Procon de Hortolândia orienta sobre compras de Natal neste final de ano
Órgão pode ser procurado para registrar reclamações e denúncias contra empresas e estabelecimentos comerciais, entre outros serviços
Da Redação | Tribuna Liberal
Os consumidores devem ficar atentos para evitar problemas
com as compras para as festas de final de ano. O Procon (Serviço de Proteção ao
Consumidor) de Hortolândia contribui com a orientação, inclusive, no momento da
troca de presentes adquiridos. De acordo com o órgão, também é importante
atenção nas promoções atrativas oferecidas nos comércios para evitar situações
prejudiciais no futuro.
Nas compras pela internet, telefone, e-mail ou catálogo, o
consumidor pode desistir em até sete dias a partir da data do recebimento do
pedido da mercadoria. Nesse caso o consumidor terá direito à devolução integral
de qualquer valor que tenha sido pago, inclusive o frete. Por lei, não é
necessário informar o motivo da desistência.
ATENÇÃO AOS PRAZOS
Estar atento ao prazo de entrega também é importante para a
programação da compra a fim de que a mercadoria chegue na data esperada. Nas
compras online, o site escolhido deve ter o ícone do cadeado na parte superior
esquerda e informações sobre o CNPJ, telefone e endereço da loja.
Em caso de necessidade de troca do produto, nas compras
efetuadas em lojas físicas, não é obrigatório fazer a substituição, exceto por
defeitos, então é necessário questionar o comércio sobre a política de troca
das mercadorias na loja antes de comprar. Para o produto que apresenta algum
defeito, a troca ou reparo é obrigatória.
GARANTIA DE PRODUTOS
O Código de Defesa do Consumidor estabelece dois prazos para
a garantia do produto: 30 dias para produtos e serviços não duráveis (como
calçados, roupas, bolsas) e 90 dias para produtos e serviços duráveis (como
eletrodomésticos, veículos, máquinas, equipamentos eletrônicos).
A partir da data da reclamação, o fornecedor terá até 30
dias para solucionar o problema. Após esse prazo, se o produto continuar
apresentando problema, o consumidor poderá escolher entre a troca do produto
por outro equivalente ou a devolução do valor pago atualizado. “É importante
exigir a nota fiscal no ato da compra e guardá-la pelo período da garantia do
produto junto ao termo de garantia e a etiqueta para eventuais trocas ou
acionamento da garantia”, orienta o serviço.
PROCON NO PAÇO
O Procon de Hortolândia funciona no Palácio dos Migrantes
Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, localizado na rua Projetada
12, 100, no Jardim Metropolitan, próximo à Ponte Estaiada. O atendimento é de
segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. O órgão pode ser procurado para
registrar reclamações e denúncias contra empresas e estabelecimentos
comerciais, entre outros serviços.
ORIENTAÇÃO
O Procon fornece orientações sobre legislação e questões
relacionadas a consumo. A população pode entrar em contato com o Procon pelo
telefone (19) 3965-1400, ramais 7032, 7034 e 7035 ou ainda pelo e-mail
procon@hortolandia.sp.gov.br.
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