Em manifestação, pais defendem segurança nas escolas de Sumaré
Ato na Praça das Bandeiras reúne moradores que acompanham
adoção de medidas nas unidades de ensino
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Pais e pessoas ligadas ao CNEP (Crianças na Escola Protegida) realizaram neste domingo (16) um manifesto no entorno da Praça das Bandeiras, região central de Sumaré, em defesa de medidas de segurança nas escolas da cidade. A manifestação ocorreu entre 9h e 12h.
“Somos pais unidos para gritar por segurança aos nossos filhos. Foi uma manifestação de sucesso, teve a adesão de muitas pessoas que passavam ali, a gente chamava, as pessoas paravam, fomos acolhidos pela população sumareense. Queremos segurança fixa dentro das escolas, viatura policial nas escolas de tempo integral, monitoramento, grades, cercas elétricas, treinamento sobre o que fazer nessa situação”, declarou Silmara Gonçalves, integrante do CNEP.
“Vale destacar que pelo fato histórico das escolas de Sumaré começarem a conversar entre si simultaneamente, cada representante, de cada escola, tem como principal objetivo verificar toda questão de segurança se está implementada nas escolas ou não, estamos para verificar se o trabalho está sendo executado. É uma forma conjunta de poder estar presente nas escolas e fazer com que nossos olhos enxerguem aquilo que é pronunciado, se foi feita a medida, se está sendo cumprida”, disse José Ricardo Ramos Souza.
O ato foi considerado “produtivo” pelos organizadores. “Houve um grande envolvimento na manifestação, envolvimento pelas causas e para ter o sentimento de proteção”, disse Heliton Rodrigues da Cunha. Cássia Neves, uma das fundadoras, destacou o projeto. “O projeto foi criado com o objetivo de segurança para as crianças em um todo. O projeto tomou uma proporção e cresceu tão rápido que nosso time ganhou reforço”, explicou.
A Prefeitura de Sumaré realizará a partir desta semana aulas de comportamento seguro para alunos e profissionais da educação. Na última semana, o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), anunciou a instalação de cercas elétricas e detectores de metais nas unidades. Outra medida anunciada é que o controle de acesso nos colégios será realizado por um profissional, que fará inspeção nas mochilas dos alunos. Há alguns dias, a Guarda Civil Municipal priorizou as rondas nas escolas com mais viaturas.
Entre outras medidas anunciadas estão a instalação imediata de Botão do Pânico nas unidades, câmeras de monitoramento com reconhecimento facial, atuação de equipes multidisciplinares para capacitação de professores e demais profissionais, identificação de todos os alunos por meio de crachá, controle de acesso intensificado, capacitação dos professores para situações de risco, campanha de combate às fake news, criação de um manual de protocolo para os pais, curso de defesa pessoal para docentes e outros profissionais e a proibição da entrada de pessoas nas unidades para maior segurança dos alunos e professores.
Deixe um comentário