Educação

Crianças e jovens de Hortolândia participam de ações contra abuso sexual e exploração

 Crianças e adolescentes, estudantes da rede municipal de ensino e atendidos por entidades sociais, participaram, na manhã desta terça-feira (10/05), de mais uma ação da campanha “Maio Laranja”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, neste mês de sensibilização para a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também esteve no Oape (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, no Jardim Santa Clara do Lago, para chamar a atenção de todos com relação ao tema. A ação faz parte da programação oficial do mês de aniversário de 31 anos de Hortolândia.

“No Maio Laranja, é necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Por isso, buscamos fortalecer nossas políticas públicas para esse enfrentamento que deve ser diário. Neste ano, inauguramos um segundo Conselho Tutelar em Hortolândia, haja vista o crescimento da nossa cidade e o aumento da demanda. É preciso também que as pessoas sejam mais vigilantes, especialmente no convívio familiar. A grande maioria dos abusos acontece dentro de casa e é fundamental que a denúncia seja feita. Não podemos mais tolerar esse tipo de violência contra as nossas crianças e jovens”, afirma o prefeito Zezé Gomes.

Além de integrantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais, das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) Contato e Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia e de idosos do Serviço de Convivência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Santa Clara, o evento contou com a presença dos secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta); de Meio Ambiente, Eliane Nascimento (titular); e da equipe técnica que organizou toda a ação: as assistentes sociais Kátia Castanheira e Auricélia Batista, a psicóloga Ana Paula Lacerda e a coordenadora da unidade, Roseli Salete Braghirolli.

Ainda nesta semana, sempre às 9h, estão previstas outras duas ações: uma na quinta (12/05), a ser realizada pelo CRAS Novo Ângulo, e outra na sexta-feira (13/05), pelo CRAS Jd. Primavera. Na semana seguinte, na quarta (18/05), a ação será promovida pelo pessoal do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e na sexta-feira (20/05), pela equipe do CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Brasil.

“As ações comunitárias têm como objetivo orientar, esclarecer e conscientizar a população para que possa identificar, prevenir e denunciar as situações de violência sexual de crianças e adolescentes”, afirma a gerente de Proteção Social Especial, Dusce Oliveira.

“Preservar nossas crianças e adolescentes é um dever não só do poder público, mas de todo o cidadão e cidadã responsável. Prevenir através da conscientização é garantir um futuro sem traumas para nossas gerações futuras”, ressaltou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Deixe um comentário