Educação
Mais de cem estudantes da Etec de Hortolândia conquistaram medalhas na Olimpíada

Estudantes da Etec Hortolândia ganham mais de cem medalhas na nona “Olimpíada do Saber”

Competição nacional busca despertar aptidões em jovens talentos e estimular o interesse por arte, matemática, raciocínio lógico, língua estrangeira, atualidades e ciência e tecnologia  

 Da Redação | Tribuna Liberal

Mais de cem estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia conquistaram medalhas na nona edição da OBS (Olimpíada Brasileira do Saber). Criada em 2014, a competição nacional busca despertar aptidões em jovens talentos e estimular o interesse por arte, matemática, raciocínio lógico, língua estrangeira, atualidades, ciência e tecnologia. 

Com o projeto ‘A música como ferramenta de aprendizado de um idioma – teoria da aprendizagem significativa’, os estudantes Kelwen Alvão, Guilherme Costa e Gabriel Rocha levaram medalha de ouro na disputa, que reúne alunos de todo o Estado de São Paulo. O grupo teve a orientação dos professores Priscila Martins e Ralfe Filho.  

A OBS é composta por três etapas. Na primeira e segunda fases, são aplicadas provas objetivas individuais pelas escolas participantes. Na terceira etapa, são realizadas provas de habilidades, cultura maker, debates em inglês e competição de robótica. Um levantamento feito com 10 unidades do Centro Paula Souza (CPS) aponta que, do total de 806 medalhas conquistadas, 12 são de ouro, 192 de prata e 264 de bronze, além de 338 menções honrosas. 

Feteps  

Ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras. É o que oferece a Feteps (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), que será realizada entre os dias 19 e 22, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na Zona Sul da Capital. Dois grupos de estudantes da Etec Hortolândia vão participar do evento.  

Em sua 15ª edição, a Feteps apresenta 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado) e do Geead (Grupo de Estudo de Educação a Distância) do Centro Paula Souza. A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de EPT (Educação Profissional e Tecnológica) nacionais e internacionais. 

Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). 

 

Deixe um comentário