Vendas de Páscoa devem crescer 5,5% na RMC e movimentar R$ 356,8 mi
Tradição de presentear e festejar a data mantém o setor varejista otimista mesmo com a crise global do cacau e a inflação no preço de alimentos, apontam levantamentos da ACIC e da APAS; tíquete médio do consumo deve subir
Beth Soares | Tribuna Liberal
O comércio da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que
inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia
está otimista com as vendas da Páscoa. De acordo com levantamento divulgado
pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), o varejo deve
registrar um aumento de 5,5% no faturamento com as vendas de Páscoa, neste ano,
comparado com o mesmo período de 2024.
Conforme o estudo, a data deve movimentar R$ 356,8 milhões
na RMC, contra R$ 338,2 milhões em 2024, com a venda de produtos típicos da
época, que vão além dos tradicionais ovos de chocolate. Entram nessa lista
peixes, com destaque para o bacalhau, bebidas, doces, decoração, dentre outros.
O economista da ACIC, Mário Eduardo Campos, destaca que, apesar da crise global do cacau e da inflação que impactam os alimentos, a previsão ainda é positiva para o comércio. Segundo ele, além do aumento nas vendas, o tíquete médio de consumo também deve crescer 6%, passando de R$ 127,90, em 2024, para R$ 135,90 neste ano. A valorização dos produtos de chocolate, que subiram 14,3% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), contribui para esse cenário.
A APAS (Associação Paulista de Supermercados) projeta um
crescimento de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo a Associação,
a data se consolida como uma das mais relevantes para o varejo, ficando apenas
atrás do Natal e da Black Friday.
“Estamos otimistas com a Páscoa, um cenário de preços em
desaceleração nesse primeiro trimestre e um feriado mais longo incentiva mais
encontros entre família e amigos. Uma excelente oportunidade para incrementar
as vendas. O cenário geral é positivo, e a previsão de crescimento nas vendas
demonstra a força da data para o setor”, afirma Erlon Ortega, presidente da
APAS.
Segundo Felipe Queiroz, Economista-Chefe da APAS, o
crescimento real das vendas do setor no período da Páscoa, será impulsionado
por uma série de fatores. “O aumento da população economicamente ativa ocupada
e o crescimento da renda real devem contribuir para o desempenho do setor. A
taxa de desemprego, em níveis historicamente baixos, e o maior número de
pessoas empregadas desde 2012 são fatores positivos, mas a alta taxa de juros
pode atuar como um limitador, moderando o ritmo das vendas”, explica Queiroz.
Em relação aos preços, existe um comportamento não uniforme
dos itens que compõem a cesta de Páscoa, assinala o economista. O bacalhau,
item tradicional da celebração, teve um aumento de apenas 0,49% nos últimos 12
meses, até fevereiro de 2025, o que o torna uma opção atraente para os
consumidores, exemplifica o especialista.
“Com o aumento da renda real e a estabilização dos preços, o
bacalhau se apresenta como uma alternativa viável para a mesa de Páscoa deste
ano. Além disso, itens essenciais para os pratos salgados, como cebola e
batata, apresentaram uma queda superior a 50% no mesmo período”, comenta
Queiroz.
Por outro lado, o azeite de oliva, embora tenha registrado
uma alta de 9,25% nos últimos 12 meses, está em trajetória de desaceleração
desde abril de 2024. A recente redução de tributos de importação sobre itens da
cesta básica promete impactar positivamente o preço do azeite nos próximos
meses.
Entre os itens que terão aumento expressivo de preços,
destacam-se a azeitona e o chocolate. Nos últimos 12 meses até fevereiro de
2025, o preço das azeitonas subiu mais de 25%, enquanto o chocolate teve um
aumento de 15,5%. Além disso, as bebidas alcoólicas, como o vinho, acumularam
uma alta de 9,52% no mesmo período, superando a inflação geral.
TENDÊNCIA DE CONSUMO
Pesquisa realizada pela plataforma Gente, da Globo, sobre as
tendências de consumo do brasileiro na Páscoa mostra que a tradição de celebrar
a data fala mais alto do que a inflação dos alimentos. O estudo, divulgado em
fevereiro, concluiu que o consumo nesta Páscoa deve aumentar, já que 83% dos
brasileiros pretendem celebrar a data, 15% a mais dos 68% que comemoraram no
ano anterior. Além disso, 77% dos brasileiros disseram que pretendem presentear
alguém e 35% dizem que vão aumentar os gastos na Páscoa deste ano.
A técnica em radiologia, Michele Dias da Silva, 45 anos, faz
parte do grupo que mantém a tradição de comemorar a Páscoa em família, mesmo
que o custo seja alto. “Na Sexta-Feira Santa tem a tradicional bacalhoada em
casa e, no domingo, é dia de churrasco de Páscoa com amigo chocolate. Fazemos
isso há mais de 20 anos. Tudo tá caro, mas a gente divide e vale muito a pena”,
comenta a moradora de Sumaré.
