Educação

Educação de Nova Odessa promove ações internas de conscientização sobre autismo

Secretaria de Educação organizará em abril ciclo de encontros com profissionais para dialogar e refletir

 

Partindo do pressuposto que a conscientização do autismo é um passo importante e que deve ser construído diariamente, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa organiza em abril um ciclo de encontros com profissionais da Educação que tem como objetivo principal dialogar e refletir sobre os TEAs (Transtornos do Espectro Autista), ou simplesmente autismo.


O primeiro encontro aconteceu no dia 08/03, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Almerinda Delega Delben, no Parque Residencial Klavin, com os professores de Arte. O segundo encontro ocorreu no dia 15/03, também na EMEF Almerinda, mas com os professores de Educação Física.


Os mediadores desses dois encontros foram o professor Marcelo Ribeiro, que atua como personal de crianças com autismo e desenvolve um trabalho de inserção social das mesmas nos diferentes espaços e contextos, e a professora de Atendimento Educacional Especializado Josiane Marques, que é especialista em autismo.


O terceiro encontro do ciclo ocorreu no dia 08/04 e envolveu os diretores, coordenadores pedagógicos, professores de Atendimento Educacional Especializado e psicopedagogas da Rede Municipal de Educação. Na sequência, devem ser realizados ainda encontros sobre o tema com as educadoras e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Nova Odessa.


Segundo o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira, essa série de debates sobre o tema passou a ser ainda mais importante neste ano, porque, com o retorno das aulas presenciais após o período de ensino remoto durante o lockdown causado pela pandemia de Covid-19 (e seus impactos econômicos), o número de alunos com TEAs aumentou na Rede Municipal.


 De cerca de 80 até antes da pandemia, atualmente são cerca de 110 alunos com esta e outras condições especiais (como síndrome de Down, TDHA e outras condições ou deficiências) sendo atendidos gratuitamente pelo Município, além de 30 alunos em processo de investigação e fechamento de diagnóstico.


“Estamos jogando luz sobre essa temática, trazendo para a discussão, até para nos ajudar a criar novas políticas públicas que promovam o atendimento de qualidade e o acompanhamento adequado dessas crianças com deficiências ou condições especiais. Estamos envolvendo toda a comunidade escolar nessa questão, incluindo os profissionais, mas também as famílias dessas crianças, buscando o entendimento e o atendimento necessários para que elas possam se desenvolver de forma plena”, comentou o secretário.


Estas medidas também seguem os princípios da Política Integrada Pela Primeira Infância, uma lei municipal construída a seis mãos pelos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e sancionada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, no final do ano passado. A lei nasceu do trabalho desenvolvido pela juíza da 2ª Vara de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman – idealizou o Projeto AFIN “Afeto na Infância – Você afinado com seu filho”.


Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo atende cerca de 5,6 mil alunos.

Deixe um comentário