Black Friday deve injetar R$ 1,1 bi na economia da RMC, diz ACIC
Previsão aponta que movimentação financeira na temporada promocional deste ano será 15% maior do que a data em 2022; eletrônicos serão produtos mais procurados
Da Redação | Tribuna Liberal
A expectativa para a Black Friday deste ano, que acontece na sexta-feira (24), a última de novembro, está mais alta nas cidades da região, segundo projeções da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas). De acordo com a entidade, a data promocional deve injetar R$ 1,1 bilhão na economia da RMC (Região Metropolitana de Campinas), marcando um aumento de 15% no montante em relação ao ano anterior, que registrou R$ 998 milhões.
Itens eletrônicos, como smartphones e aparelhos de televisão, lideram a lista de desejos dos consumidores, seguidos por eletrodomésticos, calçados, roupas, acessórios, perfumes e cosméticos. O pagamento por meio de cartão de crédito, que oferece a possibilidade de parcelamento, continua sendo a opção preferida dos consumidores, seguido pelo PIX e cartão de débito, entre outros métodos.
Economistas da ACIC projetam que o crescimento da região vai superar a média nacional, em 10%, chegando a R$ 7,5 bilhões em 2023, em comparação aos R$ 6,8 bilhões registrados em 2022. A análise do perfil do consumidor da Black Friday revela dados interessantes: 51% são mulheres, 29% têm entre 24 e 34 anos, e 48% pertencem às classes AB.
Além do impulso nas vendas, a Black Friday também traz boas notícias para o mercado de trabalho na RMC. A ACIC estima um aumento de 2,61% na contratação de mão de obra temporária, gerando 236 novas vagas na região. Em Campinas, especificamente, a projeção é ainda mais otimista, com um crescimento de 3,20% e a abertura de 129 vagas temporárias, comparadas às 125 do ano passado.
NATAL
Para o Natal, o Tribuna Liberal adiantou que o comércio varejista da RMC deve movimentar mais de R$ 6,7 milhões. Nas grandes redes de supermercados da região (Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte e Mor e Paulínia), alimentos tradicionais de Natal como panetone, peru e frutas secas ganham destaque nas prateleiras. O comércio de rua já prepara promoções, decoração e horários especiais de funcionamento para atrair consumidores.
Considerada a data comemorativa mais forte e lucrativa para o varejo, a ACIC projeta crescimento de 2,14% nas vendas para o Natal em 2023, comparado com o mesmo período em 2022. A expectativa de contratação de temporários na região é de 13.050 novas vagas. Em 2022, foram 12.695 contratações.
Deixe um comentário