Emef Maria Célia abre 150 vagas na educação integral, após ampliação de salas em Hortolândia
Evento de entrega das benfeitorias reuniu centenas de
pessoas no pátio da escola, nesta sexta-feira, no Jardim Amanda
Da Redação | Tribuna Liberal
Cerca de 200 pessoas, entre crianças, pais e responsáveis,
profissionais da educação e autoridades locais, acompanharam, nesta sexta-feira
(16), a cerimônia de entrega de ampliação de salas na Emef (Escola Municipal de
Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda. A adequação do
espaço para a criação de três salas de aula permitiu a abertura de 150 novas
vagas na Educação Integral para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo a diretora Míriam Izabel da Silva, a unidade atendia
cem estudantes nas atividades do programa, em contraturno, antes da reforma.
Agora, beneficiará 250 estudantes. A ação foi bem recebida pela comunidade
escolar.
Para a dona de casa Graciele Barbosa, de 41 anos, moradora
do Jardim Amanda, a abertura das novas salas permitiu atender o pedido do filho
Kauê Rafael, de nove anos, que agora fica em período integral. “Ficou bom. Ele
queria muito ficar mais na escola, porque a prima falou que era muito gostoso.
Gostei também porque me ajuda nos meus intervalos de trabalho. Não preciso mais
pagar alguém para ficar com ele”, afirma a moradora, que trabalha como monitora
escolar.
Durante o evento, crianças matriculadas na educação integral
fizeram apresentações artísticas, musicais e teatrais, abordando um tema muito
relevante na atualidade, o “bullying” (prática de perseguição sistemática e
pública a alguém, afetando sua autoestima).
Os participantes apresentaram ainda à comunidade escolar o
‘Projeto Acolhedores’, em que estudantes dos quarto e quinto anos acolhem
alunos do primeiro ao terceiro ano ingressantes no programa. Eles ajudam na
organização escolar, atendendo a demandas da escola no momento como, por
exemplo, criando o ‘cantinho da higiene’ e propondo a todos fazer um novo amigo
por dia.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia anunciou a
manutenção das reformas na unidade, desta vez, focando no auditório da escola,
temporariamente fechado. A previsão é que as intervenções para troca de
assentos e climatização do espaço, comecem ainda neste mês, com a utilização de
recursos próprios da administração municipal.
As intervenções nas salas foram feitas por meio de parceria
com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Associação Educacional Maria do
Carmo Ferreira Paula, vencedora do chamamento público, que atende ao termo de
colaboração para atendimento das criança/estudantes no Complemento Educacional,
Projeto Robótica e Educação Especial/Inclusiva, com atuação nas Unidades
Escolares da Rede Municipal de Ensino de Hortolândia.
A entidade também contratou agentes educacionais para atuar
nas estações de vivência ofertadas na Emef Maria Célia. Desde agosto de 2023, a
OSC atua na cidade, em colaboração com a Prefeitura, na oferta de 800 vagas
para creche, a fim de zerar a fila de espera na Educação Infantil, no
município.
EDUCAÇÃO INTEGRAL
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia,
atualmente, cerca de cinco mil estudantes do primeiro ao quinto ano da rede
municipal de Hortolândia participam do programa de educação integral, em 19
escolas participantes. Nestas unidades, no período oposto ao das aulas
regulares, estudantes com idades entre seis e 11 anos de idade,
aproximadamente, participam de atividades artísticas e culturais, esportivas,
de lazer e cidadania e até mesmo de reforço escolar. O programa foi lançado em
março de 2017.
A ideia é contribuir para que a criança se desenvolva em
diferentes dimensões. Para tanto, o programa disponibiliza cinco componentes
educacionais: Orientação de Estudos; Convivência e Afetos; Artes Integradas;
Práticas Corporais e Musicalização. Além disso, os alunos inscritos podem
participar do PFCA (Programa de Fortalecimento de Aprendizagem - Saberes em
Foco), que busca auxiliar estudantes a superar desafios encontrados ao longo de
seu processo de escolarização.
O programa de Educação Integral está alinhado com os
princípios e fundamentos do Currículo Municipal - Integra Saberes. Este destaca
a importância de uma abordagem abrangente, reconhecendo que a formação humana
integral é complexa, envolvendo várias dimensões, como intelectual, física, emocional,
social e cultural. Essa abordagem está alinhada com a visão de formação
apresentada na BNCC de 2018, que reconhece todas as crianças como seres plenos
de direitos, capazes de aprender e se desenvolver.
Unidade atendia cem estudantes nas atividades do programa,
com a adequação beneficiará 250 crianças matriculadas
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