1ª edição do Novatec chega ao fim com 500 beneficiados em Nova Odessa
Prefeito Leitinho confirma que programa de orientação
profissional gratuito, realizado junto a estudantes, será feito anualmente no
município
Da Redação | Tribuna Liberal
Chegou ao fim a primeira edição do Novatec (Programa de Orientação Profissional), promovido pela Prefeitura de Nova Odessa e instituições parceiras visando preparar os formandos do último ano do Ensino Médio para o mercado de trabalho. A palestra final aconteceu nesta semana, novamente no auditório da A Executiva – uma das empresas e instituições parceiras da Prefeitura na iniciativa. Devido ao sucesso deste primeiro ano, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), confirmou que o Novatec passa a ser realizado anualmente.
“A primeira edição do Novatec, programa de orientação profissional oferecido gratuitamente para todos os alunos do último ano do Ensino Médio das escolas de Nova Odessa, chega ao fim com o objetivo alcançado, que é o de promover um reforço escolar anual com temas de educação financeira e empreendedorismo”, apontou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, que acompanhou os alunos.
Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, o Novatec contou com parcerias da DRE (Diretoria Regional de Ensino) de Americana, Sesi, Sebrae, Ciesp, Ciee, Etec (Escola Técnica Estadual), Fatec Americana, A Executiva e o Sicoob Crediacil.
“Os 504 jovens participantes do Novatec em 2023 saem dessa iniciativa muito mais preparados para os desafios educacionais e profissionais que terão pela frente. Em breve, cada aluno receberá o certificado em sala de aula, e concorrerão a três poupanças de 500 reais oferecidas pelo Sicoob Crediacil. A gestão do prefeito Leitinho e do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho) segue avançando na área”, finalizou Brocchi.
Ao longo do ano, passaram pelas palestras e cursos de capacitação alunos das EEs (Escolas Estaduais) Doutor Joaquim Rodrigues Azenha, Alexandre Bassora, João Thienne, Professora Dorti Zambello Calil, Geraldo de Oliveira e Silvânia Aparecida Santos, além da Etec.
No início do ano, o prefeito Leitinho havia apontado que o Novatec é “um programa pioneiro de orientação profissional, criado para preparar nossos formandos do Ensino Médio para o mercado de trabalho, onde um detalhe pode fazer toda a diferença numa seleção de emprego”.
O projeto, pioneiro na região atendida pela DRE (Diretoria Regional de Ensino) de Americana, já é referência regional e deve ser adotado em cidades vizinhas. A proposta é complementar o Ensino Médio regular com noções de empreendedorismo, dinâmicas específicas sobre emprego, vocação profissional, educação financeira, entre outros temas, que vão reforçar o conhecimento e garantir que estes estudantes cheguem à primeira oportunidade de trabalho com uma bagagem básica e que atenda às demandas das empresas da cidade e da região.
Com temas relacionados ao mercado de trabalho, os estudantes contam com encontros programados entre segunda a quarta-feira, nos três períodos de cada dia, no auditório da A Executiva, que ainda fornece o lanche. A Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo transporte dos alunos.
Deixe um comentário