Educação
Alunos de Sumaré participam de desafios ambientais em duas unidades - Foto: Divulgação

Escola do Residencial Regina recebe projeto ambiental com apoio da PPG

Em Sumaré, ‘Vira e Mexe Meio Ambiente’ beneficia mais de 1,3 mil estudantes de escolas públicas; ação se repete nesta terça-feira na mesma unidade e quarta atende nova escola

Da Redação | Tribuna Liberal

A Escola Municipal Parque Residencial Regina, de Sumaré, recebeu nesta segunda-feira (29) o projeto “Vira e Mexe Meio Ambiente”, que acontece em duas escolas públicas, com uma ação no período da manhã e uma no período da tarde, atendendo aproximadamente 1.350 alunos e professores, com patrocínio da empresa PPG. Nesta terça-feira (30), o projeto se repete na mesma escola e, na quarta-feira (31), será realizado na Escola Municipal Professora Eliana Minchin Vaughan.

A iniciativa faz parte da estratégia de performance social da companhia, que possui como um dos objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios em que atua. O projeto consiste em atividades lúdicas com a temática ambiental que envolvem gamificação, trabalho em equipe, apresentação de peça teatral, entrega de revista informativa e promoção de workshop para professores.

As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo e os 5 R’s do consumo consciente: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar, que estarão divididos em cinco estágios.

Os alunos serão conduzidos por monitores e divididos por faixas etárias. Em cada estação, haverá crianças participando simultaneamente, com desafios que abordam a problemática ambiental. Durante as vivências, os alunos serão estimulados a se tornarem protetores do planeta e encorajados a derrotar o grande vilão Dr. Poluição. Após concluírem todas as etapas do projeto, receberão insígnias de “Defensores da Terra”.

“Vira e Mexe Meio Ambiente” ainda conta com o workshop “Semear”, ação voltada para os educadores que terá 1h30 de duração e será ministrado pela psicopedagoga Leiza Apaza, para os professores de cada escola atendida. A proposta é despertar a valorização do caminho do conhecimento e promover reflexões acerca do papel que representam como docentes.

Projeto ambiental

A iniciativa permanece neste itinerário por três dias. O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com o patrocínio da PPG, fornecedora global de tintas, revestimentos e materiais especiais para milhares de indústrias e lares em todo o mundo há 140 anos.

A produção das oficinas é da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, em parceria com a empresa Núcleo Cultural.

Deixe um comentário