Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Hortolândia em 2023 supera média nacional
Ideb, um dos principais índices que permitem o monitoramento
do desempenho das escolas e das redes de ensino na Educação Básica, foi
divulgado nesta semana pelo MEC
Da Redação | Tribuna Liberal
Hortolândia avança na educação pública municipal e atinge
6,4 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) relativo a
2023. O índice supera tanto a média nacional, de 6,0 pontos, quanto a alcançada
pelo próprio município em 2021, que foi de 6,2 pontos. Além de se basear em
dados numéricos, aceitos pela comunidade científica, o Ideb é importante para
que gestores, profissionais da área e o público em geral possam aferir a
chamada ‘qualidade da educação ofertada tanto na rede pública quanto na
iniciativa privada.
O Ideb é calculado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), a partir dos dados referentes a dois parâmetros: os de aprovação escolar (taxa de rendimento escolar), obtidos via Censo Escolar da Educação Básica; e os das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Conforme explica o Centro de Formação dos Profissionais em
Educação Paulo Freire, estes dados recém-divulgados foram apurados tendo como
critério a aprovação escolar e a média do desempenho dos alunos em avaliações
de matemática e português, feitas em 2023. O resultado é referente ao ciclo
inicial do Ensino Fundamental, que compreende alunos do primeiro ao quinto ano.
Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação,
Ciência e Tecnologia mostra que a nota agora alcançada no Ideb coloca Hortolândia
à frente também de outros municípios da região.
Na avaliação da Secretaria, Hortolândia registrou um avanço
significativo. Entre os programas, as ações e as demais políticas públicas
implementadas nas 28 escolas municipais participantes, que contribuíram
efetivamente para este resultado, são apontados: os esforços no sentido de
contribuir com a melhoria da aprendizagem, minimizando os impactos causados
pela pandemia da covid-19, por meio de diversas ações e o Programa de
Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem - Saberes em Foco, que apoia estudantes
do 2º ao 5º ano a superar os desafios encontrados durante o processo de
escolarização; a Avaliação Diagnóstica em Rede, que monitora a consolidação das
habilidades de leitura, escrita e oralidade.
A pasta cita ainda a formação continuada de profissionais de
educação. “Parabenizamos toda equipe escolar da rede municipal de Hortolândia
pela nota alcançada no IDEB divulgado essa semana. Sabemos que a educação em
todo o país foi severamente impactada pela pandemia (covid-19) com escolas
enfrentando grandes dificuldades. No entanto, a recuperação do desempenho dos
estudantes em 2023 demonstra o comprometimento da rede de ensino de Hortolândia
e a dedicação de cada profissional. Desejamos que juntos possamos continuar
avançando sempre, com o compromisso de oferecer uma formação cada vez mais
sólida e transformadora para nossos estudantes”, diz a nota assinada pela
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, dirigida aos
profissionais da rede municipal de ensino.
Ideb
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,
criado em 2007, pelo Inep, a fim de medir a qualidade do aprendizado e
estabelecer metas para a melhoria do ensino no Brasil. O índice funciona como
um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação
pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se
mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de
dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de
desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo
Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da
Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb (Sistema de Avaliação da
Educação Básica), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As
metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de
ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média
correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
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