Economia
Consumo de produtos de Páscoa, como ovos de chocolate, promete aumentar faturamento no comércio da RMC

Vendas de Páscoa devem crescer 5,5% na RMC e movimentar R$ 356,8 mi

Tradição de presentear e festejar a data mantém o setor varejista otimista mesmo com a crise global do cacau e a inflação no preço de alimentos, apontam levantamentos da ACIC e da APAS; tíquete médio do consumo deve subir

Beth Soares | Tribuna Liberal

O comércio da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia está otimista com as vendas da Páscoa. De acordo com levantamento divulgado pela ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), o varejo deve registrar um aumento de 5,5% no faturamento com as vendas de Páscoa, neste ano, comparado com o mesmo período de 2024.

Conforme o estudo, a data deve movimentar R$ 356,8 milhões na RMC, contra R$ 338,2 milhões em 2024, com a venda de produtos típicos da época, que vão além dos tradicionais ovos de chocolate. Entram nessa lista peixes, com destaque para o bacalhau, bebidas, doces, decoração, dentre outros.

O economista da ACIC, Mário Eduardo Campos, destaca que, apesar da crise global do cacau e da inflação que impactam os alimentos, a previsão ainda é positiva para o comércio. Segundo ele, além do aumento nas vendas, o tíquete médio de consumo também deve crescer 6%, passando de R$ 127,90, em 2024, para R$ 135,90 neste ano. A valorização dos produtos de chocolate, que subiram 14,3% nos últimos 12 meses, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), contribui para esse cenário.

A APAS (Associação Paulista de Supermercados) projeta um crescimento de 4,2% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo a Associação, a data se consolida como uma das mais relevantes para o varejo, ficando apenas atrás do Natal e da Black Friday.

“Estamos otimistas com a Páscoa, um cenário de preços em desaceleração nesse primeiro trimestre e um feriado mais longo incentiva mais encontros entre família e amigos. Uma excelente oportunidade para incrementar as vendas. O cenário geral é positivo, e a previsão de crescimento nas vendas demonstra a força da data para o setor”, afirma Erlon Ortega, presidente da APAS.

Segundo Felipe Queiroz, Economista-Chefe da APAS, o crescimento real das vendas do setor no período da Páscoa, será impulsionado por uma série de fatores. “O aumento da população economicamente ativa ocupada e o crescimento da renda real devem contribuir para o desempenho do setor. A taxa de desemprego, em níveis historicamente baixos, e o maior número de pessoas empregadas desde 2012 são fatores positivos, mas a alta taxa de juros pode atuar como um limitador, moderando o ritmo das vendas”, explica Queiroz.

Em relação aos preços, existe um comportamento não uniforme dos itens que compõem a cesta de Páscoa, assinala o economista. O bacalhau, item tradicional da celebração, teve um aumento de apenas 0,49% nos últimos 12 meses, até fevereiro de 2025, o que o torna uma opção atraente para os consumidores, exemplifica o especialista.

“Com o aumento da renda real e a estabilização dos preços, o bacalhau se apresenta como uma alternativa viável para a mesa de Páscoa deste ano. Além disso, itens essenciais para os pratos salgados, como cebola e batata, apresentaram uma queda superior a 50% no mesmo período”, comenta Queiroz.

Por outro lado, o azeite de oliva, embora tenha registrado uma alta de 9,25% nos últimos 12 meses, está em trajetória de desaceleração desde abril de 2024. A recente redução de tributos de importação sobre itens da cesta básica promete impactar positivamente o preço do azeite nos próximos meses.

Entre os itens que terão aumento expressivo de preços, destacam-se a azeitona e o chocolate. Nos últimos 12 meses até fevereiro de 2025, o preço das azeitonas subiu mais de 25%, enquanto o chocolate teve um aumento de 15,5%. Além disso, as bebidas alcoólicas, como o vinho, acumularam uma alta de 9,52% no mesmo período, superando a inflação geral.

TENDÊNCIA DE CONSUMO

Pesquisa realizada pela plataforma Gente, da Globo, sobre as tendências de consumo do brasileiro na Páscoa mostra que a tradição de celebrar a data fala mais alto do que a inflação dos alimentos. O estudo, divulgado em fevereiro, concluiu que o consumo nesta Páscoa deve aumentar, já que 83% dos brasileiros pretendem celebrar a data, 15% a mais dos 68% que comemoraram no ano anterior. Além disso, 77% dos brasileiros disseram que pretendem presentear alguém e 35% dizem que vão aumentar os gastos na Páscoa deste ano.

A técnica em radiologia, Michele Dias da Silva, 45 anos, faz parte do grupo que mantém a tradição de comemorar a Páscoa em família, mesmo que o custo seja alto. “Na Sexta-Feira Santa tem a tradicional bacalhoada em casa e, no domingo, é dia de churrasco de Páscoa com amigo chocolate. Fazemos isso há mais de 20 anos. Tudo tá caro, mas a gente divide e vale muito a pena”, comenta a moradora de Sumaré.

