Educação
Prefeito e secretários comemoram premiação; meta é ter 90% de crianças leitoras até o final de 2026

Hortolândia é premiada pelo Estado por excelência na educação municipal

Unidades de ensino da prefeitura foram reconhecidas em evento e prefeito Zezé Gomes disse que resultado passa pela ‘construção de uma Hortolândia inteligente e sustentável na educação, que é uma das partes mais sensíveis’ do governo

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) participou nesta terça-feira (25) da cerimônia de premiação do programa “Alfabetiza Juntos SP”, promovida pelo Governo do Estado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa foi instituída no ano passado, em regime de parceria, em todas as 645 cidades do Estado, como forma de política pública do Governo de São Paulo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental (7 anos de idade). Hortolândia foi premiada em “Excelência Educacional”. Ao todo, 100 municípios foram contemplados.

“Ao lado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes e do secretário- adjunto, Renato Mucillo, participamos desta linda premiação que passa pela construção de uma Hortolândia inteligente e sustentável na educação, que é uma das partes mais ‘sensíveis’ do nosso trabalho. A educação mexe com o coração de quem irá cuidar da nossa cidade no futuro, ou seja, nossas crianças, estudantes das escolas municipais. Este prêmio vai para os educadores, os profissionais da educação, responsáveis pelo trabalho incansável que, a cada dia, melhora os índices em nossa cidade”, comentou o prefeito.

A meta do “Alfabetiza Juntos SP” é ter 90% de crianças leitoras, na faixa que abrange o programa, até o final de 2026. Em Hortolândia, participaram do programa educadores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, totalizando 223, em 35 unidades de ensino com a participação de 5.492 crianças matriculadas.

FLUÊNCIA LEITORA

Em 2023, a Secretaria da Educação do Governo de São Paulo implantou a Avaliação de Fluência Leitora, também parte do programa “Alfabetiza Juntos SP”. A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Neste ano, aproximadamente 2.790 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de Hortolândia participam até o dia 28 deste mês da “Avaliação de Fluência Leitora – Entrada 2025”. A avaliação é conduzida pelos próprios professores das turmas. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, ela permitirá um diagnóstico individualizado de cada estudante.

No segundo semestre, os estudantes participarão novamente da avaliação, desta vez chamada de “Avaliação de Fluência Leitora – Saída 2025”. O comparativo entre os dois momentos permitirá ao município analisar o avanço das crianças ao longo do ano, ajustando ou intensificando as ações pedagógicas conforme necessário. A iniciativa integra o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.

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