Hortolândia celebra formatura da 4ª turma de Especialização na Educação
Cooperação da Prefeitura com a Universidade Federal de São Carlos já capacitou mais de cem profissionais ligados à rede municipal de educação
Da Redação | Tribuna Liberal
Uma noite marcada pelo reconhecimento, por conquistas e
reflexões sobre a formação continuada. Foi assim a cerimônia de formatura da
quarta turma da Especialização ‘Escola-Outra na perspectiva da teoria da
relação com o saber e da teoria da biografização’, realizada na noite desta
quinta-feira (12), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino
Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso
Campineiro. O evento reuniu mais de cem pessoas, entre elas formandos,
convidados, gestores e profissionais da Educação.
A formação é promovida anualmente, desde 2020/2021, pela
Prefeitura de Hortolândia, em cooperação com a UFSCar (Universidade Federal de
São Carlos). Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, 102
profissionais da Educação concluíram com êxito a especialização na edição
2023/2024.
Durante a cerimônia, o coordenador pedagógico do Centro de
Formação Paulo Freire, Roberto Marcos Gomes de Onófrio, responsável pela
formação no âmbito da Administração Municipal, fez um balanço da cooperação
durante os cinco anos de projeto, informando aos presentes que o curso havia
registrado o índice de 64,6% de aprovação.
Segundo o pesquisador, este índice é ‘significativo’,
especialmente se comparado ao dos demais cursos de educação à distância
disponíveis no Brasil. Baseado em dados do Instituto Semesp (Sindicato das
Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo), afirmou que a média de
conclusão, nesta modalidade de ensino, no tempo regular, é de apenas 26,4%, e
que o índice de desistência, de 35,4%, é atribuído a fatores como falta de
tempo, sobrecarga de trabalho, problemas de saúde e dificuldades em cumprir
prazos.
Ainda de acordo com Onófrio, entre os formandos da quarta
turma, 43% haviam concluído a primeira pós-graduação – dado relevante, que
destaca o papel do curso na democratização da formação continuada. Ainda
segundo ele, o programa abrangeu profissionais de 44 escolas municipais e de
três instituições conveniadas ao Programa Bolsa Creche, incluindo professores,
coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores e educadores infantis.
“Esse resultado reflete o esforço coletivo dos cursistas,
dos tutores e do apoio estruturado da SMECT/Hortolândia (Secretaria Municipal
de Educação, Ciência e Tecnologia) e da UFSCar,” enfatizou Onófrio.
“Este é um momento de parabenizarmos os cursistas formandos
pela generosidade e persistência em se manterem firmes ao longo de todo o
curso, em nome do aprofundamento de duas experiências exitosas – ‘O território
de saberes’ e a ‘Escola-Outra’ e em favor, especialmente de todas as crianças e
jovens que frequentam as escolas da rede pública de Hortolândia, principal
razão da oferta do curso”, destacou o idealizador da formação, Flávio Caetano
da Silva da UFSCar.
“Com elevado índice de aprovação ao final do curso,
celebramos o esforço conjunto entre a Prefeitura de Hortolândia, na pessoa do
prefeito Zezé Gomes; do secretário de Educação, Fernando Morais; do secretário
adjunto, Renato Muccillo; do Diretor de Departamento de Pedagogia e Formação
Continuada, Donizete Faria, e, meu, Prof. Flávio Caetano da Silva, do
Departamento de Educação da UFSCar”, complementou o docente.
“O curso ‘Escola Outra’ é fruto de uma parceria que vai além
de um simples termo de cooperação técnica. Trata-se de um compromisso
político-pedagógico, social e ético, que tem como objetivo transformar nossas
escolas em verdadeiros territórios de saberes e integração. É inspirador ver
tantos profissionais da educação superando desafios e alcançando novos
patamares de conhecimento, reforçando nosso objetivo de oferecer uma educação
pública de qualidade e inclusiva para todos”, ressaltou o secretário de
Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
TERMO DE COOPERAÇÃO
O Curso de Especialização é fruto do Termo de Cooperação
Técnica entre a UFSCar e as prefeituras de Hortolândia, São Carlos, Santa
Bárbara d’Oeste, Descalvado, Monte Mor, Limeira e Porto Feliz.
A equipe de tutores e colaboradores inclui especialistas,
mestres e doutorandos da rede municipal de ensino, como Fabiana da Silva Santos
Rodrigues, Márcia Cristina Gonçalves Scarazzatto e Marcos Antonio Gonçalves dos
Santos, que acompanham o percurso formativo dos cursistas.
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