Hortolândia retoma atividades do Proerd com cerca de 800 estudantes
Da Redação | Tribuna Liberal
Hortolândia retomou nesta segunda-feira (7) as atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, serão atendidos agora cerca de 800 estudantes dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental.
As aulas são conduzidas por dois policiais, os cabos Michel Henrique Hespanhol e Thamara Cristina Serpa Ribeiro, e acontecem uma vez por semana, ao longo de um semestre, em cada escola. O objetivo é ensinar às crianças noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões.
A ideia é gerar
escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades
básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do
indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e
autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros,
habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e
responsabilidades.
Neste semestre, serão atendidos 430 estudantes de quatro Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago; Profa. Helena Futava Takahashi, Jardim Campos Verdes; Villágio Ghiraldelli e Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jardim Santana. Já o Proerd Kids, versão infantil do programa voltado a crianças menores, atenderá 370 alunos do terceiro ano, de duas Emefs: Boa Esperança José Roque de Moura e Salvador Zacharias Pereira Júnior, na região do Novo Ângulo.
A parceria atende ao artigo 53 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069/1990, que diz que “é dever da instituição de ensino, clubes e agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas”. Também está alinhada ao que prescreve o artigo 12 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) 9394/96, que afirma a importância de “promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependências de drogas”.
No primeiro semestre deste ano, os programas Proerd e Proerd Kids formaram cerca de 810 alunos das Emefs Jardim Primavera, no Boa Esperança; Armelinda Espúrio da Silva, no Chácaras Fazenda do Coelho; João Calixto da Silva, no Chácara Nova Boa Vista; Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide; Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Jardim Sumarezinho; e das Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Nossa Senhora de Fátima e Richard Chibim Naumann, no Jardim Interlagos. Os dados são da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Todas as turmas que participaram das aulas ganharam formaturas que incluíram falas de autoridades, juramento, apresentações diversas feitas pelos alunos e presentes sorteados entre os participantes.
PROERD KIDS
O Proerd Kids apresenta diversos temas ligados à cidadania, de forma lúdica e didática. As lições Proerd, previstas no Proerd Kids, têm por objetivo conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de solicitar ajuda em casos de emergência, mostrar a vantagem de obedecer às regras e às sinalizações de trânsito, o perigo de ingerir produtos não alimentares, a importância de observar o que acontece à volta, como agir quando estranhos se aproximam, como descobrir os próprios sentimentos e como controlá-los, aprendendo técnicas para reagir de maneira segura às provocações dos colegas.
TEMAS ABORDADOS
1) Quem você pode chamar no caso de uma emergência?
2) Por que é mais seguro obedecer à sinalização de trânsito?
3) Como podemos saber o que é seguro tocar, provar, cheirar ou comer?
4) Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?
5) O que você deve fazer quando alguém desconhecido fala com você?
6) O que você está sentindo?
7) O que você deve fazer quando está com raiva?
8) O que devemos fazer quando vemos ou ouvimos comportamentos que causam mal a alguém?
Deixe um comentário