Educação
Ação socioambiental da BRK contou com a participação de 15 alunos, que deram vida ao muro da escola

Em ação da BRK, meio ambiente é retratado em escola de Sumaré

Área externa da Escola Estadual Ângelo Campo Dall’Orto, no Jardim Nova Veneza, ganhou cores em projeto que gera apropriação de locais públicos para conscientização através do grafite

Da Redação | Tribuna Liberal

Levar cor, alegria e arte à Escola Estadual Ângelo Campo Dall’Orto, no Jardim Nova Veneza. Essa foi a proposta da oficina de grafite realizada em um muro externo da instituição nesta semana. A ação socioambiental aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de setembro e foi promovida pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré. 

A iniciativa visa promover a apropriação de espaços públicos e aumentar a sensibilização socioambiental por meio da arte do grafite.  O tema escolhido para esta pintura foi o meio ambiente. Durante a oficina, cerca de 15 alunos puderam entender a importância da conscientização e preservação ambiental.

“Esta oficina de grafite foi uma oportunidade valiosa para nossos alunos. Com ela, eles vivenciaram a arte de forma prática, o que contribuiu para aprimorar sua própria aprendizagem. É uma maneira de mostrar que o grafite é uma expressão legítima da cultura urbana, não uma degradação, promovendo um entendimento mais profundo sobre a arte nas cidades”, explica a vice-diretora da escola, Sandra Mara dos Anjos de Oliveira.

 Além da oficina de grafite, também foram disponibilizados pela BRK a preparação prévia do muro e todos os materiais de pintura para a prática da arte urbana. A gerente de sustentabilidade da BRK, Thaís Cortina, reforça que essa ação social promove um impacto significativo no ambiente escolar e na consciência ambiental dos alunos. “Trouxemos o saneamento para uma outra esfera, o que faz parte do trabalho de conscientização ambiental realizado pela concessionária.”

 Bruna de Freitas Moreira, conhecida como Bromou, grafiteira que ministrou a oficina, ressaltou a importância desse primeiro contato dos alunos com o grafite, já que cada vez mais a arte urbana possui o poder de mudar a vida das pessoas e ajuda a desenvolver o lado lúdico da comunidade. Além disso, a escolha do desenho que vai estampar o muro é fundamental para a mensagem que se deseja transmitir.

  “Além de apresentar uma nova arte para eles, o intuito é gerar uma conexão e deixar um espaço mais bonito. Com a escolha desse desenho, as crianças começam a entender como funciona o saneamento na vida delas, que o fornecimento deste recurso traz qualidade de vida e mais saúde a todos”, afirma a grafiteira. A ação contou ainda com a participação da escritora de grafite Walleria Miguel da Cunha, a Wall, que contribui para criação das ilustrações sobre meio ambiente.

Deixe um comentário