Educação
Estudantes concluíram curso de auxiliar de usinagem industrial – tornearia

Cerimônia marca formatura de estudantes da EJA em curso profissionalizante em Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

Cerca de 80 pessoas participaram, na noite desta segunda-feira (16), da cerimônia de formatura de 11 estudantes da EJA II (Educação de Jovens e Adultos) que concluíram o curso profissionalizante de Auxiliar em Usinagem Industrial - Tornearia, neste ano. A formação profissional complementar à Educação Básica é promovida por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Campus Hortolândia.

O evento aconteceu no auditório do IFSP, na Vila São Pedro. Entre os presentes, além de alunos e convidados, estavam o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo; os diretores José Luiz Menegoro (Educação Integral, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e Aparecido Donizeti Chagas de Faria (Pedagogia e Formação Continuada); o coordenador do Curso Técnico de Auxiliar de Usinagem - Tornearia, Fabiano dos Santos Correa; e a Diretora Adjunta Educacional, Kênia Silva.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a cerimônia festiva marcou mais uma importante etapa da cooperação entre a administração municipal e Instituto Federal SP, na área da educação. Os formandos ingressaram na EJA II no segundo semestre de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Esta modalidade de ensino é ofertada gratuitamente pela Prefeitura e equivalente ao período que vai do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

“Esta formatura significou para mim uma nova trajetória na minha vida, uma nova experiência. Foi aqui que eu aprendi os valores, a importância de fazer algo diferente na vida e consegui, com dificuldades, com cansaço, mas foi gratificante e valeu a pena! Essa trajetória de dois anos no Instituto Federal, com a ajuda e a experiência dos professores, consegui chegar até aqui. Não tive oportunidade quando criança ou adolescente, mas nunca é tarde para começar. Nunca é difícil para terminar. Eu quero agradecer ao Instituto Federal e à EJA de Hortolândia por esse passo que nos ajudou a seguir. Foram dois anos de muita experiência e o objetivo é seguir em frente, nunca parar”, afirmou a formanda Regineide Marinheiro da Silva.

“Eu me sinto lisonjeado em poder contribuir na construção deste projeto tão importante socialmente, que é a Educação de Jovens e Adultos, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo. Comemoramos com muita alegria a conclusão de curso de duas turmas. Sabemos que a educação transforma vidas e para estes alunos esta etapa concluída têm muita relevância. Foi comovente ver relatos e falas que cada aluno traz consigo: histórias riquíssimas de vivências e experiências – uma mais comovente que a outra, de superação, de desejos, de realização. Cada aluno é único e traz consigo sua individualidade. Inserido em uma turma, forma uma classe mais heterogênea, que se pode encontrar na educação”, afirmou o professor e coordenador do curso, Fabiano dos Santos Correa.

Ao final da cerimônia, houve apresentação dos Projetos Integradores de Conclusão do Curso de cada turma. Os formandos explicaram o processo de construção e criação das peças produzidas desde a concepção, bem como os estudos realizados no primeiro módulo do curso.

Os presentes puderam assistir ao documentário ‘Recomeços’, elaborado pelos estudantes da disciplina de Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Hortolândia. O curta teve como cenário a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Amanda I (CAIC) e estudantes, professores e a gestora da EJA da escola como atores e atrizes. O documentário está disponível neste link. https://youtu.be/OHIk9oIaPIM

Além dos cursistas dos outros módulos e familiares, também participaram do evento os professores do Instituto Federal José Aldo de Galiza , Luciano de Araújo, José Renato Borelli e Fabio Camargo Rosa; os gestores das Unidades Escolares onde há polos EJA, Lilian Raquel Ferreira, Cristiane da Silva Gonçalves e Sandra Aparecida da Silva Barboza, a supervisora educacional Sandra Lopes Padilha David e o coordenador pedagógico Rafael Bonato Quintanilha.

SOBRE A EJA

Podem se inscrever na EJA jovens com 15 anos completos ou mais, assim como pessoas adultas, moradoras de Hortolândia. A modalidade oferece àqueles que desejam retomar os estudos a oportunidade de concluir gratuitamente a Educação Básica.

Além disso, disponibiliza a mais de 25% dos estudantes matriculados nas quatro unidades polos vagas gratuitas para cursos profissionalizantes. A ação acontece graças ao Acordo de Cooperação Técnica PMH N° 7384/2021, firmado entre a Prefeitura e o Instituto Federal São Paulo, Campus Hortolândia, em março de 2022.

Atualmente, o projeto da EJA Profissionalizante beneficia 77 estudantes. Estão disponíveis dois cursos técnicos: auxiliar em usinagem industrial - tornearia e auxiliar de inspetor de qualidade. Os cursos gratuitos são divididos em quatro módulos, com certificação técnica de 200 horas.

Deixe um comentário