LER PARA CRESCER - Por Sandra Cristina
Sandra Cristina é especialista em vendas e Coaching - Consultoria Vender é Arte
ADEUS LOJAS FÍSICAS?
Essa pergunta tem tirado o sono de muitos empresários nos últimos anos. Pesquisam apontam queda no faturamento das lojas físicas e aumentos expressivos nas vendas do e-commerce.
De acordo com dados da NuvemShop, as vendas on line nas PMEs cresceu 23% no primeiro trimestre desse ano, em comparativo ao mesmo periodo de 2021, alcançando R$ 573,2 milhões de vendas, sendo o segmento de moda sendo o maior responsável por essa cifra, seguido por acessórios, 87,3 milhões e beleza e saúde com 36,4 milhões em vendas. Especialista acreditavam que com a reabertura das lojas físicas, haveria um recuo desse canal de vendas, mas as vantagens da compra on line favorecem cada dia mais o crescimento desses números:
• Comodidade em não precisar se deslocar.
• Variedade em pagamento.
• Privacidade ao usuário
• Cupons de desconto
• Opções diversas em produtos
• Opinião de outros compradores
• Funcionamento em tempo integral.
Mas isso quer dizer que as lojas físicas irão fechar? DEPENDE.
Vamos lá, as vendas das lojas físicas estão com a base de comparativo fraca, devido à pandemia , mas de acordo com pesquisas da Mastercard o as vendas do varejo em lojas físicas caem em 4,4% no 1T22, porém, com a vacinação acelerada o comércio está confiante na melhora desse resultado, podendo ser alavancado pelo Dia das mães .
Segundo o infográfico divulgado pela Globo sobre o Dia das Mães em 2022, 71% dos entrevistados pretendem celebrar a data. Esse número representa 6% a mais em relação ao ano passado, e um aumento de 11% se comparado a 2020.
Com base nos dados, nota-se o crescimento do e-commerce, lembrando que ano passado a perspectiva era que haveria queda, mas contrariando as pesquisas, teve um aumento considerável. Esse comportamento deve se ao fato que 81% dos consumidores do Brasil já estão se aventurando nos compras Eletrônicas e gostando da experiência e das suas vantagens.
Irão fechar as lojas físicas que ficarem dependentes de fluxo de clientes, de rua ou corredor, a saída até o momento é se tornar uma empresa multicanal, ou seja, que oferece diversos canais de venda e comunicação a seus clientes. Ex: compra pelo telefone, por meio, site e aplicativos.
A mudança não é para amanhã é pra ontem, as lojas físicas precisam se reinventar para manter-se competitiva, pois tudo que não se expande, encolhe!
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