Liquidação Black Friday deve injetar R$ 1,2 bilhão no comércio da RMC
Tradicional dia de promoções traz expectativa positiva ao setor varejista da região que prevê faturar 5,4% a mais comparado ao mesmo período do ano passado, aponta estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas
Beth Soares | Tribuna Liberal
A edição da Black Friday deste ano traz boas expectativas de
faturamento para o comércio varejista da RMC (Região Metropolitana de Campinas)
que prevê uma movimentação financeira de R$ 1, 2 bilhão por causa da data, 5,4%
a mais na comparação com 2023. A estimativa, divulgada pela Acic (Associação
Comercial e Industrial de Campinas) nesta semana, inclui a perspectiva de
vendas físicas e digitais. A Black Friday será no próximo dia 29, última
sexta-feira deste mês. Mas a temporada de ofertas e descontos já começou em
diversos setores do comércio.
Junto com o Natal, a Black Friday está entre as datas mais
importantes para o comércio varejista, segundo a Acic. “A Black Friday, que
teve início no Brasil em 2010, é uma espécie de termômetro para as vendas de
final de ano, tanto no comércio eletrônico como no varejo físico. Ela faz
sucesso porque atrai o consumidor com descontos e promoções”, afirma Mario
Eduardo Campos, do Departamento de Economia da Acic.
De acordo com o economista, uma dica importante para o
consumidor – além de pesquisar pelas melhores ofertas - é ficar atento quanto
às fraudes e falsos descontos, uma vez que as tentativas de golpes também
aumentam no período.
O levantamento da associação aponta que dentre os itens mais procurados no período de Black Friday estão smartphones, calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos. Além de garantir descontos ao consumidor, a Black Friday também aquece o mercado de trabalho. Conforme o estudo da Acic, devem ser criadas 246 vagas temporárias de emprego na RMC para a Black Friday, 4,24% a mais que no ano passado.
Em Nova Odessa, o comércio espera vender entre 5% e 9% a
mais nesta Black Friday, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo
com a presidente da Associação, Juçara Rosolen, a entidade incentiva os
lojistas a oferecerem descontos atrativos para diminuir o estoque e renovar os
produtos para o Natal.
“Queremos que os empresários se envolvam ativamente nas
ações de divulgação, utilizando redes sociais, e-mail marketing. Acreditamos
que, com o apoio de todos, a Black Friday será um grande sucesso, beneficiando
lojistas e consumidores de Nova Odessa”, comentou a presidente da Acino
(Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa).
O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e
Agropecuária de Sumaré), Felipe Alberto Verza Ferreira, diz que o comércio
espera um aumento de 9% nas vendas na Black Friday deste ano em comparação com
2023. Os produtos mais buscados nas lojas da cidade serão eletrônicos,
eletrodomésticos, brinquedos, óculos e relógios, roupas, sapatos e acessórios,
lista a Acias. “Muitas famílias adquiriram o costume de antecipar as compras
dos presentes de Natal, objetivando maior economia”, observa o presidente da
entidade.
Ferreira avalia que as vendas através da Internet terão grande relevância nesta Black Friday em virtude do perfil do consumidor, que está focado no preço. “Mas as lojas físicas que investirem nos descontos e facilidades também terão bom retorno”, completa.
ESQUENTA DE DESCONTOS
Boa parte do comércio varejista da região já iniciou a
temporada de descontos. É o caso da rede GoodBom Supermercados que lançou a
Campanha GoodFriday que inclui um “esquenta” de ofertas especiais, todas as
sextas-feiras de novembro, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Embora
não informe percentuais, para o dia 29 a rede supermercadista promete uma
grande promoção, com descontos ainda maiores, e uma ampla seleção de produtos.
O GoodBom tem unidades em sete cidades, dentre elas, Sumaré, Hortolândia e
Monte Mor.
“Sabemos que os consumidores esperam por grandes ofertas
nesta época do ano, mas o GoodBom quer ir além. Queremos proporcionar descontos
consistentes e produtos variados para que os clientes possam fazer suas compras
semanais ou antecipar as compras para as festas de fim de ano com mais
tranquilidade”, afirma Ricardo Cobacho, diretor comercial da rede GoodBom, por
meio da Assessoria de Imprensa. A campanha abrange todos os setores do
supermercado: hortifrutis, açougue, peixaria, mercearia, casa e cozinha.
As promoções também chegam ao setor gastronômico. O Le Park
Restaurant, localizado no Jardim Dall´Orto, próximo da Rodovia Anhanguera, em
Sumaré, adianta que vai oferecer 10% de descontos nos pedidos feitos pelo iFood
e 15% no consumo realizado no restaurante (exceto bebidas). De acordo com
informações da assessoria de imprensa do restaurante, a promoção vale entre os
dias 24 de novembro e 1º de dezembro. O Le Park Restaurant faz parte do
complexo do Sumaré Park Hotel e oferece um cardápio variado, com destaque para
os pratos de massa, carne e peixe, além das sobremesas. As crianças também
podem desfrutar de um menu infantil com um cardápio preparado especialmente
para elas.
Veja as dicas do procon para aproveitar as promoções com
segurança
- Para encontrar as melhores ofertas na Black Friday o
consumidor precisa começar a pesquisar preços, o quanto antes, para ter a
certeza de que o produto ou serviço está, de fato, em promoção.
- Faça uma lista dos produtos e/ou serviços que precisa ou
deseja comprar e estipule um limite de gastos para não comprometer o orçamento.
- Quando for comprar, preste atenção no prazo de entrega
para ver se a empresa vai conseguir cumprir o prometido. É que nessa época
aumentam a demanda e a quantidade de entregas que serão feitas.
- Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no
mercado. Pode ser golpe.
- Nas compras pela Internet é fundamental verificar a
segurança do site no momento da compra.
- Ao finalizar uma compra, guarde todos os comprovantes,
incluindo e-mails de confirmação e recibos, para eventuais reclamações ou
trocas.
- Os consumidores devem também evitar clicar em links
suspeitos recebidos por e-mail, redes sociais ou mensagens de texto.
- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por
telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem
prazo de sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar
justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou
de seu recebimento.
FONTE: Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do
Consumidor)
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