CONSUMIDOR MANTÉM HÁBITO DE PRESENTEAR COM OVOS DE CHOCOLATE 

Apesar do preço alto, os ovos de chocolate ainda lideram quando o assunto é presentear na Páscoa, segundo pesquisa da plataforma Gente, da Globo. O produto aparece em primeiro lugar na lista de preferências do consumidor, seguido de bombons e barras de chocolate. Lojas especializadas na comercialização de chocolates, no Shopping ParkCity Sumaré, estimam vender até 11% a mais nesta Páscoa, comparado com o mesmo período de 2024.

Alexandre Canina, proprietário franqueado da Cacau Show, unidade do Shopping ParkCity Sumaré, espera um aumento nas vendas entre 3% e 5%. “Já estamos sentindo a movimentação antecipada da Páscoa. Os ovos infantis estão com a venda acelerada comparado ao ano anterior. Os pais e avós, se anteciparam para não correr o risco de ficar sem o ovo escolhido para os pequenos”, observa Canina.

Segundo o empresário, os ovos infantis, especialmente aqueles que acompanham brindes, são os mais procurados na loja, seguido dos trufados e sua diversidade de sabores. Outro sucesso são os ovos de pistache, seja o tipo mais tradicional ou na versão do chef, com pedaços de pistache na casca. Na Cacau Show, o consumidor encontra produtos da linha Cacau Magia, a partir de R$ 9,99, e ovos a partir de R$ 19,99.

Giovana Panazzolo, franqueada da Kopenhagen, no Shopping ParkCity Sumaré, também está otimista com o ritmo de vendas. Ela espera um aumento de 11% no faturamento na Páscoa deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

“Alguns ovos já estão até esgotando, como é o caso do Moranguinho, que está sendo um sucesso”, comemora a empreendedora, referindo-se ao ovo de chocolate branco com morango em flocos que acompanha a boneca Moranguinho, original da Estrela. Outro hit da linha infantil é o ovo Friends que oferece como brinde bonequinhos da famosa série de televisão. “Os ovos da linha Língua de Gato são os mais procurados pelos nossos clientes, carro-chefe de vendas”, observa Giovana.

Na Kopenhagen, o ovo tradicional mais barato custa R$ 84,90. Segundo Giovana, o consumidor que busca produtos da marca com preços mais acessíveis tem opções a partir de R$ 29,90, caso da cenourinha de chocolate.

Na pesquisa Gente Globo, os entrevistados apontam o ovo de Páscoa como principal tipo de presente porque “cultiva o clima de magia da data”. O estudo também mostra que o consumidor leva em consideração três fatores na hora de comprar os presentes de chocolate: qualidade, preço, promoções e descontos. Além disso, 35% dos consumidores disseram que pretendem comprar o presente na semana da Páscoa.

SHOPPING PROMOVE CAÇA AOS OVOS E OFICINAS TEMÁTICAS GRATUITAS PARA O PÚBLICO INFANTIL 

O Shopping ParkCity Sumaré continua, hoje, a programação especial “Aventura de Páscoa”, com brincadeiras e diversão gratuitas para toda a família. Iniciadas ontem, as atividades recreativas serão realizadas também no próximo final de semana (12 e 13 de abril).

Neste domingo, as crianças de 4 a 12 anos poderão soltar a imaginação nas Oficinas Criativas. Entre 14h e 16h, os pequenos poderão personalizar máscaras em formato de óculos de Páscoa e, das 16h às 18h, será a vez de criar coelhinhos com bexigas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no local. 

Aventura de Páscoa: programação tem diversão para toda a família no Shopping ParkCity Sumaré

A tradicional brincadeira de Caças aos Ovos será realizada no sábado, 12/4, com sessões às 14h, 15h30 e 17h. No final do percurso, os participantes terão um encontro especial com o Coelhinho da Páscoa e os personagens Jujuba e Marshmallow. A atividade, recomendada para crianças de 4 a 12 anos, conta com o apoio da loja Zanini Kids. As inscrições devem ser feitas no local e no dia do evento. As vagas são limitadas.

Para encerrar a programação, no domingo, 13/4, a Coelhinha Bailarina fará três encontros especiais para fotos. As sessões acontecem às 14h, 15h30 e 17h. Gisele Alvares, Coordenadora de Marketing do empreendimento, explica que a maioria das atividades é recomendada para todas as idades e as inscrições devem ser feitas no dia do evento. Para participar, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de idade.

“Mais uma vez o Shopping ParkCity Sumaré preparou uma programação de Páscoa encantadora, animada e diversificada para proporcionar momentos inesquecíveis às famílias”, comenta Leila Dada, Coordenadora de Administração Geral da AD Shopping.        

Deixe um comentário