Economia
Compras de Natal e Ano Novo: consumidores percorrem lojas do comércio de Sumaré

De olho no consumidor de última hora, comércio e shoppings abrem 2ª e 3ª feira

Pesquisa nacional revela que mais de 80% das pessoas deixam para fazer as compras pertinho das festas de final de ano; lojistas da região funcionarão em horários especiais para atender clientela ‘atrasadinha’ e aumentar as vendas

Beth Soares | Tribuna Liberal

Todo ano, a auxiliar de produção Márcia Cristina de Almeida, 40 anos, diz que vai antecipar as compras de Natal. Mas às vésperas da festa, lá está ela circulando pelo comércio de Sumaré em busca de presentes, roupas para confraternização e até alimentos para preparar a ceia. “Neste ano, não será diferente. Vou comprar tudo entre segunda e terça-feira porque não tive tempo”, conta ela, às gargalhadas. De olho nos consumidores como Márcia, que deixam as compras para a última hora, comércios e shoppings da região vão abrir segunda (23) e terça-feira (24).

O comércio de rua de Sumaré ficará aberto até às 22h na segunda-feira. No dia 24, o funcionamento será até às 18h. O Shopping ParkCity Sumaré abre na segunda, das 10h às 23h. Neste dia, a pet shop Cobasi atenderá das 8h às 22h e o cinema abre a partir das 14h. No dia 24, as lojas, os quiosques e a praça de alimentação ficam abertos das 10h às 18h. A Cobasi funciona das 8h às 18h. O cinema estará fechado.

Em Nova Odessa, o comércio também funcionará até às 22h nesta segunda e até às 17h na véspera do Natal, segundo a ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa).

Moradores de Paulínia poderão fazer suas compras no comércio de rua até às 22h de segunda-feira ou até às 19h de terça. O Paulínia Winner Mall Shopping abre segunda, até às 23h, e na terça, até às 18h. A cidade está com a tradicional iluminação de Natal nas principais ruas da cidade, parques e praças.

O comércio de Hortolândia abrirá na segunda até às 22h e na terça até às 18h, informa a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia). O Shopping Hortolândia funcionará até às 22h, na segunda-feira, e até às 18h na véspera do Natal. 

PESQUISA

Uma pesquisa realizada pela PiniOn, a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), revelou que 80,7% dos entrevistados não anteciparam as compras durante a Black Friday, realizada em novembro, aumentando a expectativa de crescimento para o varejo neste mês, com as compras de última hora. Foram entrevistadas 1.798 pessoas em nível nacional.

Entre os que pretendem comprar presentes, 35,2% afirmam que gastarão mais do que em 2023, enquanto 44,5% planejam gastar menos, mostra o estudo. A maioria dos consumidores (65,9%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 600.

Segundo a pesquisa, roupas, calçados e acessórios continuam sendo os itens mais procurados, com 42,4% dos entrevistados manifestando intenção de compra. A pesquisa aponta, também, que quase metade dos brasileiros (46,6%) pretende comprar presentes neste Natal, enquanto 31,9% dos entrevistados não têm a intenção de presentear, e 21,5% ainda estão indecisos.

Segundo a Associação, o aumento na disposição para gastar no Natal revelado pela pesquisa pode ser atribuído ao cenário econômico mais favorável de 2024, com destaque para o aumento da renda, a recuperação do mercado de trabalho e a expansão do crédito, apesar dos juros elevados.

“O aumento da renda, a melhora do emprego e a expansão do crédito favorecem as vendas de Natal em todo o País, ampliando as perspectivas positivas do comércio”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

OTIMISTAS, SUPERMERCADOS ESPERAM VENDER 4,8% A MAIS NESTE FINAL DE ANO

Mesmo com a alta dos alimentos e o aumento do preço da cesta de Natal, a APAS (Associação Paulistas de Supermercados) projeta um crescimento real de 4,8% nas vendas de final de ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Associação, esse desempenho deverá ser impulsionado, principalmente, pelo aquecimento do mercado de trabalho e pelo aumento da renda real da população.

Segundo dados do IPS (Índice de Preços dos Supermercados), elaborado pela APAS em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a cesta de produtos de final de ano deve registrar uma alta de 5,8% neste ano. A cesta de final de ano pesquisada pela APAS tem 65 produtos, incluindo opções que vão do churrasco ao tradicional bacalhau.

Esse aumento é influenciado, principalmente, por fatores como alterações climáticas que afetam a oferta de produtos no mercado interno e externo, a desvalorização cambial (R$/US$), que impacta diretamente os preços no mercado doméstico, e o crescimento das exportações de proteínas animais, explica a APAS.

Com a redução da taxa de desemprego e o aumento do rendimento médio real, o endividamento das famílias tem diminuído gradualmente, apesar do ciclo de alta da Selic e o Brasil deter uma das maiores taxas reais de juros do mundo. De acordo com dados do Banco Central, o endividamento das famílias com o SFN (Sistema Financeiro Nacional) em relação à renda acumulada dos últimos 12 meses diminuiu de 48,6% no acumulado de janeiro a agosto de 2023 para 47,75% no mesmo período de 2024. Esse cenário, segundo a APAS, explica a perspectiva de aumento de 4,8% nas vendas de final de ano.  

AINDA DÁ TEMPO DE CONCORRER A CARROS ZERO KM NAS CAMPANHAS DO VAREJO PARA AQUECER VENDAS

Para conquistar a clientela e aquecer as vendas neste fim de ano, associações comerciais de cidades como Nova Odessa e Paulínia fazem sorteio de prêmios entre os consumidores. Os shoppings de Sumaré, Hortolândia e Paulínia, também. Por meio da “Campanha Natal do Amor”, realizada pela ACIP (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) em parceria com a Prefeitura, serão sorteados um carro e uma moto zero quilômetro.

A ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) realiza a campanha Magia de Natal e vai sortear entre os consumidores quatro vales-compra no valor de R$ 500; microondas, alexa, liquidificador, celular Samsung e Notebook. O Shopping ParkCity vai sortear um Fiat Pulse entre os clientes por meio da campanha de Natal “5 Anos Ilumina ndo Sonhos”. A cada R$ 250,00 em compras, o cliente recebe um número da sorte para concorrer ao carro zero quilômetro, informa a assessoria de imprensa.

No Paulínia Winner Mall Shopping, a cada R$ 150 em compras os clientes podem trocar as notas fiscais por cupons para participar do sorteio de um carro Fiat Mobi preto e uma Yamaha Factor 125 vermelha, ambos zero quilômetros. No Shopping Hortolândia, a cada R$ 300 em compras o consumidor recebe um chocotone Bauducco. Além disso, a cada R$ 100 gastos, a pessoa ganha um número da sorte para concorrer a um telefone celular iPhone 16.   

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