CONSUMIDOR MANTÉM HÁBITO DE PRESENTEAR COM OVOS DE
CHOCOLATE
Apesar do preço alto, os ovos de chocolate ainda lideram
quando o assunto é presentear na Páscoa, segundo pesquisa da plataforma Gente,
da Globo. O produto aparece em primeiro lugar na lista de preferências do
consumidor, seguido de bombons e barras de chocolate. Lojas especializadas na
comercialização de chocolates, no Shopping ParkCity Sumaré, estimam vender até
11% a mais nesta Páscoa, comparado com o mesmo período de 2024.
Alexandre Canina, proprietário franqueado da Cacau Show,
unidade do Shopping ParkCity Sumaré, espera um aumento nas vendas entre 3% e
5%. “Já estamos sentindo a movimentação antecipada da Páscoa. Os ovos infantis
estão com a venda acelerada comparado ao ano anterior. Os pais e avós, se
anteciparam para não correr o risco de ficar sem o ovo escolhido para os pequenos”,
observa Canina.
Segundo o empresário, os ovos infantis, especialmente
aqueles que acompanham brindes, são os mais procurados na loja, seguido dos
trufados e sua diversidade de sabores. Outro sucesso são os ovos de pistache,
seja o tipo mais tradicional ou na versão do chef, com pedaços de pistache na
casca. Na Cacau Show, o consumidor encontra produtos da linha Cacau Magia, a
partir de R$ 9,99, e ovos a partir de R$ 19,99.
Giovana Panazzolo, franqueada da Kopenhagen, no Shopping
ParkCity Sumaré, também está otimista com o ritmo de vendas. Ela espera um
aumento de 11% no faturamento na Páscoa deste ano, comparado com o mesmo
período do ano passado.
“Alguns ovos já estão até esgotando, como é o caso do
Moranguinho, que está sendo um sucesso”, comemora a empreendedora, referindo-se
ao ovo de chocolate branco com morango em flocos que acompanha a boneca
Moranguinho, original da Estrela. Outro hit da linha infantil é o ovo Friends
que oferece como brinde bonequinhos da famosa série de televisão. “Os ovos da
linha Língua de Gato são os mais procurados pelos nossos clientes, carro-chefe
de vendas”, observa Giovana.
Na Kopenhagen, o ovo tradicional mais barato custa R$ 84,90.
Segundo Giovana, o consumidor que busca produtos da marca com preços mais
acessíveis tem opções a partir de R$ 29,90, caso da cenourinha de chocolate.
Na pesquisa Gente Globo, os entrevistados apontam o ovo de
Páscoa como principal tipo de presente porque “cultiva o clima de magia da
data”. O estudo também mostra que o consumidor leva em consideração três
fatores na hora de comprar os presentes de chocolate: qualidade, preço,
promoções e descontos. Além disso, 35% dos consumidores disseram que pretendem
comprar o presente na semana da Páscoa.
SHOPPING PROMOVE CAÇA AOS OVOS E OFICINAS TEMÁTICAS
GRATUITAS PARA O PÚBLICO INFANTIL
O Shopping ParkCity Sumaré continua, hoje, a programação
especial “Aventura de Páscoa”, com brincadeiras e diversão gratuitas para toda
a família. Iniciadas ontem, as atividades recreativas serão realizadas também no
próximo final de semana (12 e 13 de abril).
Neste domingo, as crianças de 4 a 12 anos poderão soltar a
imaginação nas Oficinas Criativas. Entre 14h e 16h, os pequenos poderão
personalizar máscaras em formato de óculos de Páscoa e, das 16h às 18h, será a vez
de criar coelhinhos com bexigas. As vagas são limitadas e as inscrições devem
ser feitas no local.
Aventura de Páscoa: programação tem diversão para toda a família no Shopping ParkCity Sumaré
A tradicional brincadeira de Caças aos Ovos será realizada
no sábado, 12/4, com sessões às 14h, 15h30 e 17h. No final do percurso, os
participantes terão um encontro especial com o Coelhinho da Páscoa e os
personagens Jujuba e Marshmallow. A atividade, recomendada para crianças de 4 a
12 anos, conta com o apoio da loja Zanini Kids. As inscrições devem ser feitas
no local e no dia do evento. As vagas são limitadas.
Para encerrar a programação, no domingo, 13/4, a Coelhinha
Bailarina fará três encontros especiais para fotos. As sessões acontecem às
14h, 15h30 e 17h. Gisele Alvares, Coordenadora de Marketing do empreendimento,
explica que a maioria das atividades é recomendada para todas as idades e as
inscrições devem ser feitas no dia do evento. Para participar, as crianças
precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de idade.
“Mais uma vez o Shopping ParkCity Sumaré preparou uma
programação de Páscoa encantadora, animada e diversificada para proporcionar
momentos inesquecíveis às famílias”, comenta Leila Dada, Coordenadora de
Administração Geral da AD Shopping.
Deixe um comentário