Economia
Temporada de descontos: comércio espera aumentar vendas na Black Friday e gerar empregos temporários

Liquidação Black Friday deve injetar R$ 1,2 bilhão no comércio da RMC

Tradicional dia de promoções traz expectativa positiva ao setor varejista da região que prevê faturar 5,4% a mais comparado ao mesmo período do ano passado, aponta estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas

Beth Soares | Tribuna Liberal

A edição da Black Friday deste ano traz boas expectativas de faturamento para o comércio varejista da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que prevê uma movimentação financeira de R$ 1, 2 bilhão por causa da data, 5,4% a mais na comparação com 2023. A estimativa, divulgada pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) nesta semana, inclui a perspectiva de vendas físicas e digitais. A Black Friday será no próximo dia 29, última sexta-feira deste mês. Mas a temporada de ofertas e descontos já começou em diversos setores do comércio.

Junto com o Natal, a Black Friday está entre as datas mais importantes para o comércio varejista, segundo a Acic. “A Black Friday, que teve início no Brasil em 2010, é uma espécie de termômetro para as vendas de final de ano, tanto no comércio eletrônico como no varejo físico. Ela faz sucesso porque atrai o consumidor com descontos e promoções”, afirma Mario Eduardo Campos, do Departamento de Economia da Acic.

De acordo com o economista, uma dica importante para o consumidor – além de pesquisar pelas melhores ofertas - é ficar atento quanto às fraudes e falsos descontos, uma vez que as tentativas de golpes também aumentam no período.

O levantamento da associação aponta que dentre os itens mais procurados no período de Black Friday estão smartphones, calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos. Além de garantir descontos ao consumidor, a Black Friday também aquece o mercado de trabalho. Conforme o estudo da Acic, devem ser criadas 246 vagas temporárias de emprego na RMC para a Black Friday, 4,24% a mais que no ano passado.

Em Nova Odessa, o comércio espera vender entre 5% e 9% a mais nesta Black Friday, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a presidente da Associação, Juçara Rosolen, a entidade incentiva os lojistas a oferecerem descontos atrativos para diminuir o estoque e renovar os produtos para o Natal.

“Queremos que os empresários se envolvam ativamente nas ações de divulgação, utilizando redes sociais, e-mail marketing. Acreditamos que, com o apoio de todos, a Black Friday será um grande sucesso, beneficiando lojistas e consumidores de Nova Odessa”, comentou a presidente da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa).

O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Felipe Alberto Verza Ferreira, diz que o comércio espera um aumento de 9% nas vendas na Black Friday deste ano em comparação com 2023. Os produtos mais buscados nas lojas da cidade serão eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, óculos e relógios, roupas, sapatos e acessórios, lista a Acias. “Muitas famílias adquiriram o costume de antecipar as compras dos presentes de Natal, objetivando maior economia”, observa o presidente da entidade.

Ferreira avalia que as vendas através da Internet terão grande relevância nesta Black Friday em virtude do perfil do consumidor, que está focado no preço. “Mas as lojas físicas que investirem nos descontos e facilidades também terão bom retorno”, completa.

ESQUENTA DE DESCONTOS

Boa parte do comércio varejista da região já iniciou a temporada de descontos. É o caso da rede GoodBom Supermercados que lançou a Campanha GoodFriday que inclui um “esquenta” de ofertas especiais, todas as sextas-feiras de novembro, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Embora não informe percentuais, para o dia 29 a rede supermercadista promete uma grande promoção, com descontos ainda maiores, e uma ampla seleção de produtos. O GoodBom tem unidades em sete cidades, dentre elas, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor.

“Sabemos que os consumidores esperam por grandes ofertas nesta época do ano, mas o GoodBom quer ir além. Queremos proporcionar descontos consistentes e produtos variados para que os clientes possam fazer suas compras semanais ou antecipar as compras para as festas de fim de ano com mais tranquilidade”, afirma Ricardo Cobacho, diretor comercial da rede GoodBom, por meio da Assessoria de Imprensa. A campanha abrange todos os setores do supermercado: hortifrutis, açougue, peixaria, mercearia, casa e cozinha.

As promoções também chegam ao setor gastronômico. O Le Park Restaurant, localizado no Jardim Dall´Orto, próximo da Rodovia Anhanguera, em Sumaré, adianta que vai oferecer 10% de descontos nos pedidos feitos pelo iFood e 15% no consumo realizado no restaurante (exceto bebidas). De acordo com informações da assessoria de imprensa do restaurante, a promoção vale entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro. O Le Park Restaurant faz parte do complexo do Sumaré Park Hotel e oferece um cardápio variado, com destaque para os pratos de massa, carne e peixe, além das sobremesas. As crianças também podem desfrutar de um menu infantil com um cardápio preparado especialmente para elas.

Veja as dicas do procon para aproveitar as promoções com segurança

- Para encontrar as melhores ofertas na Black Friday o consumidor precisa começar a pesquisar preços, o quanto antes, para ter a certeza de que o produto ou serviço está, de fato, em promoção.

- Faça uma lista dos produtos e/ou serviços que precisa ou deseja comprar e estipule um limite de gastos para não comprometer o orçamento.

- Quando for comprar, preste atenção no prazo de entrega para ver se a empresa vai conseguir cumprir o prometido. É que nessa época aumentam a demanda e a quantidade de entregas que serão feitas.

- Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Pode ser golpe.

- Nas compras pela Internet é fundamental verificar a segurança do site no momento da compra.

- Ao finalizar uma compra, guarde todos os comprovantes, incluindo e-mails de confirmação e recibos, para eventuais reclamações ou trocas.

- Os consumidores devem também evitar clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, redes sociais ou mensagens de texto.

- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

FONTE: Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor)

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