Educação
Grupo participou da Febic em Santa Catarina, na qual ganhou prêmio de melhor projeto da Região Sudeste

Alunos da Etec de Monte Mor propõem soluções para saúde e meio ambiente

Da Redação | Tribuna Liberal

Por meio de dois projetos, estudantes da Etec (Escola Técnica Estadual) de Monte Mor demonstram empatia e habilidade para propor soluções de problemas que afetam a sociedade em duas áreas que estão interligadas: saúde e meio ambiente. Orientados pelos professores Priscila Martins e Roney Caum, os alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet André Freitas, Lis Carvalho, Mayk de Sá e Mirelle Separovic desenvolveram a Rede de Apoio e Bem-estar Mental Integrado – Rambi.

Disponível tanto para celulares como computadores, o software se propõe a ajudar pessoas com os mais diversos problemas emocionais, cuja incidência vem aumentando no mundo todo. A tecnologia oferece ferramentas de autocuidado, grupos de apoio online, dicas de exercícios físicos e chat solidário para que os usuários possam interagir entre si e compartilhar experiências e suporte emocional.

Em agosto, o grupo participou da 15ª Feteps (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), na Capital. Em setembro, da Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica), em Pomerode, Santa Catarina, na qual ganhou o prêmio de melhor projeto da Região Sudeste, terceiro lugar em Ciências Humanas, e credencial para evento científico em Bogotá, na Colômbia. “Tem sido incrível e muito gratificante poder conhecer pessoas novas, projetos novos e outras culturas. Ficamos muito encorajados em ver que existe tanta gente que incentiva os alunos a ter essas experiências”, ressalta Mirelle.

Telhas sustentáveis

Já o projeto Alternativas de Reutilização do Poliestireno Expandido – ARP propõe a diminuição de poliestireno expandido (popularmente conhecido como isopor) no meio ambiente. Utilizando um solvente orgânico desenvolvido pelos próprios estudantes a partir de casca de laranja, o resíduo é transformado em telhas biodegradáveis. 

“Realizamos testes de tenacidade, impermeabilidade, barreira térmica e resistência ao fogo. Em todas as avaliações, nossa telha apresentou resultados superiores às tradicionais”, revela uma das autoras da pesquisa, Gabriella Turim. Aluna do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, ela desenvolveu o trabalho junto às colegas de turma Bárbara Anjos e Karine de Oliveira, sob orientação dos professores Roney Caum e José da Silva.

MÉXICO

O projeto também foi contemplado na Febic com o primeiro lugar em Ciências Sociais e credenciado para participar de evento científico no México. “Acreditamos na importância de trabalhar com abordagem por projetos para inspirar os alunos no campo da investigação e aguçar a curiosidade”, avalia o diretor da Etec de Monte Mor, Marcio Bredariol. “É uma forma de preparo para os desafios e aprendizados que os espera quando entrarem na universidade, além de prepará-los para o mercado de trabalho, com o desenvolvimento de diversas competências”.

Deixe um comentário