

Para o secretário de Governo e vice-prefeito, Cafu César (PSB), a distribuição dos uniformes e materiais escolares corroboram com uma das missões da atual gestão. “Todos estes itens foram cuidadosamente selecionados e confeccionados pensando na qualidade de ensino dos nossos alunos. O carinho na escolha destes materiais escolares e a distribuição dos uniformes de verão para as nossas crianças e jovens demonstram uma das maiores preocupações do governo, que é cuidar das pessoas”, enfatiza Cafu.

De acordo com a Secretaria de Educação, a previsão é que todos os itens sejam entregues aos alunos até a segunda semana do calendário letivo. O cronograma de distribuição dos uniformes e materiais escolares, no entanto, será definido por cada unidade de ensino. Bolsistas do Programa Acerte matriculados no CQP estão em fase de finalização dos uniformes escolares de inverno. A entrega destes uniformes está prevista para abril deste ano.

Deixe um comentário