Educação
Crianças participaram de maneira ativa no plantio, tendo contato direto com a terra e as sementes

Escolas de Nova Odessa ganham unidades do Projeto ‘Horta Escola’

Da Redação | Tribuna Liberal

Em mais uma parceria do Setor de Alimentação Escolar de Nova Odessa com o curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana), alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica, antigo Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Walter Merenda, do Jardim Santa Rosa, conheceram nas últimas semanas os benefícios de se manter uma horta na própria unidade escolar e, especialmente, da cenoura.

Nos dias 30 de agosto e 3 de setembro, as estagiárias de Nutrição, Caroline Aloisi e Larissa Paparotte, com supervisão da nutricionista da prefeitura, Juliana Savitsky, e da orientadora de estágio Joseane Almeida dos Santos Nobre, fizeram um trabalho de plantio e cultivo de horta na Creche Municipal, com as turmas da manhã e da tarde.

A cenoura foi escolhida para ser cultivada na escola devido à baixa aceitabilidade desse alimento pelos alunos. O plantio foi feito em pneus disponibilizados pela escola, dessa forma, foi possível trabalhar também a reutilização do material contribuindo com o meio ambiente.

Durante a atividade foi explicado, de forma lúdica, os benefícios da cenoura para a saúde. As crianças participaram de maneira ativa no plantio da cenoura, tendo contato direto com a terra e com as sementes. Ao final do projeto, a responsabilidade de manter a horta fica sempre para a escola atendida.

“O objetivo das hortas escolares e oficinas é familiarizar os alunos com os alimentos ofertados na Merenda Escolar. Mostrar todo o processo do plantio até o momento de servir. Durante as atividades, explicamos todos os benefícios do alimento e as muitas maneiras diferentes que podem ser servidos”, afirmou Juliana.

“Por exemplo, se a criança não gosta de cenoura ralada, vamos fazer em rodela. Prefere crua ou cozida? Podemos comer cenoura na salada, no bolo, no arroz, na sopa e até no suco. Queremos mostrar que não existem alimentos ruins, desde que eles experimentem todas as preparações possíveis que estamos dispostas a oferecer”, completou a doutora e professora universitária.

HORTA NA EMEB

Já no último dia 9, as estagiárias Caroline Aloisi e Larissa Paparotte fizeram um trabalho de plantio e cultivo de horta na escola Emeb Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara. Novamente, a cenoura foi escolhida para ser cultivada.

Neste caso, o plantio foi feito em jardineiras. Durante a atividade foi explicado, de forma lúdica, os benefícios da cenoura para a saúde. As crianças participaram de maneira ativa no plantio da cenoura, tendo contato direto com a terra e com as sementes.

A MERENDA ESCOLAR

A equipe da Merenda Escolar é composta por cerca de 190 profissionais, incluindo os 14 colaboradores municipais que atuam na central, localizada na avenida Dr Eddy de Freitas Crissiúma. Diariamente, são servidas cerca de 13,6 mil refeições, incluindo 3,8 mil desjejuns, 3,8 mil almoços, 3,8 mil jantares e 2,2 millanches para os alunos de período integral.

Todos recebem diariamente todas as refeições previstas no PNAE. O Município atende ainda, com merenda escolar, as ONGs Apae, Casa Abrigo Casulo e SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) a ‘guardinha’ da cidade.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo cerca de 5,3 mil alunos.

Deixe um comentário