De olho no consumidor de última hora, comércio e shoppings abrem segunda e terça-feira
Pesquisa nacional revela que mais de 80% das pessoas deixam para fazer as compras pertinho das festas de final de ano; lojistas da região funcionarão em horários especiais para atender clientela ‘atrasadinha’ e aumentar as vendas
Beth Soares | Tribuna Liberal
Todo ano, a auxiliar de produção Márcia Cristina de Almeida,
40 anos, diz que vai antecipar as compras de Natal. Mas às vésperas da festa,
lá está ela circulando pelo comércio de Sumaré em busca de presentes, roupas
para confraternização e até alimentos para preparar a ceia. “Neste ano, não
será diferente. Vou comprar tudo entre segunda e terça-feira porque não tive
tempo”, conta ela, às gargalhadas. De olho nos consumidores como Márcia, que
deixam as compras para a última hora, comércios e shoppings da região vão abrir
segunda (23) e terça-feira (24).
O comércio de rua de Sumaré ficará aberto até às 22h na
segunda-feira. No dia 24, o funcionamento será até às 18h. O Shopping ParkCity
Sumaré abre na segunda, das 10h às 23h. Neste dia, a pet shop Cobasi atenderá
das 8h às 22h e o cinema abre a partir das 14h. No dia 24, as lojas, os
quiosques e a praça de alimentação ficam abertos das 10h às 18h. A Cobasi
funciona das 8h às 18h. O cinema estará fechado.
Em Nova Odessa, o comércio também funcionará até às 22h nesta segunda e até às 17h na véspera do Natal, segundo a ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa).
Moradores de Paulínia poderão fazer suas compras no comércio de rua até às 22h de segunda-feira ou até às 19h de terça. O Paulínia Winner Mall Shopping abre segunda, até às 23h, e na terça, até às 18h. A cidade está com a tradicional iluminação de Natal nas principais ruas da cidade, parques e praças.
O comércio de Hortolândia abrirá na segunda até às 22h e na terça até às 18h, informa a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia). O Shopping Hortolândia funcionará até às 22h, na segunda-feira, e até às 18h na véspera do Natal.
PESQUISA
Uma pesquisa realizada pela PiniOn, a pedido da ACSP
(Associação Comercial de São Paulo), revelou que 80,7% dos entrevistados não
anteciparam as compras durante a Black Friday, realizada em novembro,
aumentando a expectativa de crescimento para o varejo neste mês, com as compras
de última hora. Foram entrevistadas 1.798 pessoas em nível nacional.
Entre os que pretendem comprar presentes, 35,2% afirmam que
gastarão mais do que em 2023, enquanto 44,5% planejam gastar menos, mostra o
estudo. A maioria dos consumidores (65,9%) pretende gastar entre R$ 50 e R$
600.
Segundo a pesquisa, roupas, calçados e acessórios continuam sendo
os itens mais procurados, com 42,4% dos entrevistados manifestando intenção de
compra. A pesquisa aponta, também, que quase metade dos brasileiros (46,6%)
pretende comprar presentes neste Natal, enquanto 31,9% dos entrevistados não
têm a intenção de presentear, e 21,5% ainda estão indecisos.
Segundo a Associação, o aumento na disposição para gastar no
Natal revelado pela pesquisa pode ser atribuído ao cenário econômico mais
favorável de 2024, com destaque para o aumento da renda, a recuperação do mercado
de trabalho e a expansão do crédito, apesar dos juros elevados.
“O aumento da renda, a melhora do emprego e a expansão do
crédito favorecem as vendas de Natal em todo o País, ampliando as perspectivas
positivas do comércio”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
OTIMISTAS, SUPERMERCADOS ESPERAM VENDER 4,8% A MAIS NESTE
FINAL DE ANO
Mesmo com a alta dos alimentos e o aumento do preço da cesta
de Natal, a APAS (Associação Paulistas de Supermercados) projeta um crescimento
real de 4,8% nas vendas de final de ano em comparação ao mesmo período do ano
anterior. De acordo com a Associação, esse desempenho deverá ser impulsionado,
principalmente, pelo aquecimento do mercado de trabalho e pelo aumento da renda
real da população.
Segundo dados do IPS (Índice de Preços dos Supermercados),
elaborado pela APAS em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas
Econômicas), a cesta de produtos de final de ano deve registrar uma alta de
5,8% neste ano. A cesta de final de ano pesquisada pela APAS tem 65 produtos,
incluindo opções que vão do churrasco ao tradicional bacalhau.
Esse aumento é influenciado, principalmente, por fatores
como alterações climáticas que afetam a oferta de produtos no mercado interno e
externo, a desvalorização cambial (R$/US$), que impacta diretamente os preços
no mercado doméstico, e o crescimento das exportações de proteínas animais,
explica a APAS.
Com a redução da taxa de desemprego e o aumento do
rendimento médio real, o endividamento das famílias tem diminuído gradualmente,
apesar do ciclo de alta da Selic e o Brasil deter uma das maiores taxas reais
de juros do mundo. De acordo com dados do Banco Central, o endividamento das
famílias com o SFN (Sistema Financeiro Nacional) em relação à renda acumulada
dos últimos 12 meses diminuiu de 48,6% no acumulado de janeiro a agosto de 2023
para 47,75% no mesmo período de 2024. Esse cenário, segundo a APAS, explica a
perspectiva de aumento de 4,8% nas vendas de final de ano.
AINDA DÁ TEMPO DE CONCORRER A CARROS ZERO KM NAS CAMPANHAS
DO VAREJO PARA AQUECER VENDAS
Para conquistar a clientela e aquecer as vendas neste fim de
ano, associações comerciais de cidades como Nova Odessa e Paulínia fazem
sorteio de prêmios entre os consumidores. Os shoppings de Sumaré, Hortolândia e
Paulínia, também. Por meio da “Campanha Natal do Amor”, realizada pela ACIP
(Associação Comercial e Industrial de Paulínia) em parceria com a Prefeitura,
serão sorteados um carro e uma moto zero quilômetro.
A ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa)
realiza a campanha Magia de Natal e vai sortear entre os consumidores quatro
vales-compra no valor de R$ 500; microondas, alexa, liquidificador, celular
Samsung e Notebook. O Shopping ParkCity vai sortear um Fiat Pulse entre os
clientes por meio da campanha de Natal “5 Anos Ilumina ndo Sonhos”. A cada R$
250,00 em compras, o cliente recebe um número da sorte para concorrer ao carro
zero quilômetro, informa a assessoria de imprensa.
No Paulínia Winner Mall Shopping, a cada R$ 150 em compras
os clientes podem trocar as notas fiscais por cupons para participar do sorteio
de um carro Fiat Mobi preto e uma Yamaha Factor 125 vermelha, ambos zero
quilômetros. No Shopping Hortolândia, a cada R$ 300 em compras o consumidor
recebe um chocotone Bauducco. Além disso, a cada R$ 100 gastos, a pessoa ganha
um número da sorte para concorrer a um telefone celular iPhone 16.
Deixe um comentário