Educação
Anúncio foi feito no lançamento do projeto ‘Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar’

Hortolândia deve zerar fila por creche ainda neste ano, afirma Zezé Gomes

Atendimento de 800 crianças será realizado por OSC (Organização da Sociedade Civil) contratada; termo de colaboração já foi assinado e prazo para iniciar os trabalhos é de 60 dias

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura trabalha para zerar a fila de espera por creche em Hortolândia, ainda neste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no auditório Arlete Afonso, do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia, durante o lançamento do Projeto “Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar”.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o atendimento de aproximadamente 800 crianças com idades entre quatro meses e três anos, será feito por meio da contratação de uma OSC (Organização da Sociedade Civil), que terá 60 dias para iniciar o atendimento em oito regiões do município. A previsão é que o serviço comece a ser prestado no final de outubro, uma vez que o termo de colaboração foi assinado na última segunda-feira (28).

“Educação é a locomotiva de uma cidade inteligente e sustentável. É ela quem deve puxar as demais. Por isso, aqui investimos tanto na qualidade de ensino. Temos um currículo próprio, respeitamos os servidores, estamos reformando e fazendo manutenção nas escolas, oferecemos merenda escolar de qualidade e buscamos tudo de inovador para a educação, como a Robótica. Tudo isso não é gasto. É investimento”, afirmou Zezé Gomes, ladeado pelos secretários Fernando Moraes e Renato Muccillo (titular e adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia) e Carlos Augusto César, o Cafu (titular de Governo).

O evento marcou a ampliação do projeto de “Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar”, em implantação na cidade. “Queremos trabalhar o aprendizado e a tecnologia potencializando este aprendizado”, afirmou Fernando Moraes, durante o evento.

Para Cafu, a Prefeitura prepara Hortolândia para ser uma cidade inteligente e sustentável e o projeto de Robótica Educacional mostra que “está no caminho certo”. Atualmente, o projeto beneficia mais de 19 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, sendo 5.737 crianças da Educação Infantil, 13.853 mil crianças e jovens do Ensino Fundamental e 314 jovens e adultos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). “É muito legal. A gente aprende a trabalhar em equipe e a mexer no computador”, comentou Isabele Menezes, de 11 anos, estudante do 5° ano A da Emef Ana Bodini.

A colega Ana Vitória Alves Aguiar, de 10 anos, acha o projeto “interessante”, porque com ele aprende a “trabalhar em equipe e fazer tudo de novo, se não der certo”. Pensamento igual ao do amigo Gabriel Silveira de Almeida, de 11 anos, que está animado com o fato de aprender a programar. Já para Luan Lucas Tech, de 10 anos, outro aprendizado importante é o da paciência.

“É muito gratificante. O projeto é novo. Estamos descobrindo e construindo juntos com os alunos. Cada dia descobrimos uma coisa. Eles são muito curiosos e interessados”, afirma a professora Lidiamara Dell Anhol, multiplicadora de Robótica na Emef Ana Bodini. Cada sala participa do projeto uma vez por semana.

O projeto, coordenado pelo Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outros. Junto com o conteúdo teórico, são utilizados kits da empresa Alpha Mecatrônica, com peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens. Já no Infantil, entra em cena um pequeno robô, o ROB, que estimula a aprendizagem e a lógica de programação de maneira lúdica, incentivando também a criatividade das crianças.

CURRÍCULO MUNICIPAL

O projeto faz parte do Currículo Municipal Integra Saberes que aborda, entre princípios educacionais, o conceito de letramento tecnológico, capacidade do indivíduo de ler e escrever em suportes digitais, desenvolvendo o aprendizado.

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