Educação
Resultado é referente ao ciclo inicial, com alunos do primeiro ao quinto ano

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Hortolândia em 2023 supera média nacional

Ideb, um dos principais índices que permitem o monitoramento do desempenho das escolas e das redes de ensino na Educação Básica, foi divulgado nesta semana pelo MEC

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia avança na educação pública municipal e atinge 6,4 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) relativo a 2023. O índice supera tanto a média nacional, de 6,0 pontos, quanto a alcançada pelo próprio município em 2021, que foi de 6,2 pontos. Além de se basear em dados numéricos, aceitos pela comunidade científica, o Ideb é importante para que gestores, profissionais da área e o público em geral possam aferir a chamada ‘qualidade da educação ofertada tanto na rede pública quanto na iniciativa privada.

O Ideb é calculado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), a partir dos dados referentes a dois parâmetros: os de aprovação escolar (taxa de rendimento escolar), obtidos via Censo Escolar da Educação Básica; e os das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 

Conforme explica o Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, estes dados recém-divulgados foram apurados tendo como critério a aprovação escolar e a média do desempenho dos alunos em avaliações de matemática e português, feitas em 2023. O resultado é referente ao ciclo inicial do Ensino Fundamental, que compreende alunos do primeiro ao quinto ano.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia mostra que a nota agora alcançada no Ideb coloca Hortolândia à frente também de outros municípios da região.

Na avaliação da Secretaria, Hortolândia registrou um avanço significativo. Entre os programas, as ações e as demais políticas públicas implementadas nas 28 escolas municipais participantes, que contribuíram efetivamente para este resultado, são apontados: os esforços no sentido de contribuir com a melhoria da aprendizagem, minimizando os impactos causados pela pandemia da covid-19, por meio de diversas ações e o Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem - Saberes em Foco, que apoia estudantes do 2º ao 5º ano a superar os desafios encontrados durante o processo de escolarização; a Avaliação Diagnóstica em Rede, que monitora a consolidação das habilidades de leitura, escrita e oralidade.

A pasta cita ainda a formação continuada de profissionais de educação. “Parabenizamos toda equipe escolar da rede municipal de Hortolândia pela nota alcançada no IDEB divulgado essa semana. Sabemos que a educação em todo o país foi severamente impactada pela pandemia (covid-19) com escolas enfrentando grandes dificuldades. No entanto, a recuperação do desempenho dos estudantes em 2023 demonstra o comprometimento da rede de ensino de Hortolândia e a dedicação de cada profissional. Desejamos que juntos possamos continuar avançando sempre, com o compromisso de oferecer uma formação cada vez mais sólida e transformadora para nossos estudantes”, diz a nota assinada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, dirigida aos profissionais da rede municipal de ensino.

Ideb

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Inep, a fim de medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino no Brasil. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

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